As universidades brasileiras compõem ambiente de grande interesse para os indivíduos que visam o mundo acadêmico. Nessa seleção estão as 10 melhores universidades do Brasil, de acordo com o ranking RUF, Ranking Universitário Folha 2013. Foi medida qualidade das 192 instituições, com avaliação em pesquisa, inovação, internacionalização, mercado e ensino. Entre as 10 primeiras colocadas, todas publicas, 6 são universidades mantidas pelo governo do estado, e as outras 4 são federais.
A maior nota foi obtida pela USP, a universidade recebeu 96.89 numa nota que vai de 0 a 100.
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Esta instituição de ensino superior pública federal brasileira é mantida pelo Governo Federal do Brasil, com sede no Recife, em Pernambuco. Trata-se do primeiro centro universitário do Norte e Nordeste brasileiros.
Surgindo da união das faculdades de Direito, Medicina, Filosofia, com escolas de Belas Artes e de Engenharia, formando a Universidade do Recife, no ano 1946. Já em 1965, se tornou Universidade Federal de Pernambuco, integrando o novo sistema de educação brasileiro.
Universidade Federal do Paraná – UFPR
É a mais antiga instituição de ensino de universidade no país, com fundação em 1912, com nome inicial de Universidade do Paraná. As instalações atuais são pelos diversos campi de Curitiba e mais cidades do Paraná.
São 113 cursos de graduação oferecidos, 68 de mestrado, 43 de doutorado e ainda 62 de especialização lato sensu, ainda residências médicas, e cursos técnicos.
Universidade de Brasília – UnB
A Universidade de Brasília possui sede em Brasília, no Distrito Federal, com 4 campi, distribuídos na cidade da sede, Planaltina, Ceilândia e Gama, com projeto em Paranoá.
É considerada em excelência de ensino e pesquisa, e o segundo maior orçamento, sendo mantida pela união com recursos do Ministério da Educação; é a maior de ensino superior do centro-oeste brasileiro.
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
A instituição federal de ensino superior se localiza em Florianópolis, Santa Catarina, com 83 cursos oferecidos de graduação, 88 cursos de pós-graduação, no sentido amplo, e 81 em sentido restrito.
Desde 2009 foram disponibilizados 4 cursos novos de graduação, Design de Animação, Design de Produto, Ciência e Tecnologia Agroalimentar e Relações Internacionais, com mais novidades.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
Trata-se da universidade pública brasileira, com participação no ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade. Esta é uma das 3 universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo.
A diferença da UNESP em relação às universidades estaduais é pela estrutura multicampi, com 24 municípios do estado, são 21 campi pelo interior, um na cidade de São Paulo, um em São Vicente, e outro em Registro.
São atuais 32 faculdades e institutos com 168 cursos de graduação, e ainda 114 cursos de pós-graduação, por 64 profissões de nível superior, com formação anual em torno de 6 mil novos profissionais, e ainda 2,2 mil pós-graduados.
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
A fundação da Unicamp foi em 1966, surgindo como centro estratégico para formar mão de obra em áreas de tecnologia e ciências naturais, em especial para pesquisa científica.
Com os anos, a Unicamp diferenciou-se com destaque para formação e produção científica em ciências humanas, como economia, filosofia, artes, geografia e história. Pela produção intelectual impressionante, esta instituição tem status de maior produtora de patentes de pesquisa brasileira.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Esta instituição fica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e são mantidos centros de graduação e pós-graduação em áreas de letras, educação, engenharias, ciências humanas e exatas. A UFRGS é inovadora em criar cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado profissional, MBA. E Getúlio Vargas e Dilma Roussef são graduados pela UFRGS.
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Esta instituição de nível federal é sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, com campi na mesma cidade e em Montes Claros. São desenvolvidos programas e projetos de ensino, em níveis de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, com atividades presenciais, a distância, em 8 áreas do conhecimento.
Há ainda cursos de educação básica, e profissional médio. E são requeridas patentes, de acordo com Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com terceira posição nesta seleção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
A UFRJ se destaca por excelência de ensino e pesquisa, com reconhecimento nacional e internacional, pela produção científica, cultural e artística, sendo a melhor federal do Brasil.
É a primeira instituição oficial para ensino superior no país, de 1920, servindo como modelo para outras. São oferecidos 157 cursos de graduação, 580 de pós-graduação, com 7 museus, 9 unidades hospitalares, 43 bibliotecas e centenas de laboratórios.
Universidade de São Paulo – USP
A USP é universidade pública mantida pelo governo do estado brasileiro de São Paulo, sendo a maior brasileira, e mais prestigiada do Brasil, com reconhecimento mundial.
São em torno de 88 000 alunos matriculados e 12 campi, 4 em São Paulo, e campi por Bauru, Piracicaba, Lorena, Santos, Ribeirão Preto, Pirassununga, e São Carlos. É envolvida em ensino, extensão universitária e pesquisa.
Interessante a lista, só corrigindo a primeira instituição de ensino superior no Brasil é a UFAM – Univ. Federal do Amazonas (1909), tendo o registro no Guinness Book.
http://www.ufam.edu.br/historia-da-ugm
Cadê as PUCs?