As praias do Rio de Janeiro são simplesmente famosas pelo mundo todo, com Ipanema e Copacabana recebendo a atenção mundial como nenhum outro trecho de areia no planeta. Nesta seleção estão em destaque as 10 melhores praias do Rio de Janeiro.
Alguns visitantes podem ficar surpresos, e talvez desapontados, em saber que o banho de sol de topless é na realidade prática proibida em quase todas as praias públicas no Rio, com exceção de uma praias nudistas localizadas no interior do estado, como Jurubá e Olho de Boi. Veja as 10 melhores praias de nudismo do Brasil.
Praia de São Conrado
São Conrado é um dos bairros mais elegantes no Rio. Ao seu lado é comum o pouso de vôos de asa deltas e para-pentes a partir do Morro de São Conrado. Na praia, o visitante se encontrará cercado por surfistas fazendo bom uso de ondas decentes aqui.
Praia do Perigoso
Apesar do nome, não tem nada de perigoso. Partindo da praia do Meio, é necessário seguir por um trilha de uma hora entre a mata atlântica para se chegar a Praia do Perigoso. Nada cansativo, ou desgastante. Uma trilha bem marcada entre a natureza é compensador ao chegar a linda praia. Há opções de ir por barco, mas a grande aventura está na trilha.
Os visitantes gostam de vir a procura por praias isoladas cercadas por palmeiras selvagens e macacos, como oposto aos hotéis de arranha-céus de Copacabana.
Praia Grumari
A cerca de 30 km a oeste do Rio, Grumari é uma praia incrível preservada rodeada por densa selva e acessível apenas de carro ou por caminhada muito longa e árdua, não há rotas de ônibus aqui. A praia Grumari é localizada em uma área de proteção ambiental, o que significa que há pouco perigo de arranha-céus de hotéis estragando a tranqüilidade a qualquer momento. Como tal, assim este é um lugar incrível para amantes da natureza e do sol.
Barra da Tijuca
Ipanema e Copacabana podem ser as praias mais famosas do Rio, mas sua maior extensão de areia é realmente a menos famosa Praia da Barra da Tijuca, a ser encontrada em um bairro rico, a 30 a 40 minutos de ônibus ou táxi do centro do Rio. Esta curva intocada de areia branca se estende por em torno de 15 km, e é muito tranqüila durante a semana de trabalho.
Praia do Leme
No ponto mais afastado de Copacabana de Ipanema, a famosa praia se torna conhecida como Leme, e esta parte da praia é geralmente alguns graus mais tranquila do que o outro local nesta mais célebre das areias. Sombreada pelos morros cobertos de selva e atraindo famílias locais, assim como muitos turistas, o Leme oferece bastante oportunidade para refrescar-se em muitos quiosques da praia que se alinham beira-mar.
Praia do Recreio
A cerca de 40 minutos de ônibus ou táxi de Ipanema e Copacabana, esta praia cênica é um ponto de encontro popular para surfistas e body boarders. Embora cheia nos finais de semana e feriados, é geralmente tranquila durante a semana. O ambiente é um mundo longe da agitação turística e aglomeração das praias mais famosas do Rio, e o ambiente não convencional de selva é nada menos do que espetacular.
Praia do Arpoador
Localizado entre as praias mundialmente famosas de Copacabana e Ipanema, o Arpoador só perde para seus vizinhos em relação a segurança. Mas esta curva de areia vale muito o tempo na praia linda e maravilhosa. Realmente uma extensão da praia de Ipanema, o Arpoador é mais notável pela rocha gigante que se projeta para fora da costa nas ondas quebrando. É um dos mais belos pôr do sol do Rio.
Isso faz dela uma das prais mais bonitas do Brasil.
Praia Vermelha
De modo surpreendente, essa praia é esquecida por muitos visitantes do Rio. A Praia Vermelha é uma curva pequena de areia grossa que fica no sopé da montanha do Pão de Açúcar. O cenário de montanha e oceano é deslumbrante, e as águas calmas são ocasionalmente limpas o suficiente para nadar.
Uma vez que o sol começa a desaparecer, a dica é limpar a areia da roupa de banho e seguir a trilha que leva ao redor da base do Pão de Açúcar, é um passeio cênico de 20 minutos que anima as pessoas mais pela visão dos macacos brincando nas árvores acima. No outro extremo da praia, o restaurante-bar oferece comida decente e vistas soberbas.
Praia de Copacabana
A praia de Copacabana foi uma vez sinônimo de glamour no Rio de Janeiro, mas aos poucos está perdendo a fama luxuosa para a vizinha Ipanema. Copacabana ainda merece uma visita, não é em vão que é uma das praias mais visitadas do Brasil. A curva de areia branca suave se estende por cerca de 5 km, moldada pela figura magnífica da montanha do Pão de Açúcar ao fundo.
A praia de Copacabana é também o local para uma das melhores festas de Ano Novo do mundo, com as areias embaladas a cada 31 de dezembro para uma noite de música ao vivo, folia, e fogos de artifício espetaculares.
Ipanema
Enquanto Copacabana vence como a praia de cidade mais perfeita no Rio, Ipanema é facilmente a mais chique dos dois trechos de areia vizinhos. Menos flanqueada por hotéis de arranha-céus do que sua vizinha, Ipanema é o lugar ideal para passar as horas apenas aproveitando o sol. O mar também é mais tranquilo e limpo, fazendo dessa praia, umas das 10 melhores praias urbanas do mundo.
Há dezenas de quiosques vendendo alimentos deliciosos e bebida, também. Os picos duplos das montanhas de Dois Irmãos moldam a cena de praia em forma espetacular, e os visitantes encontrarão a praia informalmente dividida em grupos sociais.
Cara ! A praia da Joatinga é merecedora nesta lista. Pelas suas características peculiares.
São lindas essas praias, dizem que em SC como no RJ são bonitas também, não conheço nenhuma, meu sonho é conhecer as de PE, aí do RJ desde criança era um dia ir na de Copacabana pelo charme que falam dela.
Jane. O litoral entre Rio das Ostras a Santa Catarina,passando por São Paulo, tem a característica de ser muito recortado, com baías, diversas praias de diferentes tamanhos, de poucos metros a alguns quilômetros, e possuir a Serra do Mar (a Muralha), cor esverdeado a azul turquesa, diversas ilhas, cachoeiras e deságue de rios . Beleza diferente do litoral capixaba, Nordeste(excluindo-se Maraú e Trancoso,talvez )Norte e Sul Riograndense.
Já estes, tem suas praias muito semelhantes, com quilômetros , pouca vegetação ( coqueiros, arbustos , pequenas árvores e mangues), grandes dunas (pequenas em Floripa/SC e em Cabo Frio/RJ ), recifes de corais próximos, falésias e temperatura da água agradável, exceção as do Sul. Com cor da água geralmente barrenta, salvo algumas exceções. Ou seja, temos o litoral incrível.
DICA : Cuidado com pertences expostos nas praias com calçadões e conhecidamente turísticas, tanto ao andar como nas cadeiras. Vigie suas bolsas e nada de celulares, máquinas e jóias expostas. O que não é visto não é cobiçado.
DICA : Cuidado com pertences expostos nas praias reconhecidamente turísticas ( de grande movimento), não só ao andar em calçadões, mas também ao deitar e sentar na areia.