A seleção destaca os 10 melhores pilotos de Formula 1 de todos os tempos. Os mesmos marcaram a trajetória pelas equipes e são muitos parâmetros a observar para citar os melhores pilotos, como os mais completos. Esse top 10 foi baseado no numero de pontos conquistados por cada piloto durante sua carreira, onde estar em qualquer lugar do pódio, recebe pontuações.
É interessante notar também o equilíbrio de forças entre diversas décadas da Fórmula 1.
Fernando Alonso
O piloto espanhol Fernando Alonso estreou no GP da Austrália em 2001 e integrou equipes Renault, Minardi, Ferrari e McLaren, e conquistou dois títulos na Fórmula 1, em 2005 e 2006.
Fernando se destaca pela inteligência e talento especial, e foi sucessor imediato de Michael Schumacher, porém, enfrentou dois desafiantes impressionantes, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.
Nelson Piquet
O brasileiro Nelson Piquet estreou no GP da Alemanha em 1978, finalizando sua trajetória na Fórmula 1 no ano 1991, no GP da Austrália. Piquet participou de equipes BS Fabrications, Ensign, Williams, Brabham, Benetton e Lotus, com 3 títulos merecidos, em 1981, 1983 e 1987.
É conhecido como último representante da denominada era romântica e pelo conhecimento técnico e mecânico impressionante. O piloto foi muito importante para os últimos momentos de glória da Brabham, e o primeiro com conquista de título através do propulsor turbo, no ano 1983.
Sebastian Vettel
Este incrível piloto alemão estreou no GP dos Estados Unidos de 2007 e integrou equipes importantes BMW, Red Bull e Toro Rosso. Já são 4 títulos conquistados, em 2010, 2011, 2012 e 2013. É conhecido como precoce e mesmo sendo muito jovem, coleciona conquistas importantes, sendo discípulo de Michael Schumacher.
Niki Lauda
O austríaco Niki Lauda estreou no GP da Áustria em 1971, e finalizou na Fórmula 1, no GP da Austrália de 1985; participou de equipes incríveis como Ferrari, March, BRM, Brabham e McLaren, conquistando 3 títulos, em 1975, 1977 e 1984.
É interessante perceber o intervalo grande entre a primeira conquista de Niki no ano 1975, e a última no ano 1984. Após grave acidente sofrido no ano 1976, no GP da Alemanha, perdeu a conquista para James Hunt.
Jackie Stewart
Sir John Young Stewart, britânico, estreou no GP da África do Sul em 1965, encerrando no GP dos Estados Unidos em 1973. Jackie participou das equipes Matra, Tyrrell e BRM, com 3 títulos merecidos, em 1969, 1971 e 1973.
Foi tricampeão da categoria entre nos anos 60 e 70, e é considerado até dias atuais como grande piloto de todos os tempos. A característica peculiar do piloto é a maneira dominante de conquista dos 3 títulos. E Jackie foi um dos pioneiros pela luta para melhoria da segurança na Fórmula 1, diante dos acidentes fatais.
Jim Clark
O piloto escocês faleceu aos 32 anos, no ano 1968. Estreou no GP da Holanda em 1960, finalizando sua trajetória no GP da África do Sul em 1968. Jim integrou a Lotus e conquistou 2 títulos, no ano 1963 e 1965.
Conhecido por seu comportamento tímido e recluso, nas pistas obteve sucesso como melhor piloto da sua geração, com grande talento. Sua carreira foi interrompida de forma prematura, e faleceu em acidente na prova de F2, em Hockenheim.
Alain Prost
O piloto francês iniciou sua carreira no GP da Argentina de 1980, finalizando no GP da Austrália de 1993. Participou das equipes Renault, McLaren, Williams e Ferrari, com 4 títulos de conquista, em 1985, 1986, 1989 e por último, em 1993.
As características maiores de Prost são eficiência e inteligência, com apelido de Professor, pela maneira cerebral em que pilotava. O destaque aponta para sua precisão na pista e perfil político fora da mesma, e constância como piloto.
Ayrton Senna
O brasileiro e ídolo Ayrton Senna da Silva faleceu com somente 34 anos, no ano 1994. Estreou na F1 no GP do Brasil de 1984, com última corrida no GP de San Marino de 1994. Senna participou de equipes como Lotus, Toleman, Williams e McLaren.
O piloto conquistou 3 títulos, em 1988, 1990 e 1991, sendo idolatrado até dias atuais, com marca na história da F1. Pelos 10 anos de sua carreira, o piloto impressionou o globo pela velocidade e espírito de luta. A morte prematura de Ayrton e que entristeceu o mundo, aos 34 anos, ocorreu no GP de San Marino de 1994.
Juan Manuel Fangio
O piloto vice líder na seleção dos 10 melhores pilotos da F1 de todos os tempos é argentino e estreou no GP da Grã-Bretanha de 1950, encerrando sua trajetória no GP da França, de 1958. Integrou equipes Maserati, Alfa Romeo, Ferrari, Mercedes, Novi Auto e Scuderia Sudamericana.
São 5 títulos conquistados, de 1951, em 1954, 1955, 1956 e 1957. O destaque vai pra conquista dos 5 títulos, em 4 equipes distintas, Alfa Romeo, Maserati, Mercedes e Ferrari.
Michael Schumacher
O piloto alemão Schumacher estreou no GP da Bélgica em 1991, e finalizou sua passagem pela F1 no GP do Brasil, de 2012. São 7 incríveis títulos conquistados, em 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e por último, em 2004. O piloto mudou os parâmetros da F1, em sua primeira passagem.
Schumacher foi personagem-chave para processo de evolução de duas equipes, com apoio à Benetton, e reestruturação da Ferrari. Integrou equipe Jordan, Ferrari, Benetton e Mercedes.
Acho a lista de muito boa qualidade, quase todas as enquetes mundiais sempre colocam o Schumacher, o Senna, o Prost, o Clark e o Fangio como os melhores de todos os tempos.
Qualquer um das 5 escolhas são boas. Mas eu daria uma leve vantagem para o Prost, motivo ter derrotado com grande facilidade 4 campeões mundiais com o mesmo carro em condições de igualdade, ou seja, Keke Rosberg, Mansell, Hill e Lauda foram triturados pelo Prost, o único que conseguiu encarar o Prost foi o Senna na Mclaren.
Não quero tirar o mérito do Schumacher, mas existe várias manchas na sua carreira, olha o controle de tração em 1994 confirmado pelo barulho do motor Ford e por entrevista do Vestappen, olha as denúncias de chassis em 1999 do Irvine, ou o caso de espionagem da Mclaren em 2007 há fortes indícios que os Ferrari 2000-2004 tinha irregularidades, olha o que o Schumi fez ao ter a exclusividade dos pneus Bridgestone, a Ferrari era a única equipe grande que podia ter estes pneus, os concorrentes tinham que pegar Michelin. Olha o que o Vestappen, Herbert, Barrichelo, Irvine falaram do Schumacher, contratos onde os pilotos não podiam ter acesso a telemetria do alemão, talvez para esconder irregularidades dos carros os pilotos n°2 não podiam saber disto, os pilotos n°2 eram proibidos de ultrapassarem o alemão e outras coisas. Mesmo assim é um grande piloto.
Já o Fangio foi campeão com mais de 40 anos? Puxa que nível é o automobilismo daquela época, todos os 5 títulos do Fangio foi com ele idoso…40, 43, 44, 45 e 46 anos. Nunca na história da F1 um piloto foi campeão com mais de 40 anos…no máximo 39 anos.acredita-se que os reflexos de um ser humano decaiam muito depois dos 38 anos…é difícil um goleiro ser bom depois dos 40 anos, é difícil ter um campeão de Xadrez depois dos 40 anos (até hoje nenhum conseguiu está façanha).
Já o Senna apesar de na minha opinião ser o piloto mais rápido da F1, e de ter muito talento natural, olha o que ele faz na chuva ou nas pistas novas…o Senna tem um defeito comete alguns erros infantis, vou até dizer mais adiante ele é superior a Prost e Schumacher em talento, mas Senna perderia para estes dois no item regularidade. Neste regulamento atual vale todas as provas por isto acredito que Senna seria o terceiro melhor de todos os tempos, mas se o regulamento fosse os antigos da década de 80 onde havia descarte de 5 provas, o Senna levaria vantagem…sobre o Prost e o Schumacher…por favor viúvas não me critiquem eu gosto do Senna, mas ele não é o melhor de todos os tempos.
Já Clark é um enganador…olha a surra que ele levou na Lotus com o mesmo carro do Stirling Moss, o Clark venceu por causa da tecnologia de chassis das Lotus, que posteriormente foram copiados pela concorrência.
Schumacher e Prost tem mais títulos que Senna e acabou, na vida temos que entender que existem pessoas melhores do que nós. Senna era queridinho da mídia e ele se achava o rei esquecendo Hunt, Fangio e Prost . Nelson Piquet é melhor do que Senna depois daquela corrida na Hungria em 1986 naquela manobra maravilhosa de Piquet era para o Senna reconhecer que tinha que melhorar e abaixar o nariz. Sem humildade você não chega em lugar nenhum. Na minha opinião é Schumi em 1°, Fangio, Prost, Piquet e Senna.
Não se pode comparar número de títulos de um piloto que abandonou quando chegou no seu limite e um piloto que teve a carreira interrompida pela morte no auge de sua carreira. Isso é uma mediocridade. O que podemos comparar são os talentos. Senna ganhou corridas em condições adversas, ganhou corridas com carro inferior como nos casos da Lotus e da McLaren quando a Willians tinha suspensão eletrônica. Andou sempre na frente do Schumacher enquanto estava vivo. Deu shows fantásticos. Era insuperável na chuva. Deu volta em cima do companheiro de equipe que era nada menos que o Prost. Shumacher ganhou sempre com o melhor carro e mesmo assim perdeu um campeonato para o Damon Hill que era muito infrerior ao Senna. Perdeu para o Mika Hakkinen. Essa comparação de títulos é uma comparação idiota. Além do mais, Nikki Lauda sofreu um acidente grave e voltou a correr e foi campeão mais duas vezes. Nem precisa pensar muito para compreender que antes de Schumacher vem o Lauda. Senna passava na pista. Schumacher passava nos boxes devido as estratégias mirabolantes da Ferrari que, naquela época, eram fantásticos.
Gladimir, vc está com toda razão. Parece que tem gente que só acompanhou a f1 de 1995 pra cá. Uma pena, pois ter visto o senna corre foi um privilégio. Ninguém foi nem será melhor, pq a tecnologia hoje tira o potencial de talento do piloto. Ganha hoje que tiver o melhor carro e pronto. Outra coisa me diga ai de todos os pilotos, qual teve um companheiro de equipe como um dos melhores do mundo e conseguiu destroça-lo? Senna humilhou prost na maclaren, tanto q o francês saiu da equipe. E o que dizer de doningtow 1993? Sem palavras, e vamos ressaltar que senna estava na maclarem que estava cheia de dificuldades e prost na toda poderosa willians. Se senna tivesse ido para willians em 93 com certeza teria conquistado todas as poles, voltas mais rápidas e vitórias da temporada. Sem dúvidas
a Williams só ficou com o melhor carro em 1992 com aparelhos eletrônicos super avançados e Senna não tirou nenhum titulo deles e na primeira temporada de Schumacher na formula 1 ele ficou na frente do Senna então atualize suas fontes pois falar que Schumacher não foi bom não deu espetáculos e maior mentira que vocês falam (Gladimir, Antonio Fontes).
Schumacher ganhou 2 títulos com uma benneton que não era o melhor carro do grid e sim a Williams que tinha Damom Hill que e também um ótimo piloto.
vocês ( Antonio Fontes, Gladimir ) so sabem endeusar o Senna e desmerecer o Schumacher
Schumacher sem sombra de duvidas o melhor de todos os tempos
Já vi que esse tal Gladimir não sabe nada de formula 1 pois na primeira temporada de Michael Schumacher ele superou o Senna em pontos e ficou atrás das super Williams de Adrian Newey e Frank Williams entao pense antes de escrever pois ate o propio Senna disse em 1994 que Schumacher era um grande piloto e que sua Williams tinha um bom carro
Se duvidam veja no youtube
Meus caros a propia f1 e os pilotos elegeram senna como o melhor de todos os tempos basta olhar na wikipedia
Piquet ,Senna e Lauda essa é a classificação final.
Pura Verdade mais separem um espaço para o Hamilton ele é muito Genial e logo vai bater VETTEL e ALONSO.
Schumacher muito merecido , prêmios agregam valor!
Prêmios agregam valor, mas não do jeito que shumi ganhou. 94 na picaretagem pura sem motivo , de 2000 a 2004 simplesmente tinha disparadamente o melhor carro aliado a pilotos medianos nas outras equipes ou bons pilotos com carros ruins. Ai é fácil ganhar né. Até minha vó
você não sabe de nada de formula 1 Antonio Fontes para falar que a Schumacher não mereceu esses títulos. em 94 ele foi campeão sem correr 3 corridas e na sua temporada de estreia em 1992 ficou na frente da Senna com a Benneton, apenas atras das Williams que eram 2 segundos mais rápidas que qualquer outro carro, e voçe vem falar que o Senna e o melhor sem nenhum argumento e falar que o Schumacher e ruim.
vai falar merda em outro site
Nunca foi Shumacher,você está delirando,Ayrton Senna foi melhor aliás bota qualquer Shumacher no bolso.
Se é assim porque ele ficou atrás do alemão na temporada de 1992 mesmo com um carro mais forte, me responde essa
gênio ,assim se denomina ayrton sena , schumi foi o mais vencedor mas ayrton foi muito mais piloto o melhor de todos os tempos como ultrapassar quatro adversarios na primeira volta , é disso que estou falando o cara era genio.
Os números sai importantes mais não deveria o ser o principal critério para avaliar os pilotos Senna sem duvida foi o melhor não só em números mais não pilotagem na chuva nas poles e no talento natural e claro Senna sem duvida foi o melhor Senna eterno
Ayrtonn Senna é eterno 1 Os outros pilotos da Fórmula 1 deveriam se prostrar diante dele ! Um verdadeiro monstro das corridas.
Meus caros, antes de falar que a sua cadela Michael Schumacher, ele é muito bom, considero sim claro um dos melhores, entretanto ele nunca foi e nunca será melhor do que Ayrton Senna.
Schumacher nunca ganhou uma corrida com duas marchas, Schumacher nunca teve uma pole position perdida e foi passando todos como aconteceu uma vez com Senna num GP de Tóquio.
Antes de dizer a respeito de Schumacher tente reconhecer outros pilotos que tinham braço como Nigel Mansell, Alain Prost, James Hunt…
Senna foi o melhor de todos!!! Esse sim tinha braço, o que o resto tem depois da época do Senna é carro.
AYRTON SENNA FOREVER!!!
Sem dúvidas nenhuma Ayrton Senna foi o melhor, mais será se, no lugar de Rubinho tivesse Alonso o Schumacher teria todos esses titulos.
Não troco os trofeus de 2º lugar de Senna pela do 1º lugar Schumacher nunca na vida.
Concordo Maicon
É muito fácil classificar baseado em números, mas só para lembrar, o primeiro título de Schumacher, em 1994 (ano em que Senna morreu infelizmente), foi ganho depois dele mesmo errar no circuito, sair fora da pista e jogar o carro pra cima do Damon Hill (que poderia chegar até em 5º para ganhar)… acho que vale analisar as circunstâncias em que os títulos foram obtidos, e até mesmo perdidos, ao classificar os pilotos… e, até hoje, analisando todos os detalhes que fazem um piloto de verdade, nenhum foi igual ao Ayrton Senna…
So mestre joga carro pra ser campeão. Da-lhe Schumi.
Cara eu nao concordo nada com essa lista. Senna devia ser o numero 1 e Vettel é fraco. Apenas tinha um carro fabuloso. O Lewis Hamilton é muito melhor que ele e que o Alonso e o Kimi também.
De jeito nenhum.. o Schumi é dez vezes mais piloto do que qualquer um.. o Senna foi um bom piloto mas tinha que melhorar para ser o melhor.
Falou o que pensei, to com tigo.
Me respondam só uma coisa ! Por que quando o shumacher correu na mercedes em 2011 não ganhou nada???? Aquele sim foi o verdadeiro shumancher fraude.
Com 40 anos de idade algum atleta rende o que rendia no auge? Roger Federer não ganha um grand Slam faz muito tempo, as medias de pontos de Kobe Bryant na NBA ficaram muito mais baixas em seus últimos anos, o mesmo se encacha para Michael, com 42 anos ele não iria render o que rendeu na Ferrari e na Benetton, então é pura logica, não seria diferente o Ayrton com 42 anos na Mercedes
Quanta besteira! Ninguem foi como senna. Shumi apenas ganhou em épocas de carros e pilotos ruins. A própria f1 tava uma bosta
VOCÊ NÃO SABE NADA DE FORMULA 1 ANTONIO FONTES.
Esqueçe Mika hakkinen, Damom hill, kimi Raikkonen, Fernando Alonso, tem corajem de chamar esse grandes pilotos de ruins ambos campeões do mundo e correram na epoca do Schumacher.
Sem eles Schumacher teria no minimo 11 titulos mundiais
Michael Schumacher e um grande gênio e um piloto sem igual, pois mesmo com grandes pilotos como Mika Hakkinen, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Juan Pablo Montoya e muitos outros ele consegui esses incríveis e merecidos 7 títulos mundiais e alem de fazer corridas espetaculares como poucos outros pilotos fizeram, e ele teve uma regularidade que ninguém teve, claramente a cirurgia na coluna antes de seu retorno na Mercedes atrapalhou e muito seu desempenho mas não tira o grande mérito que ele teve ao ganhar 7 títulos mundiais 68 poles 91 vitorias 155 pódios 77 voltas mais rápidas e fez isso sem ter o melhor carro na maioria das vezes.
nao ha argumentos para provar que ele nao e o melhor, Schumacher e o maior de todos os tempos
Agora é ele que tem o carro fabuloso!
Senna foi o piloto que mais ganhou em mônaco, para mim isso ja basta.
se você largar na frente em Mônaco você tem a vitoria quase garantida pois não a ponto de ultrapassagem.
Senna ganhou 6 vezes la e o Schumacher ganhou 5 vezes e o campeonato de formula 1 não tem só a corrida de Mônaco tem mais 18 corridas melhores do que a de monte carlo.
Senna foi o melhor piloto de sempre. O chumacker nem perto esta. Basta ver o ultima temporada em que o Senna morreu. Tinha um carro muito inferior e era mais rápido e conseguia obter o primeiro lugar da partida. O pior era a fiabilidade do carro. Já para não falar na condução a chuva.
Que brincadeira de mal gosto! É claro que o maior piloto de todos os tempos foi o Senna! Sem comparações aff!
Sem usar o ufanismo.. Schummi foi melhor.