Nesta seleção estão destacados os 10 melhores bares do mundo, de acordo com a revista Drinks International, em relação a ano 2014, com determinação por um grupo de voto de 334 bartenders de alto nível e especialistas da indústria do mundo inteiro.
A caracterização bar apareceu em 1590 para denominação da barra em balcão, com função para parar os clientes de debruçar e incomodar o barman. Já o bar mais antigo que ainda funciona é Ye Olde Fighting Cocks na Inglaterra, aberto em 1539.
Pelo Brasil, os bares iniciaram com a chegada da família real no ano 1808, e carregava os costumes europeus com foco em clientes de grande ascensão econômica. O termo boteco é relacionado ao bar popular, com origem do nome de bodega, ou seja, venda.
Em 2013, no Brasil, o Bar Brahma de programação variada e interessante, foi eleito o melhor bar, pelo Datafolha; o destaque é também para melhor petisco, e melhor chope. O local é ponto turístico de São Paulo.
28 Hong Kong Street – Cingapura
Este bar discreto pela rua é décima posição na seleção dos 10 melhores bares do mundo, e completa 3 anos apenas. Iniciando em novembro, David Cordoba, atual embaixador mundial para Bacardi, estará em função bartender no 28HKS em base semanal.
High Five – Tóquio
O bartender do High Five, Hidetsugu Ueno, é sem dúvida o mais reverenciado no Japão. E o mesmo não acredita em menus de cocktail, já que cada bebida preparada por Ueno é servida de modo único e particular.
American Bar at The Savoy – Londres
Este bar é oitava posição na seleção dos 10 melhores bares do mundo, e impressiona com 125 anos de existência, sendo o mais antigo e mais icônico estabelecimento americano de cocktail em Londres.
Um dos primeiros bartenders foi Ada Coleman, inventor da bebida Hanky Panky. Peter Dorelli também iniciou sua carreira ali. É um dos bares de história mais rica do mundo.
The Baxter Inn – Sydney
A maior atração aqui é a seleção de whisky inacreditável. É como uma biblioteca desta bebida particular. E quando perguntado acerca de quantos tipos de whisky há nas prateleiras, o administrador Lewis Jaffrey afirmou que atualmente são 630.
Canon – Seattle
Canon é sexta posição na seleção dos 10 melhores bares do mundo, e como um museu, exibe sua coleção de 3.300 garrafas. De acordo com o proprietário Jamie Boudreau, trata-se de uma homenagem às origens do pub britânico.
Employees Only – Nova York
O bar foi fundado pelo mestre de cocktail Dushan Zaric, e apresenta linhas curvas e elegantes com equipamentos e acessórios de inspiração Art Deco. E situado na cidade que nunca dorme, este bar é movimentado todas as noites da semana.
O ambiente neste bar foi criado para lembrar o espírito marcante da década de 1920 e 1930. E pela Leia Seca, os clientes desafiaram a proibição do álcool, ao levantar seus copos.
Enquanto existem muitos aspectos criminais neste período que não são glorificados, América romantizou o rugido da década de 1920 como uma das primeiras revoluções culturais. E foi por trás destas portas fechadas que muitos aproveitaram os prazeres da bebida e socialização. A atitude maliciosa da Lei Seca criou figuras lendárias, ambos, real e ficcional.
Attaboy – Nova York
Antes Milk & Honey, Attaboy é mais espaçoso e acolhedor graças aos proprietários Sam Ross e Michael McIlroy, que tiveram uma visão de transformação. O bar é situado em Lower East Side, o local com iluminação romântica é lar de cocktails únicos e preparados com exclusividade.
Nightjar – Londres
Nightjar de tema Art Deco é terceira posição na seleção dos 10 melhores bares do mundo. O ambiente é agitado, há bebidas da Prohibition e glamour dos anos 20. A música ao vivo do bar é destaque em Londres, como as bebidas, graças à rainha do cocktail, popular Marian Beke.
Dead Rabbit – Nova York
Dead Rabbit foi intitulado com o nome de uma gangue irlandesa-americana de meados do século 19, e é destaque em segunda posição na seleção dos 10 melhores bares do mundo.
O piso térreo deste estabelecimento possui uma vibe relativamente casual, com cerveja, whiskey e pratos de almoço. No andar de cima, o menu de salão é repleto de criatividade, com decoração detalhada e serviço de primeira classe para completar.
The Artesian – Londres
E por 3 anos seguidos, este bar hotel é posição top na seleção. É famoso também por impressionar os clientes em relação à decoração e itens do menu. E os visitantes no próximo verão podem antecipar um tema de surrealismo impressionante que o proprietário planeja aplicar em julho de 2015.
O fator de destaque do bar, é o serviço. A equipe deixa os clientes confortáveis, com boa recepção. O charme é natural, uma exibição interessante de cortesia.