Os 10 melhores ataques da história das Copas do Mundo são marcantes, sendo os responsáveis, os grandes jogadores do futebol mundial com excepcional talento na modalidade. É interessante observar que melhores ataques das Copas do Mundo envolvem grandes seleções e jogadores de nacionalidades diferentes, inclusive é claro, a brasileira.
Confira quais foram as seleções que mais marcaram gols em uma unica edição de copa do mundo:
Brasil 2002 – 18 gols em 7 jogos
O trio brasileiro com Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho, no ano 2002, compartilhou 15 gols. Foram 7 jogos,7 vitórias e 18 gols, com o Brasil conquistando pela quinta vez o título mundial, ao derrotar a Alemanha pela final.
Alemanha Ocidental 1970 – 17 gols em 6 jogos
O destaque é para Gerd Mueller, grande goleador da Europa, que finalizou o torneio como artilheiro de 10 gols. O momento impressionante foi com Mueller em 2 gols pelo prolongamento muito emocionante, contra a seleção italiana.
Portugal 1966 – 17 gols em 6 jogos
A equipe portuguesa impressionante com Eusébio garante a oitava posição nesta seleção, dos 10 melhores ataques da história das Copas do Mundo, no ano 1966. Este jogador foi apelidado pela imprensa européia como outro Pelé, de talento excepcional, atacante de 9 gols pelo torneio.
Brasil 1970 – 19 gols em 6 jogos
A seleção brasileira imbatível com Tostão, Carlos Alberto, Pelé, Gérson, Rivelino e outros, foi empecilho para adversários, com 6 vitórias comemoradas em 6 partidas. No jogo de estréia contra Checoslováquia, Petrás fez 1 a 0, comemorando com o sinal da cruz. Mas Jairzinho roubou este momento, como marca registrada da seleção brasileira no ano 1970.
O Brasil venceu os checoslovacos por 4 a 1, com gols de Jairzinho, Pelé e Rivelino. A final do campeonato foi com Brasil e Itália, em placar de 4 a 1 para seleção brasileira; sendo a primeira seleção a ser tricampeã.
Argentina 1930 – 18 gols em 5 jogos
O ataque argentino contou com Guillermo Stábille, Carlos Peucelle, Adolfo Zumelzú e Luis Monti. Guillermo Stábille era conhecido como El Infiltrador, e na segunda partida em 1930, contra o México, substituiu Roberto Cherro e marcou 3 gols em vitória, de 6 a 3, sendo o primeiro argentino a anotar o hat-trick em Copas; foi artilheiro máximo, com gols em todas outras partidas.
Brasil 1950 – 22 gols em 6 jogos
O destaque é para Ademir Marques de Menezes, conhecido como Queixada, o maior artilheiro da Copa de 1950, de chutes precisos e arrancadas espetaculares com a bola. O Brasil foi o grande time da competição, mesmo que tenha perdido o título, com envolventes trocas de passes entre Zizinho, Ademir e Jair com muitos gols.
Uruguai 1930 – 15 gols em 4 jogos
A seleção uruguaia se destacou com a raça e determinação para conquistar o título da Copa do Mundo de 1930, em jogo de sustos, com virada de jogo pela Argentina, com gols de Peucelle, e Stábille, após uruguaio Dorado marcar gol.
A festa no segundo tempo para a seleção uruguaia foi com terceiro gol marcado por Iriarte, e ainda Castro marcou 4 a 2 com a conquista do título mundial. A seleção uruguaia conquistou 15 gols em 4 jogos, é a quarta posição entre os 10 melhores ataques das Copas do Mundo.
França 1958 – 23 gols em 6 jogos
Destaque para jogador francês Just Fontaine que marcou 13 gols na competição de 1958, na Suécia, aclamado no esporte. Foram 7 gols marcados de direita, 6 de canhota e 1 de cabeça. Para Fontaine, a artilharia não importava muito, e realizou os gols pelo seu entrosamento; a equipe era de futebol ofensivo.
Alemanha Ocidental 1954 – 25 gols em 6 jogos
O futebol da Alemanha em 1954 foi caracterizado como de resultados e seleção de estilo pragmático. Schafer, Klodt, Walter e Morlock marcaram gols incríveis nas disputas. Na final contra Hungria, a Alemanha Ocidental conquistava seu primeiro título, com marca de totais 25 gols em 6 jogos. Nesta copa teve a maior média de gols de todas edições. Média de 5.38 gols por jogo.
Hungria 1954 – 27 gols em 5 jogos
O ano 1954 foi incrível para a seleção da Hungria, com Puskas, como melhor jogador do mundo naquele momento, e Sandor Kocsis, artilheiro do torneio com 11 gols, Hidegkuti Nandor e ainda Zoltan Czibor; os 2 primeiros jogos contaram com 17 gols (marcou 9 gols contra Coréia do Sul e 8 contra Alemanha Ocidental), mas no total foram 27 gols pelo torneio inteiro de 1954. Nas quartas-de-final venceu o Brasil por 4 a 2, nas semi-finais, derrotou o Uruguai pelo mesmo placar. Porém na final, a Hungria perdeu o titulo para Alemanha Ocidental que havia goleado na primeira fase. A Hungria já era considerada campeã, e aos 8 minutos do primeiro tempo estava vencendo por 2 a 0. Porém não passou disso, e a Alemanha virou a partida, terminou 3 a 2. Alemanha Ocidental campeã da copa do mundo de 1954 na Suíça.
Alemanha de 2014 entra fácil ae depois do show no Brasil!
Brasil de 1950 jogou por música. merecia o titulo não fosse o apagão justamente na final.
Mas a Hungria teve um gol legítimo do Puskas anulado na final de 1954. Assim como em 1974, título muito injusto dos alemães.
Faz um top10 com as melhores seleções de todos os tempos seria legal.
Pantera Negra nunca será esquesido