As companhias de e-commerce estão sacrificando margens de lucro para ganhar participação de mercado, oferecendo entregas gratuitas e cobrando preços baixos, e a concorrência está crescendo, e a chamada “bolha virtual” pode explodir a qualquer momento. Esse é o cenário atual dos maiores sites de compras do Brasil, ao qual não vê lucro, porém o faturamento cresce a cada dia mais. Num campo infinito como a internet, a concorrência é cruel. Principalmente com os comparadores de preços sendo utilizado pela maioria.
Confira os maiores sites de vendas do Brasil segundo dados dos acessos únicos no mês de outubro,apontado pela Media Metrix da comScore, empresa de medições do universo digital. Esses dados foram utilizados como critério para a classificação do Top 10:
Dafiti – 6.9 milhões de visitas
No ultimo semestre de 2013 a Dafiti.com, varejista online de moda, recebeu um investimento de R$ 160 milhões do grupo canadense Ontario Teachers. Essa é prova do quanto o e-commerce de moda está em expansão no Brasil. Com apenas 3 anos de existência, a Dafiti já é a maior loja online do setor de moda da América Latina com atuação no Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. A Dafiti vende mais de 2 mil marcas de roupas, sapatos, acessórios, beleza, casa/mesa/banho e decoração. Com o sucesso, o grupo ampliou o leque de opções com o lançamento da Dafiti Sports (concorrente da Netshoes) e a Dafiti Premium (marcas de luxo, grifes).
Casas Bahia – 7.0 milhões de visitas
O e-commerce das Casas Bahia faz parte do grupo Nova Pontocom, uma associação feita com o grupo Pão de Açúcar. A associação controla exclusivamente os e-commerce da Casas Bahia, Extra e Ponto Frio. Os três juntos receberam mais 20 milhões de visitas únicas no mês de outubro de 2013. Casas Bahia com 7 milhões, Extra.com e Ponto Frio 6.7 milhões de visitantes. Os dois últimos ficaram na 11° e 12° entre os sites de compras mais acessados do Brasil no referido mês.
Como novidade e inovação, o site das CasasBahia.com.br vende seguros de carros em parceria com Bidu seguros, e no ultimo ano foi lançado a versão móbile do site compras através do Smarthphone e tablet.
Magazine Luiza – 7.6 milhões de visitas
No primeiro semestre de 2013, o e-commerce da Magazine Luiza teve um faturamento de R$599,3 milhões. Um aumento de 17% ao mesmo período do ano anterior. Apesar de ser apenas 13% das vendas totais da empresa no semestre, o campo virtual tem dado mais rentabilidade a companhia. O sucesso se deve ao grande apelo popular e divulgação, principalmente nos meios sociais: A fan page da Magazine Luiza no Facebook possui 1.5 milhões de fãs, e pelo aplicativo MagazineVocê, na mesma rede social, você pode montar uma loja virtual e ganhar comissões das vendas feita aos seus amigos.
Shopping UOL- 8.6 milhões de visitas
O Shopping UOL é o comparador de preços do UOL, ele é concorrente direto do Buscapé. Fortemente impulsionado por um dos portais mais acessados do Brasil, ele recebe mais de 8 milhões de usuários por mês e oferece informações para ajudar o usuário a fazer a melhor escolha na hora da compra, além disso é o primeiro comparador de preços a lançar aplicativo com reconhecimento de imagem.
Submarino – 9.6 milhões de visitas
Submarino.com.br é uma das pioneiras no comercio eletrônico do Brasil, e foi líder até 2004. Foi criado em 1999, com sede em São Paulo, um comercio 100% online, ou seja, era uma das únicas marcas grandes que não tem loja física. Atualmente, após a fusão com a Americanas.com, formam o B2W, maior varejista do comercio eletrônico do Brasil.
Walmart – 10.9 milhões de visitas
O Walmart.com.br, maior varejista do mundo, esta investindo muito em seu e-commerce. Em 2013, inaugurou seu primeiro centro de distribuição para suas lojas online em São Paulo, e ainda estimam abrir mais dois centros fora da região sudeste até o fim de 2014. Tudo para ter uma logística de entrega rápida e concorrer com os lideres no setor. A empresa tem tido um crescimento de vendas de 50% e espera quintuplicar suas vendas em 3 anos. Isso daria a liderança no comercio eletrônico nacional, desbancando a B2W.
Netshoes – 12.5 milhões de visitas
Apesar do nome, a Netshoes.com.br é uma empresa brasileira, com sede em São Paulo, fundada em 2000 por Marcio Kumruian. Atualmente, já possui atuação na Argentina e México. Seu faturamento em 2013 ultrapassou a barreira dos bilhões, porém fechou mais uma vez no vermelho. Desde sua fundação, nunca obteve lucro. Em 2012 foi vendido parte das ações para a holding Temasek para aliviar o déficit.
A empresa também administra lojas oficiais de clubes de futebol como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Vasco, Coritiba, Atlético-PR, Monterrey e América do México. É também representante oficial de produtos da NBA na América Latina e, no Brasil, responsável pela administração das lojas virtuais das marcas Puma, Havaianas, Globo Esporte, Saraiva Esportes, Oakley, Timberland, Topper, Mizuno e Fascar.
O grande ponto positivo em comprar na Netshoes é sua formidável entrega. É claro que há exceções, mas em geral a entrega é rápida, isso deve a seu grande investimento em logística.
Buscapé – 13.8 milhões de visitas
O Buscapé é uma companhia brasileira fundada em 1999 por Romero Rodrigues, porém é controlada pelo grupo sul-africano Naspers após compra de 91% do Buscapé em 2009. A empresa brasileira ainda gere e se responsabiliza por 15 empresas em 20 países. Atualmente, a Buscapé Company é o maior player online de comparação de preços do mundo, e segue adquirindo participações em empresas semelhantes em mais países. Somente no Brasil, ele recebe mais 13 milhões de visitantes mensais com média de permanência de 3,4 minutos.
Americanas.com – 15.1 milhões de visitas
Com sede no Rio de Janeiro, o site de compras Americanas.com é uma ramificação da Lojas Americanas já consolidada no mercado e com a confiança do publico. Porém é uma empresa totalmente separada. Ela é gerida pelo grupo B2W que controla também o Submarino.com, Shoptime e Ingresso.com. Por trás desse grupo estão alguns dos homens mais ricos do Brasil, o mesmo trio que comanda a InBev e outras empresas do varejo.
Apesar prejuízo registrado em 2012 e 2013, todos os problemas relacionados a entrega e produtos, eles tem o maior e commerce genuinamente brasileiro. São mais de 15 milhões de visitas por mês, 500 mil itens distribuídos 32 categorias, e uma forte tendencia em vendas de eletrônicos. Um nicho de mercado mais prolifero nas vendas na internet.
Mercado Livre – 24.7 milhões de visitas
Poucos sabem, mas o Mercado Livre é uma empresa argentina com sede em Buenos Aires. Ela se tornou a maior plataforma de compra e vendas na América Latina com atuação em 12 países. A única atuação fora do continente americano é em Portugal. Por aqui, é o mais famoso site de compra e venda.
O ebay, maior site de compra e vendas pela internet do mundo, se tornou um dos maiores acionista da Mercado Libre em 2001, melhorando os serviços na comunidade latina. Comunidade que até dezembro de 2013 tinha 95 milhões de usuários cadastrados.
Somente no Brasil, o Mercado Livre teve em 2013 uma receita liquida 14.9% maior que o ano anterior, totalizando 206,4 milhões de dólares.
Já efetuei várias compras nesse site, e como todo plataforma de compras e vendas, o atendimento varia de vendedor para vendedor. O maior problema que tive, foi a demora na entrega, fora isso, é o melhor site compras para quem não quer gastar muito. O preço dos produtos podem ser mais em conta se procurar no Mercado Livre, do que em outras lojas virtuais. Os concorrentes diretos deles são os classificados online OLX, Bom Negócio e Que Barato!.
O pior site de compras é a CENTAURO. Paguem mais na Netshoes mais não comprem na Centauro. Levam uma eternidade para aprovarem um pagamento, depois outra eternidade para enviarem para os Correios e se você decidir devolver o pedido, aí meu amigo, haja paciência. É no mínimo um mês para resolverem seu problema, na melhor das hipóteses. Nem sempre preço baixo vale a pena. É o caso da Centauro.
O site Mercado Livre, apesar de ser uma boa opção para compras on line, a meu ver não merece se posicionar no topo da amostra. O ML carece exercer maior rigor na permissão e acompanhamento das pessoas cadastradas que utilizam o serviço para venda de produtos. Ali existem vendedores picaretas que denigrem por demais a imagem da empresa.
imagem da empresa ? de uma olhada no reclameaqui pra vc ver o quao essa empresa respeita os clientes e resolvem problemas..
Eu comprei um celular pelo mercado Livre e ele veio só atrasou uns dias mas ele veio do jeito que pedi !
Mas que merda é essa?
O ML,Mercado Livre é o pior site de compras do mundo e do brasil.Esse site nunca entregou minha televisão de 50 polegadas,ainda paguei muito caro,eu fiquei ligando pra lá um dia inteiro e so dava caixa de mensagem.Esses bobos que colocaram mercado livre na lista conserte o administrador que o melhor site de compras na minha opinião é o Walmart ou o ShoppingUOL.
Maiores não melhores,
O site não entrega nada meu caro, quem faz as vendas são vendedores individuais ou empresas o ML só anúncia.
O problema não é o Mercado Livre e sim as pessoas picaretas que usam o site para vendas e dar golpes precisa saber comprar pesquisando quantos anos essa empresa vende dentro do Mercado Livre principalmente a Reputação do vendedor e os comentários deixados pelos compradores, mas o Mercado Livre é ótimo.
eu procurei os “melhores”, onde tudo acontece direitinho, do pagamento à entrega. Dentro da lei e sem um dia de atraso. Desses “maiores” (sites de compras) eu já ouví e lí tudo de ruim. Obrigado por nada.
Comprei no mercado livre e NUNCA mais farei outra compra, eles direcionam para vendedores que não sabemos quem são, cobraram 90 reais por uma entrega que outros sites cobram 22 reais, e até agora não recebi o produto. Depois de tanto tentar em contato com a vendedora, e-mails, torpedos, recados no telefone, finalmente ela disse para eu esperar até 15 dias, como se eu fosse apenas um número. Ela ainda disse que eu deveria ter lido todas as informações no Site. Mas elas não estavam lá! Eles esquecem que o mundo gira, essa pesquisa está furada.
Netshoes sem sombra de dúvida o melhor site de compras que eu já vi,entrega super rápida
MERCADO LIVRE, todo mundo usa e odeia, aguardo o próximo site de vendas em informática td muda em pouco tempo quando aparecer um site de vendas no brasil será esquecido totalmente como foi o orkut, e questão de tempo, ações caindo o tempo td reclamações aos milhões e nada e feito para melhorar tenho um dinheiro retido no mesmo e não aconselho vendas nesse site, não existe call center e nem mesmo um telefone de 0800 no Brasil.
É o melhor site de vendas na atualidade apenas por não existir outro que tenha a mesma abrangencia e plataforma similar. Vai permanecer apenas em quanto não existir outro.
Se o Ebay viesse para o Brasil fazer concorrencia direta ao ML o Mercado Livre estaria Falido.
Eu não compro pelo mercado livre, porque é muito complicado e não inspira confiança.
Acredito que tu não sabes comprar, pois compro há 5 anos e nunca tive problemas. Recomendo. Ótimo site, inspira confiança, qualidade e principalmente opção: de produto, de vendedor (que oferece frete ou não, de negociar, tirar dúvidas, sugiro dar uma lida nas regras do mercado livre.
De onde foram tirados esses dados?
A popularidade do Mercado Livre é da mesma proporção da falta de respeito pelos seus vendedores, muita coisa errada está acontecendo!!!
Tem ocorrido muitos problemas com o ML nesses ultimos meses, pessoalmente, não faço mais compras nem indico mais o ML. Sempre comprei e vendi sem problemas, porém, já não é mais assim.
Nossa vcs não entende nada,faltou o shoptime e submarino q pertence ao mesmo grupo da Americanas.com e ganha do Groupon e shopping uol..
Nem falo da Magazine Luiza!
vcs estão bem desatualizados, o Walmart.com não esta nesta lista possui masi audiência inclusive que o Buscape.