Há mais de 165 sistemas diferentes que podem ser referidos como sistema de metrô, sistemas metropolitanos ou sistemas subterrâneos, e o tamanho deles pode ser medido através de vários fatores, quantidade de usuários, comprimento total de trilhos ou quantidade de estações.
Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores sistemas de metrô do mundo, de acordo com o número de estações, e são mencionados mais fatores interessantes também. Se quiser as rotas de trens mais longas do mundo, veja aqui.
Metrô de Tóquio, Tóquio, Japão – 179 estações
As 179 estações do Metrô de Tóquio têm distribuição por um comprimento total de 195.1 km. Sendo o metrô usado por 2.3 bilhões de pessoas todos os anos.
Metrô de Moscou, Moscou, Rússia – 194 estações
O sistema de metro de Moscou abriu em 1934 e possui um comprimento total de 325.4 km. O sistema serve quase 2.5 bilhões de pessoas todos os anos. Mas o Metrô de Moscou não é apenas outro sistema de metrô. As estações são conhecidas como “palácios subterrâneos”, sendo totais 194 estações do Metrô de Moscou.
As bonitas estruturas subterrâneas são projetadas com cuidado, com quadros nas paredes, lustres pendurados no teto e mais. As estações do Metrô de Moscou são atrações turísticas por conta própria. Algumas das estações mais bonitas, a Estação de Metrô Komsomolskaya, Kievskaya, Prospekt Mira, Park Pobedy, Novoslobodskaya, e Mayakovskaya.
Metrô da Cidade do México, Cidade do México, México – 195 estações
Este metrô possui 195 estações espalhadas por 226.5 km e oferece serviços a 1.6 bilhões de passageiros anualmente. É oitava posição nesta seleção dos 10 maiores sistemas de metrô do mundo.
Metrô de Pequim, Pequim, China – 232 estações
O Metrô de Pequim é o sistema de metrô mais movimentado do mundo, com mais de 3.2 bilhões de usuários a cada ano, sendo impressionantes 232 estações totais. A China pode ser orgulhosa de ser o único país com sistemas de metrô de tamanha capacidade de transporte de passageiros na seleção. O governo municipal de Pequim aguarda atingir 1000 km de extensão da rede do metrô, no ano 2020.
Metrô de Xangai, Xangai, China – 263 estações
O Metrô de Xangai possui o maior comprimento do mundo, 538 km. E considerando que apenas abriu em 1993, isto é realmente uma conquista. O Metrô de Xangai é também um dos sistemas mais movimentados do mundo, com mais de 2.5 bilhões de passageiros a cada ano.
Canal Subterrâneo de Londres, “O Tubo”, Londres, Inglaterra – 270 estações
O famoso Tubo de Londres abriu pela primeira vez como uma ferrovia subterrânea, mas a primeira linha elétrica abriu em 1890, fazendo dele o primeiro sistema de metrô do mundo. É também o terceiro mais longo sistema com 402 km e mais de 1.2 bilhões de usuários a cada ano.
Metrô Seul, Seul, Coréia do Sul – 296 estações
O Metrô de Seul abriu muito mais tarde do que os outros sistemas, em 1974. E tem um comprimento total de 327.0 km e possui o segundo maior número de passageiros, mais de 2.5 bilhões todo ano.
Metrô de Madri, Madri, Espanha – 300 estações
Com quase o mesmo número de estações que Paris e até um comprimento total maior de 293 km, o Metrô de Madri foi inicialmente aberto em 1919, e é terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores sistemas de metrô do mundo. Ele possui apenas 500 milhões de passageiros todos os anos, o menor número de passageiros entre todos os sistemas de metrô da seleção.
Metrô de Paris, Paris, França – 303 estações
O Metrô de Paris abriu em 1900, o quinto mais antigo sistema de metrô do mundo. Ele possui 303 estações espalhadas por 214 km e mais de 1.5 bilhões de passageiros aproveitando o transporte confiável e rápido a cada ano. O Metrô de Paris é segunda posição nesta seleção, dos 10 maiores sistemas de metrô do mundo.
O metrô parisiense é classificado entre os mais antigos do mundo, e a construção simboliza bom gosto francês, que caracterizou a escolha do estilo Art Nouveau para estações. E Paris mantém até dias atuais a sedução de várias das estações originais, que se transformam, desde o início, proprietárias de caráter único, imortalizado em história e em literatura.
Metrô da Cidade de Nova York, Nova York, Estados Unidos – 421 estações
O famoso Metrô de Nova York tem o maior número de estações do mundo, com totais 421 estações, sendo posição líder nesta seleção, dos 10 maiores sistemas de metrô do mundo. Aberto em 1904, é também um dos mais antigos, o oitavo mais antigo especificamente.
O Metrô de Nova York possui uma extensão total de 373 km, que é o quarto do mundo, e teve impressionantes 1.7 bilhões de passageiros em 2013. É popular por ter um dos mapas mais complexos entre os metrôs do globo inteiro, simbolizando pesadelo para iniciantes, porém o costume resolve a situação. O metro faz parte das maiores obras da engenharia já realizada.
Publicação muito interessante! Agora sugiro que você ponha a data de suas postagens para que saibamos se o assunto ainda está atual.
Varios desses metrôs na verdade são como trens de superfície , como o de Nova Iorque e o do México . Já que usam trens velhos que fazem a maior parte do percurso ao ar livre e com velocidades reduzidas . O do México, em algumas linhas, poderia se dizer que são bondes, porque só possuem um ou dois vagões apenas .
Enquanto o nosso criado acho que junto com o de XANGAI e em 25 anos de governo coxinha não fizeram nem 30 km de extensão, aqui pra engabelar eles incluem as malhas dos trens da Cptm que são antigos como realização deles, fora que não chega nó pé de qualquer estação dessas aí citadas, uma vergonha.
Nova Yorque!!!! I love You Nova Yorque !!!amazing
E o transito dos locais, continua a mesma bosta… xangai pode colocar uma estação de metro por casa, que seu transito continuara uma bosta!
MUITO BOM ESSE SITE . PARABENS.