Nesta seleção estão as 10 maiores religiões do Brasil, de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 do IBGE, que demonstra crescimento da diversidade de grupos religiosos no país.
A proporção de católicos acompanhou tendência de diminuição vista em 2 décadas anteriores. Na década de 70, representava 99,7% da população, nesse censo caiu para 64,6%. Nos números abaixo você verificará que ainda assim, ela continua sendo inquestionavelmente a maior religião do Brasil. A população evangélica cresceu de 15,4% no ano 2000, para 22,2% em 2010.
As maiores religiões do Brasil são a católica com 65% da população, evangélica com 22%, espirita com 2%, Testemunhas de Jeová com 0,7%, Ubanda com 0,2%, Budismo com 0,13%, Candomblé com 0,09%, Novas religiões Orientais com 0,08%, Judaísmo com 0,06% e Tradições Exotéricas com 0,04%.
Tradições Esotéricas – 74.013 (0,04%)
As tradições esotéricas reúnem 74.013 adeptos, e estes são subdivididos em 2 correntes. A primeira é composta por grupos e movimentos religiosos com formação no começo do século XX, no geral, com doutrinas em apoio nos valores como positivismo e racionalismo; a Sociedade Brasileira de Eubiose, a cabala e as tradições ciganas são exemplo.
A segunda corrente é ligada aos movimentos libertários dos anos 1960, em especial com influência dos movimentos new age e hippie, por práticas orientais, e por cultos; o Vale do Amanhecer é exemplo.
Judaísmo – 107.329 (0,06%)
O Judaísmo reúne 107.329 pessoas e ocupa a nona posição entre as 10 maiores religiões do Brasil, e é uma das 3 principais religiões abraâmicas. A definição do Judaísmo se resume a “religião, filosofia e modo de vida” do povo judeu.
A origem é na Bíblia Hebraica, e o Judaísmo é explorado nos textos seguintes, como Talmud, é caracterizado por judeus religiosos como expressão do relacionamento e aliança criada entre Deus com os Filhos de Israel. Ela aparece na lista das maiores religiões do mundo também.
Novas Religiões Orientais – 155.951 (0,08%)
As novas religiões orientais são representadas por 155.951 adeptos, sendo oitava posição nesta seleção, e o destaque é para Hare Krishna que chegou ao Brasil em 1974, Perfect Liberty de 1958, e Seicho-no-iê de 1930.
Candomblé – 167.363 (0,09%)
O Candomblé também é popular como Canzuá, sendo religião derivada do animismo africano, com culto aos orixás, voduns ou nkisis, a depender da nação. A origem é totêmica e familiar, trata-se de uma das religiões de matriz africana com mais adeptos, em especial pelo Brasil; são 2 milhões de seguidores pelo mundo.
Budismo – 243.966 (0,13%)
Budismo é religião e filosofia não-teísta, abrangendo diversidade de tradições, práticas e crenças, com base em ensinamentos de Siddhartha Gautama, o Buda. Buda viveu e foi responsável pelo desenvolvimento dos seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, no período entre séculos VI e IV a.C..
Buda é reconhecido por adeptos como mestre iluminado, este conhecido por compartilhar suas idéias para auxiliar os seres no alcance do fim do sofrimento, atingindo o Nirvana, e escapando do que é denominado como ciclo de sofrimento do renascimento.
Umbanda – 407.331 (0,2%)
A Umbanda é religião heterodoxa brasileira, com evolução do polissincretismo religioso permanente no Brasil; esta evolução foi conseqüência de várias motivações, a incluir de ordem social, que criaram um culto à feição e moda do Brasil.
Testemunhas de Jeová – 1.393.208 (0,7%)
As Testemunhas de Jeová são um nome cristão não-trinitário, restauracionista e milenarista, com adeptos em 239 países e territórios autônomos, sem contar a quantidade de simpatizantes. São populares por trabalho regular e persistente da pregação dos dogmas e princípios, nas casas pelas ruas.
Espírita – 3.848.876 (2%)
O Espiritismo é terceira posição entre as 10 maiores religiões do Brasil, sendo doutrina codificada por Hippolyte Léon Denizard Rivail, pedagogo francês, utilizando pseudônimo Allan Kardec.
A doutrina é caracterizada mediante fusão de filosofia, religião e ciência, com busca pela melhor compreensão não somente do universo científico, como também do aspecto religioso.
Evangélica – 42.275.440 (22,2%)
Os evangélicos também são conhecidos como protestantes, e o termo protestante em contexto do Brasil, é utilizado para referência às Igrejas oriundas, de forma direta, e contemporânea, na Reforma Protestante, como Presbiteriana, Luterana, Batista, Metodista e Congregacional.
O Protestantismo é um dos principais segmentos do Cristianismo, movimento que começou na Europa Central, no começo do século XV, como reação contrária às doutrinas e ações do catolicismo romano medieval.
Católica – 123.972.524 (65%)
O Catolicismo é caracterização ampla para corpo da fé católica, suas doutrinas, liturgia, teologia, e princípios éticos e aspectos comportamentais, como também para povo religioso.
Esta religião é líder entre as 10 maiores religiões do Brasil, com totais 123.972.524 adeptos, correspondendo a 65% da população brasileira. O nome catolicismo é utilizado, no geral, para experiência particular do Cristianismo compartilhada pelos cristãos, estes que vivenciam em comunhão com Igreja de Roma. Nesta pesquisa esta incluído a apostólica Romana, Brasileira e Ortodoxa.
Fonte: Censo 2010 (PDF).
Veja também as maiores denominações evangelicas do Brasil.
Eu entendo que os católicos não são tudo isso que diz a pesquisa, a maioria das pessoas que acredita em Deus mas nunca frequentou nenhuma igreja,se perguntar a elas qual é o credo religioso, dificilmente vão responder que não tem religião,por tradição, a maioria vão responder que são católicos.
Admiro e respeito todas as religiões, porem sou católico. Assim como amo por demais minha mãe acredito que Jesus tambem amou a sua. Então ao meu ver não posso expressar meu amor por Jesus se não amar tambem a sua mãe! Só Jesus Salva, Mais Maria é a grande intercessora, assim como Jesus a atendeu nas bodas de Canã tambem poderá nos atender através da intervenção de sua mãe!
Só Jesus salva e adorar outra pessoa é idolatria leia Exodo 20
mano pq vcs catolicos acha a mãe de Deus tão importante.Ela soteve o seu filho que foi jesus pq Deus quizs mas pode mim explica
por favor ignorem comentários de evangélicos ignorantes e sem conhecimento que apenas servem pra desrespeitar religiões e manchar a imagem de sua propiá religião
cada um tem o direito de liberdade religiosa e liberdade de expressão
placa de igrejas não leva ninguém pro céu a sua fé individual sim
independe-te de católica, evangélica…
sou evangélico desde que nasci e formado em teologia
Esses caras amam ficar criticando os cristãos, enquanto mais criticam mais falam mal mais cristão tem ou seja As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja.
sou catolica e respeito a religiao de todos assim como muitos dos comentarios acima deveria fazer e nao criticar as religioes dos outros ….
MINHA UMBANDA QUERIDA! AMO SER BRASILEIRO! AMO SER UMBANDISTA! QUE DEUS PRESERVE ESSA LINDA RELIGIAO POR TODA EXISTENCIA!!
Gente deixem de falar da religião dos outros porque do mesmo jeito queremos ser respeitados as pessoas das outras crenças querem ser respeitado.
Obrigada!
Sou Católica com muito Orgulho!!
Uma das melhores religiões.
Católica
Não seria, a melhor? A única? Se devemos seguir a Cristo eis a verdade: “Pedro, tu és pedra, e sobre esta pedra, edificarei a minha igreja. E as portas do inferno nao prevalecerão contra ela.”
Realmente, perto do islamismo a igreja católica é melhor. Você nunca ouviu falar da inquisição, das cruzadas, de como a igreja queimava vivo quem lia a Bíblia, dos castrati, da escravidão dos outros negros e índios, dos escândalos de pedofilia em todo o canto, etc? Quem é católico devoto ou nunca leu um livro de história, ou nunca leu a Bíblia!
E você já ouviu falar da inquisição protestante?
Eu sou católico devoto, já li muitos livros de História e também a Bíblia. E isso não me fez deixar de ser católico, pois as pessoas que cometeram as atrocidades que você mencionou nada mais eram do que oportunistas que se aproveitaram do Catolicismo para promovê-las. Achar que a Religião Católica é “ruim” por causa disso seria o mesmo que achar que o Islamismo seria ruim por causa dos Atentados Terroristas de 11 de Setembro (como muita gente pensa, aliás).
Entao vc nada sabe. Isaias 45; 20
Axé !
Esses números mudaram. Hoje, Natal de 2016, os católicos representam 50% da população brasileira.
ANÁPOLIS, OS EVANGÉLICOS SÃO MAIORIA ABSOLUTA.
Os evangélicos também conhecidos como os EX, os ex traficantes, prostitutas, adúlteros , estrupadores e outros lixos. mais agora são todos santos e sê acham no direito de viver criticando a vida dos outros vocês pode fazer o que quiser mas vão todos pro inferno quando morrer pena que não vou estar lá para ver
Nossa cara pra que isso?..Não é todas as religiões que são bagunçadas desse jeito aí. Cuidado com o que diz, não fique julgando as pessoas, porque você e ninguém é digno de julgar as pessoas exceto Deus.
Obs: Leia Mateus 7….
Quem é voce para julgar alguém?? Se Jesus não condenou quem é voce para condenar
?? Todos merecem uma segunda chance!!
bem meu querido seu odio destribuido em vão não afeta nem ao diabo quanto mais a nos evangélicos
venho aqui lhe perguntar quem prova que evangélico vai pro inferno e católico vai pró céu…ou melhor quem prova que o enferno e o céu existem…VOCÊ ?kkkkkkkkkkk
isso sou-a a meus ouvidos como piada
sou da religião gospel, por que não tem aí?
Não existe religião gospel. Oxe.
‘Ki” dureza querida ! Gospel é um estilo musical tocado em igrejas evangélicas, religião essa que ocupa a segunda posição no número de adeptos.
Achei digno, parem de perder tempo por causa de religião e vão trabalhar, seus vagabundos inúteis.
primeiro a palavra de Deus depois as outras coisas observe a parábola do semeador e verá
Graças da Deus não aparece o islamismo na lista esse religião é um mal para sociedade somos contra a islamização do mundo e contra a Sharia seja no Brasil ou em qualquer outro lugar quem quiser conhecer o nosso trabalho é só procurar no Google infiel atento que é nosso blog e no Facebook curta a nossa page busque por lei “islâmica em ação” o Sharia fere a constituição brasileira enquanto eles querem construir mesquitas no Brasil com a história de ser bonzinhos pessoas são mortas sejam cristãs ou outras denominações eles não aceitam outra religião no pais deles já no Brasil dizem que sofre islamofobia me poupe #islamofobianaoexiste #foraisla aqui no pais nós temos liberdade de expressão!!!
Essas porcaria todas obra do homem. Nem o mome do criador eles nao pregam o yaohushua esse jesus ai mao salva ninguem e a igreja catolica essa maldita que tem idolatria com imagems que nao faz nada por ninguem galera nao aceite a religiao em sua vidas tenha somente o criador so pode fazer milagres por nos e ele semprw estar com agente fe nele por ele é tudo. Nao precisamos de religiao
Ok
Atualiza isso aí pois hoje no ano de 2016, o islamismo já chega na casa dos 1.500.000 muçulmanos. Graças a Deus! Deus é Maior!
Brasil será um país Mulçumano, É teremos pena de morte por tráfico