Nesta seleção estão as 10 maiores religiões do Brasil, de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 do IBGE, que demonstra crescimento da diversidade de grupos religiosos no país.
A proporção de católicos acompanhou tendência de diminuição vista em 2 décadas anteriores. Na década de 70, representava 99,7% da população, nesse censo caiu para 64,6%. Nos números abaixo você verificará que ainda assim, ela continua sendo inquestionavelmente a maior religião do Brasil. A população evangélica cresceu de 15,4% no ano 2000, para 22,2% em 2010.
As maiores religiões do Brasil são a católica com 65% da população, evangélica com 22%, espirita com 2%, Testemunhas de Jeová com 0,7%, Ubanda com 0,2%, Budismo com 0,13%, Candomblé com 0,09%, Novas religiões Orientais com 0,08%, Judaísmo com 0,06% e Tradições Exotéricas com 0,04%.
Tradições Esotéricas – 74.013 (0,04%)
As tradições esotéricas reúnem 74.013 adeptos, e estes são subdivididos em 2 correntes. A primeira é composta por grupos e movimentos religiosos com formação no começo do século XX, no geral, com doutrinas em apoio nos valores como positivismo e racionalismo; a Sociedade Brasileira de Eubiose, a cabala e as tradições ciganas são exemplo.
A segunda corrente é ligada aos movimentos libertários dos anos 1960, em especial com influência dos movimentos new age e hippie, por práticas orientais, e por cultos; o Vale do Amanhecer é exemplo.
Judaísmo – 107.329 (0,06%)
O Judaísmo reúne 107.329 pessoas e ocupa a nona posição entre as 10 maiores religiões do Brasil, e é uma das 3 principais religiões abraâmicas. A definição do Judaísmo se resume a “religião, filosofia e modo de vida” do povo judeu.
A origem é na Bíblia Hebraica, e o Judaísmo é explorado nos textos seguintes, como Talmud, é caracterizado por judeus religiosos como expressão do relacionamento e aliança criada entre Deus com os Filhos de Israel. Ela aparece na lista das maiores religiões do mundo também.
Novas Religiões Orientais – 155.951 (0,08%)
As novas religiões orientais são representadas por 155.951 adeptos, sendo oitava posição nesta seleção, e o destaque é para Hare Krishna que chegou ao Brasil em 1974, Perfect Liberty de 1958, e Seicho-no-iê de 1930.
Candomblé – 167.363 (0,09%)
O Candomblé também é popular como Canzuá, sendo religião derivada do animismo africano, com culto aos orixás, voduns ou nkisis, a depender da nação. A origem é totêmica e familiar, trata-se de uma das religiões de matriz africana com mais adeptos, em especial pelo Brasil; são 2 milhões de seguidores pelo mundo.
Budismo – 243.966 (0,13%)
Budismo é religião e filosofia não-teísta, abrangendo diversidade de tradições, práticas e crenças, com base em ensinamentos de Siddhartha Gautama, o Buda. Buda viveu e foi responsável pelo desenvolvimento dos seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, no período entre séculos VI e IV a.C..
Buda é reconhecido por adeptos como mestre iluminado, este conhecido por compartilhar suas idéias para auxiliar os seres no alcance do fim do sofrimento, atingindo o Nirvana, e escapando do que é denominado como ciclo de sofrimento do renascimento.
Umbanda – 407.331 (0,2%)
A Umbanda é religião heterodoxa brasileira, com evolução do polissincretismo religioso permanente no Brasil; esta evolução foi conseqüência de várias motivações, a incluir de ordem social, que criaram um culto à feição e moda do Brasil.
Testemunhas de Jeová – 1.393.208 (0,7%)
As Testemunhas de Jeová são um nome cristão não-trinitário, restauracionista e milenarista, com adeptos em 239 países e territórios autônomos, sem contar a quantidade de simpatizantes. São populares por trabalho regular e persistente da pregação dos dogmas e princípios, nas casas pelas ruas.
Espírita – 3.848.876 (2%)
O Espiritismo é terceira posição entre as 10 maiores religiões do Brasil, sendo doutrina codificada por Hippolyte Léon Denizard Rivail, pedagogo francês, utilizando pseudônimo Allan Kardec.
A doutrina é caracterizada mediante fusão de filosofia, religião e ciência, com busca pela melhor compreensão não somente do universo científico, como também do aspecto religioso.
Evangélica – 42.275.440 (22,2%)
Os evangélicos também são conhecidos como protestantes, e o termo protestante em contexto do Brasil, é utilizado para referência às Igrejas oriundas, de forma direta, e contemporânea, na Reforma Protestante, como Presbiteriana, Luterana, Batista, Metodista e Congregacional.
O Protestantismo é um dos principais segmentos do Cristianismo, movimento que começou na Europa Central, no começo do século XV, como reação contrária às doutrinas e ações do catolicismo romano medieval.
Católica – 123.972.524 (65%)
O Catolicismo é caracterização ampla para corpo da fé católica, suas doutrinas, liturgia, teologia, e princípios éticos e aspectos comportamentais, como também para povo religioso.
Esta religião é líder entre as 10 maiores religiões do Brasil, com totais 123.972.524 adeptos, correspondendo a 65% da população brasileira. O nome catolicismo é utilizado, no geral, para experiência particular do Cristianismo compartilhada pelos cristãos, estes que vivenciam em comunhão com Igreja de Roma. Nesta pesquisa esta incluído a apostólica Romana, Brasileira e Ortodoxa.
Fonte: Censo 2010 (PDF).
Veja também as maiores denominações evangelicas do Brasil.
a igreja católica e a maior denominação crista do brasil e do mundo e pronto!