O leite é a fonte mais comum de proteína em todo o mundo. E é muito importante para a nutrição equilibrada de cada indivíduo, especialmente os jovens. O leite é realmente obtido dos animais como vacas, cabras, ovelha, ou búfalos.
Como é um produto matéria prima de dezenas de derivados, portanto muito consumido, vários países do mundo estão fazendo do leite seu principal produto que será exportado por toda parte. Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores países produtores de leite do mundo.
Turquia
A Turquia é um país na Ásia que tem grande proximidade a um número de países europeus. Esta é a principal razão de as pessoas neste país terem cultura e tradições européias e asiáticas. É um dos países mais visitados do mundo por causa de sua arquitetura histórica de tirar o fôlego. Além disso, a nação é bem conhecida quando se trata de produzir leite de búfalo. Com base em dados registrados recentes, produziu 19 milhões de toneladas de leite em 2016.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é o principal fornecedor de leite para alguns dos grandes países do mundo, como a China. A produção está tão enraizada na cultura, que quando se trata de leite, as pessoas automaticamente relacionam sobre este pequeno país localizado no sudoeste do Oceano Pacífico. Não há questão sobre isso, já que esta nação é formada de vastas pastagens verdes onde cabras, vacas, ovelhas podem ser criadas. E recentemente produziu em torno de 21.53 milhões de toneladas de leite.
França
A França é conhecida a ser um país rico localizado na parte ocidental da Europa. E sua capital, Paris, é popular como uma das capitais fashion que o mundo tem a oferecer. Mesmo assim, a França é também famosa em produzir uma quantidade significativa de leite. Com base em registro recente, o país conseguiu produzir tanto quanto 23.2 milhões de toneladas de leite.
Rússia
A Rússia é um dos países mais poderosos do mundo, e é também a maior nação que o planeta tem a oferecer. Por causa disso, este país é absolutamente conhecido. Quando se fala sobre produtos, a Rússia também se tornou popular por causa de sua produção superior de leite que é exportado em todo o mundo. A quantidade estimada de leite que produziu recentemente foi em torno de 29 milhões de toneladas.
Alemanha
A Alemanha é outro país localizado na parte ocidental da Europa que também está se tornando popular por causa da produção de leite. O país tem uma ampla floresta e terras agrícolas, que é o motivo de tantas pessoas aqui estarem criando animais que podem ser grandes fontes de leite como as vacas. A Alemanha produziu 29.34 milhões de toneladas de leite em 2016.
Brasil
O Brasil é um grande país, e em termos de terras agrícolas, pode oferecer milhares de hectares. É por isso que criar vacas e cabras é um dos meios de subsistência das várias pessoas vivendo por aqui. Estes animais então serão as fontes de uma quantidade considerável de leite que será exportado para outros países. Foi recentemente registrado que a nação produziu 37.5 milhões de toneladas de leite em 2016.
Paquistão
Recentemente, foi registrado que o Paquistão produziu 42 milhões de toneladas de leite. Não há dúvida realmente sobre isso, já que o país é bem conhecido em criar cabras e vacas. A maior parte do leite produzido tem origem das vacas, e quantidades menores de cabras.
China
Como o país tem uma grande população, sua produção de leite muito alta não é suficiente. Esta é a principal razão que explica a China ainda importar uma quantidade considerável de leite dos outros países. Anualmente, produz 45 milhões de toneladas de leite, e a China é terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores países produtores de leite do mundo.
Estados Unidos
A vaca é a principal fonte de leite dos Estados Unidos. O país tem um número de grandes plantas de processamento de leite sendo distribuído em seus 23 estados como Texas, Wisconsin, New York, Minnesota, e Idaho. A produção anual de leite no país atinge tanto quanto 93.5 milhões de toneladas.
Índia
A Índia é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores países produtores de leite do mundo, que produz em torno de 146.31 milhões de toneladas de leite em uma base anual. É tudo por causa dos grandes números de gado criado no país, particularmente nos estados indianos de Haryana, Andhra Pradesh, Punjab, e Rajasthan.
Apesar do crescimento econômico durante as últimas décadas, a Índia continua a enfrentar desafios socioeconômicos. Em 2006, a Índia tinha o maior número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza internacional do Banco Mundial de US$ 1.25 por dia, a proporção que passou de 60% em 1981 para 42% em 2005, sob sua linha de pobreza mais tarde revisada, foi 21% em 2011.
30.7% das crianças da Índia com menos de 5 anos estão abaixo do peso. Segundo um relatório da Organização da Agricultura e Alimentação em 2015, 15% da população está subnutrida, o que é uma informação que impacta vindo de um país que produz grande parte dessa fonte de proteína no mundo.