Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores ilhas artificiais do mundo. A construção de ilha remonta a tempos pré-históricos no antigo Egito, Irlanda, Escócia e México. As ilhas artificiais são estruturas feitas pelo homem que não são criadas pelas forças naturais.
Elas podem, no entanto, expandir em ilhotas existentes ou combinar muitas ilhotas pequenas, ou construir e consolidar formações de recife naturais. Em épocas anteriores, a estrutura flutuante construída em águas rasas era a norma.
As ilhas artificiais foram usadas para fins cerimoniais, no passado, a criar espaços isolados para aeroportos ou para expandir imóveis existentes ou para acomodar assentamentos densos em crescimento.
Embora as ilhas tenham sido importantes para o comércio, elas surgem com um alto custo ambiental. Elas mudam a ação das ondas e padrões de deposição de sedimentos em linhas costeiras, levando à erosão costeira. Além disso, elas também destroem os habitats marinhos como recifes de corais e ameaçam a existência de muitas espécies marinhas.
Willingdon Island, Índia – 3.96 km²
Willingdon Island é a maior ilha artificial na Índia, que faz parte da cidade de Kochi, no estado de Kerala, Índia. Grande parte da Willingdon Island atual foi reivindicada do Lago de Kochi, enchendo o solo dragado ao redor de uma ilha anteriormente existente, mas pequena, natural. Agora, possui uma das maiores ilhas artificiais do mundo.
Port Island, Japão – 5.20 km²
Port Island é uma ilha artificial em Chuo-ku, Kobe, Japão. Ela foi construída entre 1966 e 1981 no Porto de Kobe, e oficialmente aberta com uma exposição chamada “Portopia ‘81”. E agora abriga um heliporto, vários hotéis, um grande centro de convenção, o UCC Coffee Museum, a terceira loja IKEA do Japão, e vários parques.
Rokko Island, Japão – 5.80 km²
Rokko Island é a segunda principal ilha artificial em Higashinada-ku, Kobe, Japão, localizada na região sudeste do Porto de Kobe. A ilha foi construída a partir da terra recuperada entre 1973 e 1992. Ela tem um formato retangular de 3.4 km por 2 km, e cobre 5.80 km². A ilha foi uma das áreas mais atingidas em Kobe durante o grande terremoto de Hanshin, mais continua sendo uma das maiores ilhas o mundo.
Palm Jumeirah, Emirados Árabes Unidos – 6.5 km²
Talvez uma das ilhas mais conhecidas dessa lista. Palm Jumeirah é um arquipélago artificial nos Emirados Árabes Unidos, criada usando a recuperação de terra por Nakheel, uma empresa do governo de Dubai, e projetada e desenvolvida por Helman Hurley Charvat Peacock/Architects, Inc.
A construção começou com a ilha Palm Jumeirah em junho de 2001 e os desenvolvedores anunciaram a entrega das primeiras unidades residenciais em 2006. Em outubro de 2007, 75% das propriedades estavam prontas para entrega, com 500 famílias já residindo na ilha. Até o final de 2009, 28 hotéis foram abertos no Crescent.
Chubu Centrair International Airport, Japão – 6.8 km²
Chubu Centrair International Airport é um aeroporto em uma ilha artificial em Ise Bay, cidade de Tokoname, na prefeitura de Aichi, 35 km ao sul de Nagoya no Japão central. É comum, principalmente no Japão, um grande centro urbano, criar ilhas artificiais para abrigar aeroportos, portos por falta de espaço para tal finalidade.
Palm Jebel Ali, Emirados Árabes Unidos – 8 km²
Palm Jebel Ali é um arquipélago artificial em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Ela é semelhante a Palm Jumeirah, porém 50% maior. A ilha que começou a ser construído em outubro de 2002, foi originalmente planejado para ser concluído em meados de 2008, mas as obras pararam devido a crise financeira de 2007-2010. O novo prazo é até 2021.
Kansai International Airport, Japão – 8.1 km²
Kansai International Airport é um aeroporto internacional localizado na ilha artificial no meio da baía de Osaka, 38 km ao sudoeste da estação de Osaka, localizada dentro de 3 municípios, incluindo Izumisano (norte), Sennan (sul), e Tajiri (central), na prefeitura de Osaka, Japão.
Hong Kong International Airport, Hong Kong – 9.4 km²
Hong Kong International Airport é o principal aeroporto em Hong Kong. Está localizado na ilha de Chek Lap Kok, que em grande parte compreende a terra recuperada para a construção do próprio aeroporto. O aeroporto é também coloquialmente conhecido como Chek Lap Kok Airport, para distinguir o mesmo de seu antecessor, o fechado Kai Tak Airport.
Yas Island, Emirados Árabes Unidos – 25 km²
Yas Island é uma ilha artificial em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. E pode ser acessada por carro, avião ou barco. O projeto de desenvolvimento da ilha foi iniciado em 2006 por Aldar Properties com sede em Abu Dhabi, com o objetivo de transformar a ilha em um centro multiuso de lazer, shopping e entretenimento em um custo total estimado de mais de US$ 40 bilhões.
Flevopolder, Holanda – 970 km²
Os holandeses têm expandido a Holanda desde dois milênios, em uma região que é um estuário. Eles tentaram recuperar terras do Mar do Norte criando diques para manter as águas afastadas, ou por drenar os lagos, para produzir terra chamada de polders. Isso tem sido um processo lento, com alguns contratempos quando o mar inundou as áreas. Estes polders são mantidos secos por bombear água longe, já que sua altura não foi aumentada.
No entanto, a ilha de 970 quilômetros quadrados agora constitui a décima segunda província na Holanda e tem 400.000 habitantes. Ela apóia a agricultura e turismo. E impulsiona estaleiros que remontam à Companhia Holandesa das Índias, e até mesmo uma reserva natural. Flevopolder impressiona na Holanda com a dimensão e é posição líder nesta seleção, das 10 maiores ilhas artificiais do mundo.