Atualmente o mundo está repleto de franquias, por todos os países, que representaram uma nova oportunidade de crescimento e conquista de novos mercados, da rede de fast food até cadeia de supermercados. Nesta seleção estão as 10 maiores franquias do mundo, de acordo com a Franchise Direct que classifica todos os anos as 100 melhores. Os critério de avaliações vão além do numero de unidades de cada franquia, também é levado em conta a receita das vendas, estabilidade e crescimento no mercado internacional, tempo de operação e expansão do mercado. Confira o Top 10:
Veja também as maiores franquias do Brasil.
DIA – Supermercados, Espanha, 2.700 unidades
DIA % foi estabelecida em 1979, e a franquia iniciou em 1989, sendo a Espanha o país de origem. DIA é uma cadeia de distribuição de supermercados que, desde que foi fundada tem trabalhado com a proposta preço-qualidade como foco central de missão em todos os mercados em que opera. No Brasil, em 10 anos, já operam 450 lojas franqueadas.
Dunkin’ Donuts – Padaria & Donut, Estados Unidos, 10.800 unidades
A data de fundação de Dunkin’ Donuts foi em 1954, com início de franquia em 1955. A loja Dunkin’ Donuts vende café, rosquinhas, muffins, sanduíches, dentre outros alimentos e bebidas compatíveis com o conceito.
Wyndham Hotel Group – Franquia de Hotel, Estados Unidos, 7.400 unidades
A fundação do Wyndham Hotel Group foi em 1990, com início da franquia em mesmo ano. São hotéis que seguem 14 marcas, e a franquia é parte da família de companhias Wyndham Worldwide. Além disso, a companhia tem um contrato de licença de franquia da marca Planet Hollywood Hotels, Days Inn, Ramada, Tryp, Howard Jhonson entre outros.
GNC Live Well – Produtos e Serviços de Bem-Estar, Estados Unidos, 6.150 unidades
Com fundação em 1935, a GNC Live Well iniciou a franquia em 1935, e as lojas são de nutrição, saúde e fitness que oferecem para venda suplementos vitamínicos e minerais.
E a depender do tamanho da loja, e preferência de franqueado, dentre outros requisitos, é possível oferecer para venda produtos de nutrição esportiva, ervas, alimentos saudáveis, entre outros. No Brasil, a franquia atua em parceria com a rede de academias Body Tech, em que cada uma pode ter uma loja GNC.
Pizza Hut – Pizza, Estados Unidos, 14.360 unidades
Pizza Hut foi fundada em 1958, com início de franquia em 1959. O franqueador Pizza Hut, Inc. opera e franqueia pizzarias. A atividade principal é a operação, desenvolvimento, franchising, e serviços do único propósito das pizzarias Pizza Hut.
Estas oferecem muitas combinações de jantar de família, e serviços de entrega, principalmente servindo pizza, massas e outros itens da alimentação tradicional italiana. No Brasil, já são 87 lojas, altamente concentrada no sudeste do país.
7 Eleven – Loja de Conveniência, Estados Unidos, 51.000 unidades
A fundação de 7 Eleven foi em 1927, com início de franquia em 1964. As lojas são de conveniência com horas estendidas, que enfatizam a conveniência ao cliente e oferece ampla gama de produtos, a incluir muitos não tradicionalmente disponíveis em lojas deste tipo, para atender as novas necessidades do consumidor.
Estes produtos incluem variedade de alimentos frescos de alta qualidade, comida quente e ofertas de bebida, e itens de marca própria, sendo 7 Eleven quinta posição nesta seleção.
No Brasil, esse espaço é ocupado principalmente pelas redes am/pm e BR mania.
Burger King – Fast Food, Estados Unidos, 13.260 unidades
A instituição do Burger King foi em 1956, e a franquia começou no mesmo ano. Burger King Corporation opera e concede franquias para operação de restaurantes de hambúrguer de serviço rápido, com uso de determinadas marcas registradas, marcas de serviço e nomes comerciais, e um design reconhecido, sistema de equipamentos, entre outros fatores. Apesar de ser uma rede americana, os principais acionistas são brasileiros. Em 2010, a totalidade das ações do BK foram compradas pelo fundo de investimentos 3G Capital, administrados pelos empresários Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira. O trio são os maiores acionistas da INBEV e fazem parte da lista dos 10 homens mais ricos do Brasil. Esse é o motivo não vender refrigerantes concorrentes no Burguer King.
KFC – Carne, Estados Unidos, 18.200 unidades
A fundação de KFC ocorreu em 1939, e o início da franquia foi em 1952. As lojas KFC preparam e vendem frango, e outros itens de menu aprovados com uso de determinadas marcas e segredos comerciais, pertencentes ao KFC Corporation. Atualmente, há 22 lojas no Brasil, somente no Rio e São Paulo.
McDonald’s – Fast Food, Estados Unidos, 34.925 unidades
A fundação do McDonald’s foi em 1955, com franquia iniciada no mesmo ano. Esta franquia desenvolve, opera as unidades e serviços de um sistema de restaurantes que preparam, montam e vendem um menu limitado de alimentos sob o Sistema McDonald’s. Os restaurantes oferecem ao público alto padrão de qualidade e uniformidade em comida, serviço e decoração. No Brasil, já são 1.646 pontos franqueados.
SUBWAY – Alimentação, Estados Unidos, 40.760 unidades
A instituição de SUBWAY ocorreu em 1965, com início da franquia no ano 1974, e seus restaurantes vendem sanduíches por metro, saladas, entre outros itens. SUBWAY é líder na seleção das 10 maiores franquias do mundo e oferece aos investidores qualificados o direito de estabelecer e operar, de um único local, um estabelecimento de varejo, com preparo e venda dos itens. O sucesso da rede se espelha pelo Brasil em mais 400 cidades com 1.432 lojas abertas.
claro que sim
Cadê Wall Mart??
O Walmart não trabalha com franquias.