As grandes questões e problemas com relação ao conhecimento, verdade, existência, linguagem e valores são estudados pela filosofia. E nesta abordagem, os argumentos racionais tornam esse segmento especial e diferente da mitologia e religião.
Há métodos importantes utilizados como experiência de pensamento, argumentação lógica. Nesta seleção estão os 10 maiores filósofos de todos os tempos que muito contribuíram para filosofia.
Blaise Pascal (1623-1662)
Blaise Pascal é considerado grande filósofo, matemático francês e físico, responsável por uma das afirmações mais lembradas pela humanidade em séculos seguintes como filósofo e místico, “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Essa frase é síntese da sua doutrina, emoção e raciocínio lógico.
Santo Agostinho (354-430)
Santo Agostinho é conhecido também como Agostinho de Hipona ou Aurélio Agostinho, e ocupa a nona posição entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos. Além de filósofo foi teólogo e bispo católico, falecendo em Hipona. É tido por católicos santo e doutor da doutrina da Igreja.
Immanuel Kant (1724-1804)
Kant foi filósofo prussiano, no geral considerado como último grande filósofo dos princípios da era moderna, e ainda destaque do Iluminismo, de forma indiscutível, um dos pensadores de maior influência. Este filósofo conquistou grande impacto no Romantismo alemão e em filosofias idealistas do século XIX; sua faceta idealista foi ponto de início para Hegel.
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Este filósofo suíço, teórico político, compositor musical autodidata e ainda escritor é sétima posição nesta seleção. É uma das personalidades de destaque do Iluminismo francês, e ainda precursor do romantismo.
Rousseau simbolizou uma das principais inspirações ideológicas da segunda fase da Revolução Francesa; que é última das revoluções modernas, e que iniciou período enorme do terror e instabilidade política. É de sua autoria Contrato Social, com inspiração para revolucionários e regimes nacionalistas e opressivos.
Euclides (360 a.C.-295 a.C.)
Euclides de Alexandria é responsável pela famosa geometria euclidiana. Trata-se do espaço euclidiano, simétrico e geométrico, imutável, metáfora do conhecimento na antiguidade clássica, que permaneceu incólume em pensamento matemático medieval e renascentista, porque apenas em tempos modernos foram construídos modelos de geometrias não-euclidianas.
Este filósofo foi também escritor, professor e matemático platônico, e teria sido educado em Atenas, e estado na Academia de Platão, no pleno florescimento da cultura helenística.
Friedrich Nietzsche (1844-1900)
Nietzsche foi filósofo alemão de influência do século XIX, e também crítico acerca da cultura ocidental e religiões, e como conseqüência, da moral judaico-cristã. Até atualmente é associado ao fascismo e niilismo por alguns. Grandes estudiosos e leitores de Nietzsche buscaram desfazer esta visão, como Foucault, Deleuze, e Klossowski.
René Descartes (1596-1650)
Descartes é quarta posição entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos e é popular também como Cartesius, filósofo, matemático e físico francês. Recebeu destaque, sobretudo por seu trabalho revolucionário da Filosofia, e também foi famoso pela invenção do sistema de coordenadas cartesiano, influenciando o Cálculo Moderno.
Em vezes é caracterizado como fundador da filosofia moderna, e também pai da matemática moderna, sendo um dos pensadores de maior influência e importância da história.
Platão (428/27 a.C.-347 a.C.)
Platão de Atenas foi discípulo de Sócrates, filósofo grego e responsável pela fundação da Academia e mestre de Aristóteles. O que se acredita é que Platão foi apelido que, de forma provável, era referente à sua aparência física, porte atlético ou pelos ombros largos; mais uma referência era para sua grande capacidade intelectual para tratar vários temas.
Em grego, o significado para Plátos, é dimensão, largura, amplitude. A filosofia de Platão é considerada de ampla influência e importância; este filósofo ocupou-se de muitos temas, como política, metafísica, e ética.
Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.)
Aristóteles de Estagira é um grande filósofo grego, considerado um dos maiores pensadores dos tempos. As reflexões de filosofia de Aristóteles, são originais e de reformulação da tradição grega, terminaram por arquitetar maneira de pensar, estendendo-se pelos séculos.
Este filósofo contribui de forma inigualável para pensamento humano, com destaque para metafísica, lógica, ética, física, política, psicologia, retórica, dentre outros. Muitos o consideram como filósofo mais influente do pensamento ocidental.
Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.)
Sócrates foi filósofo ateniense e é ícone importantíssimo da tradição filosófica ocidental, ocupando liderança entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos. É afirmado que este filósofo é fundador do que se conhece atualmente por filosofia ocidental.
Sócrates foi influenciado por conhecimento de grande filósofo grego, Anaxágoras. Os seus estudos iniciais e pensamentos tratam acerca da essência da natureza da alma humana. Ele foi inovador no método e em tópicos abordados, e a contribuição para filosofia ocidental foi, de forma essencial, de caráter ético.
sou muito fam do( DALAI LAMA) e nem um desses o supera..!!!!!
Lista sem olavo de carvalho
Perdeu credibilidade
Kkkkkkkkk
Meu Deus! Sócrates não fundou a filosofia ocidental. Que artigo ignorante.
O maior filósofo de todos os tempos foi Jesus Cristo, esse teve mais impacto sobre a civilização do que todos esses homens somados.
NÃO! Sócrates é tão importante que dividiu a filosofia em Pré-Socráticos e Pós-Socráticos, Jesus não se declarava filósofo, e na minha opinião o nosso calendário deveria ser dividido em antes de Sócrates aS e depois de Sócrates dS
Por isso que um dos meus maiores ídolos é Voltaire sua afirmação é suficiente para responder seu comentário “É difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram”. Não estou dizendo que Jesus C. não teve importância para a humanidade.
Nao se esqueçam que a civilização nasce no oriente e nao no ocidente.
Posso citar duas das minhas ?
Então lá vai:
“Se você se suicidar, vai diminuir a mentira do sistema, porque ninguém consegue viver sem mentir. Então Deus não iria achar ruim se você se suicidasse”.
|
“Se você parar pra pensar no princípio, você vai ver que todos nós somos mendigos”.
“Felicidade verdadeira só no paraíso, porque lá não existe mentira, nem dor e ninguém envelhece”
Bicho, essa lista não pode ser levada a sério! Os filósofos que estão aí parecem que foram escolhidos por fama, onde estão Karl Marx ou David Hume?
Acho que Karl Marx deve estar em outra lista, a lista dos Piores desastres do Universo, já que todos aqueles que seguiam sua Filosofia e tentaram instaurar o Comunismo levaram 100 milhões de inocentes pro Caixão.E não venha dizer que o Dertuparam.
Acho que quem vai estar no inferno serão os mentirosos que tem como pai o diabo. Jesus nunca ensinou ódio ou discriminação. Se você não concorda com Karl Marx discuta suas ideias e argumente. Não demonize para não ser demonizado.
jesus tb não ensinou a matar em seu nome…e olha oq rolou nas cruzadas.
E por favor sr. autor dos 10 acima, vc nunca ouviu falar em Confúcio,,,Buda… que em historias mais profundas forma alvo de estudos dos gregos. troque para top 10 dos filosofos ocidentais. fica bem mais informativo.
Kálley Wilkerson. Vc perguntou aonde estava o Marx? Então, eu lhe respondo. No inferno, fazendo companhia ao satanás! Aquele CUmunista vagabundo e oportunista, que detestava trabalhar.
O inferno não existe assim como seu pseudohabitante Satanás..
O maior de todos foi Pitágoras!Mas infelizmente ele é mais lembrado como matemático.Mas só p lembrar, é atribuído a Pitágoras a própria criação da palavra filosofia,sem dizer q ao contrário de outros filosófos,Pitágoras tinha um grande respeito, defendia e ensinava seus discípulos a defender os animsis.Então p mim Pitágoras foi e continua sendo o maior filósofo de todos os tempos.
José, seu comentário é digno de pena. Certamente você tem problema mental.
você não sabe o diz…
O judeu Kissel Mordekay, dito de “Karl Marx”, e um lixo que foi jogado no lixo da história em 1989 na Europa do Leste e na Rússia, junto com sua imbecilidade comunista! Por isto nem em Israel e aceito e nem Israel e comunista!
Discordo desse top, e aliás, não é necessário ser nenhum erudito pra perceber isso. Sócrates por exemplo que está em primeiro quando não existe sequer prova de que ele realmente tenha existido além de ter deixado pouca filosofia se comparado a outros filósofos.
lógico que se tem provas, os próprios historiadores gregos antigos escreviam sobre ele, deixou muitos discípulos, Sócrates existiu, queira ou não queira
Escriviam sobre Zeus Hércules sobre a morada de Thor sobre a casa de Poseidon sobre toda porra do mundo mas não teve provas verdadeiras sobre isso só pelos seus pensamentos
Certamente foi a lista que mais gostei. Claro que caberiam muitos outros e nem tem como classificar a importância que cada um teve. Mas Sócrates foi um dos mais interessantes seres que já pisaram em nosso solo. Com uma linha de pensamento única, que começou toda uma era da filosofia. Trazendo o seu discípulo Platão. Que, como um dos que poderia estar nessa lista diria, Infeliz do discípulo que não supera o mestre (Leonardo da Vinci).
Obrigado pela lista.
Por favor faça uma lista dos dez maiores ainda vivos.
E ainda mais uma lista dos dez maiores do filósofos do Brasil.
Obrigado!
Poxa cara a lista e boa ou melhor ótima mais não tinha como encaixar o Charlie Chaplin?
dalai lama e filosofo??
cara, faltou um filosofo q , ao meu ver, deu inicio ao pensamento pós-morderno, influenciando assim Nietzsche, freud e tantos outros.
Baruch Espinoza-primeiro filosofo a dizer que não tem mente e corpo, quem não tem alma e deseja, dize ele : tudo é CORPO, tudo é SENtimenTO.
Só faltou São Tomas de Aquino.
A grande pensadora Dilma ensinando uma ELEITORA FORMADA EM ECONOMIA a se qualificar para recolocação no mercado de trabalho: “você pode fazer o pronatec”kkkkkkkk
Valesca Popozuda: “Desejo a todas inimigas vida longa, para que elas vejam a cada dia mais nossa vitória”
O farofalo Lula: O povo vota pelo estômago!