Ter um hobby significa prazer para muitas pessoas, ou seja, um hábito que se torna gratificante focado em alguma ação especial. O hobby pode envolver alguma coleção, esporte, ou competição, não há limites quando se trata de gosto e satisfação pessoal. E claro, para alguns, não importa o valor financeiro que aquilo possa lhe custar.
Geralmente os adeptos são pessoas com status social que esbanja de uma fortuna considerável. Confira os mais caros do mundo:
>> Veja também os vinhos mais caros do mundo.
Colecionar Whisky
Para os boêmios e apreciadores dessa incrível bebida, colecionar whisky torna-se um hobby bem interessante. Um comprador anônimo já pagou em torno de R$ 110 mil reais, na Escócia, pelo Bowmore single malt que foi engarrafado no ano de 1850.
Participar de Concurso de Cães
Para participar de concursos importantes de raças de cachorros é preciso ser generoso quando se trata de gastar dinheiro nesse hobby. Por exemplo, o Border Collie e Springer Spaniel Inglês podem gerar custo entre 425 a 700 euros!
E não pára por aí, pois a aula para treinar com profissional adequado gera gasto de pelo menos 25 euros. E todo cuidado necessário para o concurso, como com pêlos, também deve ser bancado.
A Desafiadora Escalada
A escalada além de trazer benefícios para o corpo pode agradar tanto e se tornar um grande hobby, mas o custo para praticar a escalada é bem alto. Para o iniciante nessa atividade física, são indicadas aulas e também o equipamento que deve ser comprado.
E por a aula, com duração de 4 horas, há custo em torno de 60 euros. Os acessórios necessários para escalar, como os sapatos e cordas, podem custar 300 euros.
Videogame
Atualmente jogar videogame é além de um vício, o grande hobby para alguns. É uma atividade mais caseira, mas não deixa de ser muito cara. Por exemplo, os consoles famosos como PlayStation 4 e Xbox One valem em torno de 400 a 500 euros. E a novidade SimCraft Simulator, que é um simulador da experiência do automóvel, custa na média de 30 mil euros!
A Radical Queda Livre
Essa é uma modalidade perigosa, cheia de adrenalina, mas que pode ser hobby. Muito caro é o salto, por volta de 300 euros, com o guia profissional adequado. E os cursos de queda livre, com 8 tipos de saltos, geram gasto entre 1400 e 1700 euros para quem deseja aprender.
Apostar
Apostar para muitos pode significar vício e para outras, um simples hobby. Aliás, para certas pessoas, apostar gera rendimento com as estratégias e análise do jogo. O falecido Kerry Packer é conhecido também por perder em torno de 20 milhões de euros no cassino de Las Vegas, mas por ganhar 8 milhões em Londres, em um ano.
Tocar Instrumento Musical
O universo musical é cheio de arte e prazeres, mas pode custar bem caro para os instrumentistas. A música pode ser terapia e hobby para tantas pessoas pelo mundo, mas com o custo alto; a trompeta, por exemplo, custa no mínimo 400 euros, e uma bateria pode gerar custo de até 250 euros. É claro que as aulas devem ser consideradas, com gasto entre 25 a 45 euros por hora.
Pilotagem do Avião
Nada mais aventureiro do que voar pelos ares pilotando! Sim, este é o hobby de alguns privilegiados pelo mundo. As aulas geram custo de até 400 euros, a variar conforme o tipo de avião para pilotagem.
É preciso muita prática, e então surgem os custos como o aluguel do avião, que pode custar até 200 euros mais taxas por hora, mais o curso para iniciante de 700 euros. Já o avião simples com motor pequeno custa centenas de milhares de euros.
Coleção de Carros de Luxo
E segundo lugar na lista está coleção por carros luxuosos, como o nome mesmo diz, é caríssima! No ano de 2008, por exemplo, o mais caro veículo dessa modalidade era o Ferrari 250 GT Califórnia do ano 1961, que foi vendido durante leilão, pela média de 8 milhões de euros! São 6 milhões de colecionadores e ainda 25 milhões de pessoas interessadas.
Coleção de Arte
A coleção impressionante e caríssima é a por arte. No dia 24 de junho de 2008 foi realizado um leilão de arte impressionista e moderna, e houve arrecadação pela Christie’s em torno de 170 milhões de euros! Nesse evento, o quadro Le bassin aux nymphéas do artista Monet foi comprado por 40.9 milhões de libras, ou seja, quase a quantia de 47 milhões de euros.