Inúmeros conflitos armados tiveram lugar ao longo da história, mas nenhum testou a paciência dos partidos rivais, tanto quanto as 10 guerras mais longas do mundo relacionado nesta seleção.
Por alguma razão, as guerras apresentadas a seguir se arrastaram por anos antes que pudesse ser declarado um vencedor ou anunciar um cessar-fogo. Isto não resultou apenas em inúmeras vítimas desnecessárias, mas adiou o inevitável para tal ponto que ninguém realmente lucrou da vitória.
Além da perda de vidas humanas, as guerras mais longas de todos os tempos causaram muita destruição e estagnação do desenvolvimento econômico. Basta imaginar o que aconteceria se os países militarmente mais poderosos do mundo atualmente declarassem guerra uns contra os outros.
Não é necessário citar a devastação causada por tal conflito que seria tremenda. No entanto, uma vez que o conflito inicia, é muito difícil levar o mesmo ao fim, especialmente quando ambos os lados estão totalmente empenhados a alcançar seus objetivos.
Embora se espera-se que as guerras mais longas de todos os tempos fossem conflitos entre 2 lados iguais, isto raramente foi ocorreu. Na realidade, a força militar tem pouco a ver com a duração de um conflito, assim como o número de partes envolvidas.
Apesar da enorme escala e a distribuição igual de força entre seus concorrentes, é notável a ausência de ambas as Guerras Mundiais na seleção, sugerindo que a duração é determinada por outros fatores. Ao contrário do que a maioria imaginaria, as maiores guerras de todos os tempos não foram necessariamente as mais devastadoras.
Na realidade, o escopo de destruição deixada em seus rastros, foi algumas vezes, muito pequeno, considerando que a maioria delas ocorreu a séculos atrás. Naturalmente, a falta de tecnologia fez das coisas mais equilibradas, levando mais tempo, mas também menos mortais.
Guerra do Vietnã
Quando o governo dos Estados Unidos iniciou o apoio as forças sul-vietnamitas em 1956, poucos anteciparam o que aconteceria. A resistência impressionante oferecida por Vietcong e a incapacidade de ambos os lados de chegar a um entendimento, resultou em uma guerra que durou 19 anos e ceifaram milhões de vidas.
Guerras Greco-Pérsicas
Quando as cidades gregas repeliram os primeiros ataques persas em 499 a.C., elas certamente não estavam esperando ser submersas em guerra por próximas décadas. Os persas, no entanto, não desistiram tão facilmente; embora seus ataques ofensivos não fossem de sucesso, a guerra se arrastou até 448 a.C.
Guerra de Aceh
Tão ridículo como possa soar, os holandeses declararam guerra a Sumatra em 1873, por um rumor não comprovado que a colônia estava buscando mudar de donos. Aparentemente, a Indonésia holandesa era importante suficiente para se envolver em uma guerra de 25 anos.
Guerras Napoleônicas
As Guerras Napoleônicas foram realmente uma série de conflitos armados que ocorreram entre 1792 e 1815, e envolveram a maioria das nações européias. Os franceses assumiram partes grandes do velho continente, antes de serem derrotados por uma coalizão de aliados.
Guerra de Peloponeso
A Guerra do Peloponeso pode não ter sido um conflito brutal, mas certamente foi uma batalha épica. De 431 a 404 a.C, os espartanos lideraram a Liga do Peloponeso em combate contra a poderosa cidade de Atenas, em uma das guerras mais antigas na história.
Guerra das Rosas
Quando House of York se engajou na batalha com House of Lancaster, o norte da Inglaterra se viu imerso em um conflito que seguiria por 32 anos. Como ambos tinham pretensão ao trono, um compromisso era simplesmente não uma opção.
Guerra dos 30 Anos
Este é provavelmente o conflito mais confuso nesta seleção, desde que a disputa original era entre os católicos e protestantes, mas então se transformou em algo mais. Embora muitos tivessem esquecido pelo que estavam lutando, a guerra continuou por décadas.
Guerra Civil da Guatemala
E como era uma guerra civil, o fato de que o conflito durou 36 anos é impressionante. A disputa entre a população nativa e os povos de descendência espanhola era tão crítica, que nenhum dos lados estava disposto a fazer concessões.
Guerras Púnicas
A guerra entre o Império Romano e Cartago durou em torno de 43 anos, como os romanos não honraram um tratado de paz assinado em 198 a.C. O conflito estava finalmente resolvido, quando Cartago foi conquistado e queimado em 146 a.C, sendo as Guerras Púnicas segunda posição nesta seleção, das 10 guerras mais longas do mundo.
Guerra dos Cem Anos
Apesar do nome, este conflito durou na realidade 116 anos, sendo a Guerra dos Cem Anos posição líder nesta seleção, das 10 guerras mais longas do mundo. A coisa toda começou quando o rei Edward III reclamou o trono da França para si, e desencadeou uma briga entre Inglaterra e França que iria continuar por mais de um século.
Também não citou a Guerra dos 80 anos entre o que conhecemos hoje como Holanda e a Espanha.
guerra da reconquista durou quase 800 anos
e a guerra na colombia nao conta? sao 50 anos de conflito entre as farc e as forcas governamentais….
A Guerra civil do Sri Lanka e a Guerra da Restauração (Portugal vs Espanha demoraram mais de 30 anos, logo deviam estar aí