Genocídio é considerado uma das mais horríveis atrocidades que pode ocorrer na civilização. É um ato de tentativa sistemática em eliminar uma população cultural, religiosa ou étnica. O estudo do genocídio tem crescido desde o século 20, quando o termo foi criado, então, o genocídio não é um fenômeno novo.
E os avanços em tecnologia durante o século 20 permitiram documentar melhor quando uma atrocidade aconteceu. Nesta seleção estão os 10 genocídios mais brutais da história.
Populações nativas do “Novo Mundo” – Desde aproximadamente 1500
A dizimação de populações nativas da América pelos europeus é muito debatida e também difícil de classificar, pois ocorreu a partir de 1500 em diante. Não há estimativa que poderia corretamente ser realizada de quantas pessoas foram mortas ao longo daquele tempo.
E é difícil saber exatamente quanto havia de intenção para destruir as populações nativas, já que sem dúvida, era diferente em muitas das regiões afetadas.
Guerra de Castas de Yucatán – 1847-1901
A Guerra de Castas de Yucatán se passou no México entre a população maia nativa, com base fora da península de Yucatán, e a população européia. Durante a guerra, em torno de 40.000 a 50.000 foram mortos em ambos os lados. O que diferenciou a Guerra de Castas de uma guerra civil regular em genocídio foi uma convocação pelos maias a matar todos os não maias.
O Genocídio Bósnio – 1992-1995
Após a queda da URSS, o Estado comunista da Iugoslávia demonstrava fragilidade também. Composto por múltiplas etinias e povos religiosos de origem sul eslavo, a Iugoslávia se desfez em uma guerra civil horrível com o poder central.
E durante este processo, a guerra eclodiu no que é atualmente Bósnia-Herzegovina, com bósnios muçulmanos e bósnios croatas de um lado, e forças sérvias bósnias de outro. Quem sofreu com a divisão da Iugoslávia foram os bósnios, que tinha 90% de muçulmanos. Em torno de 100.000 pessoas foram mortas e cerca de 20.000 mulheres foram estupradas.
Campanha Al-Anfal e genocídio curdo – 1986-1989
O genocídio curdo foi conduzido no norte do Iraque pelo presidente Saddam Hussein, e foi resultado da Guerra Irã-Iraque nos anos 1980. Vista como ameaça potencial para o país, Hussein ordenou uma campanha genocida contra a população curda do Iraque. A ordem resultou na destruição de 4 500 vilarejos e massacre da população local: mortes de 50.000 a 182.000 curdos iraquianos.
Genocídio Dzungar– 1757-1758
Pela época em que ocorreu este genocídio, as estatísticas são menos confiáveis em comparação com acontecimentos recentes. Os Dzungars eram um povo de 600.000 habitantes localizados em o que é atualmente oeste da China. Cerca de 80% desse povo foi dizimado por doenças e o exército do imperador chines Quianlong. Foram mortos todos os homens e todas as mulheres e crianças foram divididas entre os soldados do exército.
Cartago – 146 a.C.
Alguns argumentam que esta é a primeira tentativa registrada de genocídio no mundo. Após a tentativa do General Hannibal cartaginês de saquear Roma, Roma iniciou um guerra contra Cartago, localizado no norte da África, atualmente, a Tunísia. O resultado da derrota cartaginesa foi em dizimação da cidade e de 90% de seu povo que era um dos mais poderosos da época. A população de Cartago caiu de 500.000 para 55.000.
Timor Leste – 1975-79; 1999
Timor Leste foi colônia de Portugal, e foi invadido pela vizinha Indonésia somente um ano após ter ganhado a independência. A indonésia alegava a ocupação para deter o comunismo, assim foram apoiados pelos EUA e Austrália que evitou qualquer condenação internacional do ataque. O genocídio pode ser dividido em duas eras. A primeira entre 1975 e 1979, foi uma campanha de pacificação que resultou em 20.000 mortos, em torno de um terço da população leste timorense. De 1979 em diante, foi implantado um politica de descaracterização da cultura local com proibição do ensino do português e a islamização.
Então, em 1999, após a votação de independência ser um sucesso, mais de 200.000 pessoas foram forçadas a viver em campos de concentração, onde muitos mais foram mortos pela força ou condições negligentes.
Genocídio de Ruanda – 1994
Trata-se de um dos mais famosos genocídios da história recente. Foi o genocídio em Ruanda das forças extremistas hutus contra a etinia Tutsi, onde durou em torno de 100 dias. As mulheres encontradas eram violadas e os filhos nascidos eram mortos. Eram mortes brutais realizadas através armas brancas (facões importados da China). O genocídio resultou na matança de cerca de 500.000 a 800.000 de pessoas.
O Genocídio Armênio – 1915
Ocorreu onde atualmente se encontra a Turquia. O Genocídio Armênio foi uma tentativa do governo turco para erradicar todos os armênios e outras minorias, do país. Isso resultou no assassinato de 1.000.000 a 1.500.000 de armênios, a maior parte deles homens, e a deportação do restante. As mortes foram de diferentes formas, entre eles afogamento, incêndio, uso de armas químicas e biológicas.
O Holocausto – 1942-1945
É claramente o mais conhecido exemplo de genocídio da história, o Holocausto perpetrado contra o povo judeu pelos nazistas resultou em cerca de 6 milhões de judeus mortos. Em outras palavras, 67% da população inteira de judeus na Europa.
Após uma década de políticas cada vez mais anti-semitas, a Solução Final para a Questão Judaica sancionou o recolhimento e assassinato sistemático do povo judeu, na Europa ocupada por nazistas.
Os judeus foram mortos por fome e doenças em guetos, por fuzilamento, através de experimentos científicos antiéticos, tortura, e por câmaras de gás nos campos de concentração infames.
Genocídio cometido pelas forcas aliadas EUA, RÚSSIA. FRANCA, INGLATERRA após o final da segunda guerra.onde os soldados alemães foram mortos depois de se renderem e os 10 anos em que a população civil alemãs sofreu estupro coletivos dos soldados russos e americanos no pós guerra. esta parte da segunda guerra nunca foi mencionada na rede globo pois a mesma pertence aos EUA sem contar os genocídios que os aliados continuam que são IRAQ, AFEGANISTÃO, SÍRIA …..(FONTE : O outro lado da segunda guerra)
Nao se trata do top 10 de quem matou mais pessoas, mas sim quem promoveu tal atrocidade pela primeira vez, certamente foram os Alemães a 12/01/1904 na Namibia Africa
Dentre os ASSASSINOS de nossa história, infelizmente Hitler é um estagiário perto de Stalin. Hitler ASSASSINOU em torno de 6 milhões de pessoas. Stalin ASSASSINOU algo em torno de 25 milhões, sendo mais de 7 milhões de fome só na Ucrânia. Foi a primeira vez na história em que a fome foi usada como arma de morte em massa. Mas Stalin perto de Mao Tse-Tung é um aprendiz. Mao Tse-Tung ASSASSINOU mais de 75 milhões de pessoas em duas “revoluções” na China. A comunista e a revolução cultural. Detalhe: todos os assassinados eram de seu próprio povo, sendo 30 milhões de fome logo após a chamada revolução cultural nos anos 60. Mas como “revolução cultural” se matavam professores, escritores e intelectuais? O comunismo chinês fez com que um país rico em cultura se transformasse, hoje, na maior senzala do mundo.
“Maior senzala do mundo” conotou muita ignorância da sua parte, heim amigo?
Exato, está faltando o maior genocídio da história da humanidade. Mao Tsé-Tung na China. Cerca de 100.000.000 de chineses mortos. Superou o monstro Hitler e os demais ditadores.
Holocausto judeu, e uma grande mentira. Tem provas desse massacre ? provas? Não!
Como o Shoá (Holocausto) foi uma mentira, seu desgraçado!? Todas as provas foram apresentadas no Tribunal de Nuremberg onde todos os nazistas foram condenados!
Provas em documentos, vídeos, fotos foram mostrados e você me tem essa posição criminosa, idiota e mentecapta de falar que o Shoá não existiu?
Ou você é muçulmano, nazista ou um idiotinha útil que comprou o discurso do seu professorzinho de história comunista que fala que o Islã é do bem. Você pode ser tudo, mas não pode ser nenhum.
Vai estudar, moleque!
Bengo
Não há que negar os factos, contudo, para além do esquecimento de muitos outros, como os genocídios praticados no passado afastado e mais próximo pelos norte americanos e, também, pelos hebreus, a própria terminologia utilizada já é tendencioso: estes eventos e outros esquecidos são todos eles genocídios e holocaustos; não há genocídios, por um lado, e holocaustos ou “Holocausto” como se quer, ideologicamente de forma sionista, fazer crer.
Nesta coisa de barbáries, todos pretendem puxar a brasa à sua sardinha, menorizando os que estão do seu lado e sobrevalorizando os outros, mas são todos condenáveis. Como tal, compete às pessoas de bem – como algumas das que aqui estão – fazer essa denúncia. Não se deixando passar mesmo alguns que, embora muito antigos, são relatados por livros alegadamente sagrados: “Passaram pelo fio de espada, homens, mulheres, crianças e animais; nada ficou vivo para glória de deus” – Bíblia hebraica sobre a destruição de Jericó e o genocídio da população indígena cananeia/palestina às mãos do invasor hebreu.
Errado: o maior genocídio da história foi praticado pelo socialismo soviético, que assassinou cerca de cem milhões de pessoas. Só na Ucrânia, Stálin matou sete milhões, enquanto que o holocausto matou seis milhões.
Isso mesmo. Os dados do Holodomor, o genocídio ucraniano, giram em torno de 2 a até 12 milhões de mortes. Só que é ninguém se lembra do monstro que era Stalin, que fez mal ao mundo que Hitler jamais sonharia em fazer.
Sabe qual o problema? ninguem divulga, mas o mundo é judei, quase 80% da riqueza do mundo, esta nas maos de judeus, é claro que a midia e tudo mais, sem pre vao defende-los, nao que nao foram mortos muitos, mas 6 milhoes é um exagero, entre 6 milhoes, existiam CIGANOS, CRISTÃOS, MULÇUMANOS, E OS PROPIOS ALEMAES QUE ERAM CONTRA O NAZISMO, HITLER QUERIA SIMPLISMENTE MATAR QUEM NAO CONCORDAVA COM ELE.. SIMPLES ASSIM,
SEM FALAR DO MASSACRE DOS INDIOS BRASILEIROS, COMO QUE FALAM QUE NAO SABEM A QUANTIDADE? PELO AMOR DE DEUS NE, FORAM MAIS DE 15 MILHOES DE MORTOS, ISSO DO DE INDIOS BRASILEIROS..
PRECISAMOS DE HISTORIAS DE VERDADE
Ainda temos o Congo, massacrado por Leopoldo II. A estimativa é de 8 a 10 milhões de pessoas.
Muito bem lembrado, e ultrapassando o primeiro!
Cadê os genocidios causados pelos regimes comunistas Mao tse tung e Stalin ganham esse ai brincando…
Pecou em não citar estes dois muito bem conhecidos!
Por sinal reparando melhor na lista elencada, o seu redator parece ter fortes tendências comunistas, pois só citou massacres promovidos por forças direitistas e religiosas, desviando totalmente dos massacres comunistas. Manipular a informação, a maior arma dos tiranos!
Concordo. De longe o comunismo dizimou uma quantidade inigualável de pessoas, de várias etnias, religiões e regiões do mundo. O mais brutal e sistemático genocídio de toda a História. Pra tal conclusão, basta verificar os números de mortes onde esse regime floresceu. Em certos lugares reconhecidamente brutais, como a Rússia, essa ideologia atingiu seu estado-da-arte e até hoje é responsável por uma maneira violenta de conduzir assuntos políticos.
Engraçado que sempre que existe qualquer coisa sobre discriminação ou morte, as pessoas já citam Hitler. É como se antes dele não tivesse havido escravidão na antiguidade e até poucos séculos atrás, como se não tivessem queimado “bruxas” na fogueira, como se não tivesse existido o Genocídio em Ruanda ou o Holocausto Ucraniano ou o Hocausto Armênio – este último causado por JUDEUS turcos (que as pessoas no geral nunca ouviram falar, afinal, gente pobre que morre não tem importância, então é melhor prestar atenção só no que o MEC manda estudar).
Tem que citar ele mesmo, pois foi o segundo maior genocida da História, superado apenas por Stalin, que matou cerca de cem milhões. Em Ruanda, morreram menos de um milhão, o nanico de botas austríaco matou, só de judeus, seis milhões, e, na Segunda Guerra, causada por ele, foram sessenta milhões. O Holocausto Armênio foi sim citado na lista.
O QUE IMPORTA QUE FOI CITADO NA LISTA O HOLOCAUSTO ARMENIO? SE NEM 20% DOS PAISES INCLUINDO OS PARTICIPANTES DA ONU RECONHECEM COMO GENOCIDIO, UM ABSURDO, O BRASIL, A MENOS DE 3 ANOS APENAS QUE FOI RECONHECIDO COMO GENOCIDIO….
E O QUE FALAR DE 15 MILHOES DE INDIOS QUE FORAM MASSACRADO POR PORTUGUESES EM UM LONGO PERIODO?
INDIOS QUE NEM SE QUER SAO RECONHECIDOS,
disse tudo, palmas para vc… e sabe pq isso? JUDEUS dominam o mundo, nao estou sendo preconceituoso, mas é a verdade, 80% da riqueza do mundo estao nas maos deles… quando eles matam, ninguem fala nada, e como disse nao foram 6 milhoes de judeus, entre esses 6 milhoes, estavam CIGANOS, CRISTAOS, MULÇUMANOS, ATEUS, E TODOS QUE NAO ACREDITAVAM NA SOBERANIA DELE..SIMPLES..
O genocídio ucraniano considerado não intencional, mas provocado deliberadamente por Stalin, matou cerca de 4 milhões de pessoas por inanição através de uma reforma agrária desorganizada e mal implementada que tornou insuficiente a produção de alimentos na, à época, república soviética.
Engraçado que sempre que existe qualquer coisa sobre discriminação ou morte, as pessoas já citam Hitler. É como se antes dele não tivesse havido escravidão na antiguidade e até poucos séculos atrás, como se não tivessem queimado “bruxas” na fogueira, como se não tivesse existido o Genocídio em Ruanda ou o Holocausto Ucraniano ou o Hocausto Armênio – este último causado por JUDEUS turcos (que as pessoas no geral nunca ouviram falar, afinal, gente pobre que morre não tem importância, então é melhor prestar atenção só no que o MEC manda estudar).
Engraçado é que não se fala no genocidio dos no continente americano, absurdo
da uma olhada nos numeros de civis mortos na china
http://www.nationalww2museum.org/learn/education/for-students/ww2-history/ww2-by-the-numbers/world-wide-deaths.html
depois olha o asterisco no final da pagina !!!!!
Por isso que devemos lutar contra essas pessoas que impõe esse tipo de Governo ao seu Povo, pra depois fazer uso dessa prática a sua Política de Governar.