A Coca-Cola é mundialmente popular, refrigerante carbonado comercializado pelo planeta inteiro. E tem produção por The Coca-Cola Company, com sede em Atlanta, Estados Unidos.
De forma original concebida como remédio patenteado na ocasião de sua invenção no fim do século XIX por John Pemberton, a Coca-Cola foi adquirida por Asa Griggs Candler, empresário com táticas de publicidade que carregaram a bebida para domínio do mercado de refrigerantes no planeta pelo século XX.
A empresa produz um item concentrado, que então é comercializado aos engarrafadores com licença pela Coca-Cola no mundo inteiro. Os engarrafadores que possuem contratos de exclusividade, territorial com a companhia, determinam a bebida concentrada nas latas e garrafas com água filtrada e adoçantes.
E ainda os engarrafadores, na seqüência, fazem a venda, distribuição, comércio da Coca-Cola às lojas de varejo e máquinas de venda automáticas. Nesta seleção estão em destaque os 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola.
Popularidade Absurda
A coca é o produto mais amplamente distribuído do mundo, e é vendido em mais de 200 países, que representa mais países do que há nas Nações Unidas. Esta popularidade absurda desta bebida é décima posição nesta seleção, dos 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola.
Origem Curiosa
Quando a Coca-Cola primeiramente apareceu no mercado na década de 1880, foi comercializada como “tônico para os nervos”, feito para ajudar a aliviar as misérias da civilização moderna. Mais e mais pessoas estavam visualizando sinais do que foi chamado de “neurastenia”, ou sintomas neuróticos e psicossomáticos. E a Coca-Cola mudaria tudo isso.
Suposta Cura
A bebida, na época, foi dita a curar vício em ópio e morfina, e até Sigmund Freud acreditava. Freud estava animado pela bebida, porque ele disse que a mesma o curou da depressão periódica e deu a ele desejo sexual. Isso explica muito.
Formatos Interessantes
Quando a Coca-Cola surgiu, “coca” estava sendo feita em pastilhas, vinho, licores, injeções hipodérmicas e cigarros de folha de coca. Estes formatos interessantes compõem a sétima posição nesta seleção, dos 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola.
Nome do Refrigerante
Imaginar de onde surgiu a parte “cola” do nome da bebida é comum. A noz de cola, ao que parece. Esta noz, encontrada na África, onde tinha sido uma parte integral da vida por séculos, foi dita a ter muitos efeitos medicinais, e o alcalóide mais conhecido como cafeína.
Sem Álcool
A Coca-Cola foi gerada do vinho de cola, uma bebida alcoólica, de modo que a “estréia” do vinho com sabor de cola na França não foi grande novidade. E foi por causa da Lei Seca, já que Atlanta era uma das primeiras cidades de lei seca nos EUA, que fizeram com que os executivos ponderasse uma Coca-Cola não alcoólica.
Morfina
O inventor, John Pemberton, ficou dependente do vinho de cola porque ele era um viciado em morfina. Assim como ele, muitos veteranos da Guerra Civil desenvolveram vícios em morfina para controlar a dor; entretanto, Pemberton se inclinou para morfina, e mais tarde, coca para aliviar suas doenças e dor.
Publicidade
Os primeiros apoios de celebridade para esta bebida, diferente das garotas da Coca-Cola que apareciam no calendário anual, foram cantora Hilda Clark e a estrela de ópera Lillian Nordica.
Segunda Guerra Mundial
A Coca-Cola se posicionou como uma bebida do soldado durante a Segunda Guerra Mundial. Embora a empresa tenha tomado um impacto durante a Primeira Guerra Mundial, por causa do racionamento de açúcar, a empresa se saiu melhor durante a Segunda Guerra Mundial, em grande parte, na área aos seus esforços de guerra.
Era dito que os soldados dependiam fortemente da bebida durante a guerra, como um estimulador. Um cirurgião da base disse, “Eu não posso conceber de uma calamidade maior, pior do que uma perda de fornecimento de base de Coca-Cola”.
Em 1942, esta bebida foi isenta de racionamento de açúcar quando vendida ao exército e bases; enquanto outras empresas de refrigerante levaram impactos de até 50%, a Coca-Cola permanecia forte no mercado. Esta questão relacionada à Segunda Guerra Mundial é segunda posição nesta seleção, dos 10 fatos que você não sabia sobre a Coca-Cola.
Papai Noel
A Coca-Cola, a principio, moldou o Papai Noel conhecido atualmente, graças aos seus anúncios. Os anúncios Pré-Coca-Cola que apareciam na década de 1930, apresentava um Papai Noel como um homem alto e “magro”, geralmente vestido em azul, verde, e amarelo.
Então, o artista sueco-americano Haddon Sundblom desenhou um homem gordo e alegre vestindo o vermelho da Coca-Cola e bebendo, bem, o que mais?! E para sempre mudou a aparência do Papai Noel. Alguns dizem que isto foi tentativa inicial da Coca-Cola entrar no mercado das crianças, ainda que de forma sutil.
A do papai noel estava na propaganda de Natal ;-)
A curiosidade do papai Noel foi nova essa eu nunca tinha ouvido falar e a do criador ter se viciado eu também nunca tinha ouvido.