Já diziam os elitistas, champagne é champagne, o restante é espumante. Na realidade, a qualidade dos demais espumantes pelo mundo inteiro está em crescente constante, porém o fascínio pelo champanhe permanece intacto entre ricos e celebridades pelo planeta.
O levantamento feito por The Drinks Business desconsiderou garrafas de formatos especiais, deste tamanho Magnum com 1,5 litros até Midas de 30 litros, que podem custar expressivas fortunas.
A pesquisa foi realizada com base nos dados do site Wine Searcher, e considerou somente preço médio de garrafas padrão de 750 ml, comercializadas em mercado regular, sem considerar garrafas vendidas no leilão. Nessa seleção estão os 10 champanhes mais caros do mundo, e o preço está em libras esterlinas, que custa por volta de R$3,70 cada libra.
Veja também os vinhos, Whiskys, vodkas e cervejas mais caras do mundo.
Top 10 champanhes mais caros do mundo
Moët & Chandon – BiCentenary Cuvée Dry Imperial 1943 – £ 832
A fundação da Moët & Chandon foi em 1743 pelo Claude Moët, e atualmente apresenta mais de 1.000 hectares de vinhedos, com produção em torno de 26 milhões de garrafas de champanhe anualmente. Esta bebida de 832 libras esterlinas ocupa a décima posição nesta seleção.
A autorização real é detida pela mesma para fornecimento desta bebida para rainha Elizabeth II da Inglaterra. Esta Cuvée de 1943 teve lançamento em comemoração ao 200° aniversário da Maison de Champagne.
Krug Brut David Sugar – ‘Quail Design in Flowering Tree’ – £ 1.080
Trata-se de edição limitada de Krug Brut que contém o desenho da codorna sentada na árvore florida, e são totais 1.080 libras esterlinas pela bebida, o que a coloca em nona posição entre os 10 champanhes mais caros do mundo.
Moet & Chandon Dom Perignon by Karl Lagerfeld – £ 1.169
A produção desta edição especial de Dom Perignon foi por Moët Chandon, com lançamento no ano 1998, e apresentou design do estilista alemão Karl Lagerfeld. Ele é designer-chefe e diretor criativo da grife francesa Chanel, de sua marca própria e da italiana Fendi.
Krug – Private Cuvée – £ 1.189
Joseph Krug foi fundador da Krug, no ano 1843, com base principalmente em Reims. Atualmente a maison integra o conglomerado multinacional LVMH, Louis Vuitton Moet Hennessy, e o portfólio inclui Moët & Chandon, Ruinart, Château d’Yquem e Veuve Clicquot.
Boërl & Kroff – Brut Rose – £ 1.314
A marca Boërl & Kroff é criação da maison Drappier, e esta bebida de 1.314 libras esterlinas ocupa a sexta posição entre os 10 champagnes mais caros do mundo. No ano 1995, Michel Drappier optou por vinificar de maneira separada as melhores bagas do acre de suas vinhas, com designação dos mesmos, exclusivamente, para elaborar esta nova marca.
Moët & Chandon – Dom Perignon White Gold – £ 1.475
Trata-se da edição especial de Dom Perignon, que é envolta pela caixa banhada em ouro branco, com gravação do rótulo de Dom Perignon. Este item especial é muito procurado por colecionadores.
Boërl & Kroff Brut – £ 1.488
A versão deste Boërl & Kroff é Brut NV. E para o segmento ostentação, a garrafa Midas de 30 litros desta bebida é disponível por totais £ 71.856. O preço de 1.488 libras esterlinas coloca esta bebida em quarta posição nesta seleção.
Krug Clos d’ Ambonnay – £ 1.615
Este é o único champagne Blanc de Noirs da seleção dos 10 champanhes mais caros do mundo, ocupando a terceira posição, sendo a produção de 100% com uvas Pinor Noir.
Moet & Chandon Dom Perignon Charles & Diana 1961 – £ 2.576
No ano 1981, Dom Pérignon foi selecionado como o champanhe oficial para casamento da Lady Diana Spencer e príncipe Charles. Magnuns de Dom Pérignon Vintage 1961, sendo o ano de nascimento da Diana, foram servidos na data, com ostentação da insígnia especial produzida somente para cerimônia.
Após período, quantidade limitada de garrafas normais desta bebida foi liberada em comemoração a ocasião, atualmente comercializadas por preço médio de 2.576 libras esterlinas.
Goût de Diamants, Taste of Diamonds – £ 1.2 milhões
O lançamento da Taste of Diamonds foi em 2013, porém não surge cotada no Wine Searcher. Uma destas garrafas de edição limitada, com desenho de Alexander Amosu foi comercializada por 1.2 milhões de libras esterlinas, transformando-se na mais cara garrafa de champagne do planeta.
Cada garrafa desta bebida recebe adorno de gigantesco cristal Swarovski especial, no interior de um emblema de estanho em formato de diamante, que remete muito ao símbolo do Superman.
Vou continuar com o meu Dom Perignon Diana e Charles. Diamantes pra o lado. . .
e eu com meu dolltnho
kkkk…
Sou muito mais 1 Garrafa de Cachaça…
pois è
Pobre só tem dinheiro pra tomar cachaça mesmo…