Muitos animais marinhos como ouriços do mar, lagostas têm relativamente altas taxas de mortalidade no oceano, pela colheita e pesca. Porém, quando são deixados sozinhos, eles poderiam viver até 100 anos ou mais. Há uma única criatura no planeta que poderia viver mais que o restante dos seres vivos. A seguir estão os 10 animais de vida mais longa do mundo.
Rougheye Rockfish
Este peixe é conhecido também como blacktip rockfish e cresce até máximo, em torno de 97 cm em comprimento. O macho da espécie pode viver por até 3 anos.
Mas a fêmea está entre as criaturas aquáticas de vida mais longa e foi constatado que pode viver até 200 anos. A espécie habita de maneira subaquática entre 198 e 670 metros de profundidade no Oceano Pacífico; se alimenta de caranguejos, peixes, camarões, entre outros.
Red Sea Urchins
Este ouriço (Strongylocentrotus franciscanus) vive em águas pouco profundas do Oceano Pacífico, desde o Alasca até Baja Califórnia no México. É tipicamente encontrado nas costas rochosas, abrigados da ação extrema das ondas. E em muitas vezes ultrapassa 30 anos, porém cientistas encontraram alguns exemplares que apresentavam mais de 200 anos de idade.
Baleia-da-Groenlândia (Bowhead Whales)
Esta baleia é de cor escura, sem barbatana dorsal, e é segunda baleia azul em comprimento, mas poderia viver até 60-70 anos, semelhante às outras baleias. Alguns estudos sugerem que algumas Baleia-da-Groenlândia atingiram 150-200 anos de idade. Uma baleia em particular viveu até 211 anos de idade e outras 4 viveram mais que 100 anos de idade.
Shortraker rockfish
Está classificado em espécies do tipo demersais que surgem do sudeste da península Kamchatka, Rússia, para Fort Bragg, Califórnia. O peixe pode crescer mais de um metro e pesar 20 quilos.
Desde 1991 a caça deste peixe tem sido limitada para prevenir excesso de pesca e caça. Um exemplar foi capturado no sul das Ilhas Pribilof em profundidade estimada de 640 metros, com uma estimativa de vida entre 90 e 115 anos de idade.
Mexilhões de pérola de água doce (Freshwater Pearl Mussels)
Trata-se de um molusco bivalve aquático, considerado pelos biólogos marinhos como espécie ameaçada de extinção. É um dos invertebrados de vida mais longa que existe, e o exemplar mais velho já visto foi na Estónia, foi capturado em 1993, quando tinha 134 anos de idade.
Warty Oreo
É um peixe marinho da espécie Allocyttus verrucosus que surge em todos os oceanos do sul em profundidades entre 300 e 1.600 metros. O comprimento é de até 42 cm e vivem em águas de encostas continentais, e formam em grandes escolas sobre terreno áspero. São criaturas de longa vida, em até 210 anos de idade. Isso o define como o macro vertebrado de mais longa vida no mundo.
Tartaruga Gigante
As tartarugas gigantes são animais de habitação em terra reclusa que são famosos por apresentar longa vida. Uma tartaruga de tamanho médio poderia viver em torno de 100 anos, a depender da sua saúde e ambiente em que vive. Registros apontam que Adwaita, tartaruga macho gigante de um zoológico na Índia, viveu até 250 anos de idade (foto). Esse animal aparece também na listas do animais ameaçados de extinção.
Ocean Quahog
Este é um típico molusco bivalve da família Arcticidae, encontrado principalmente em torno da costa escocesa. Os moluscos não se movimentam muito, cavam profundamente na areia ou lama e vivem ali por longos períodos. Eles crescem muito lentamente, e uma vez que a quantidade da população foi reduzida, podem levar um longo tempo para recuperação.
Em 2006, foi capturado um exemplar vivo da espécie que viveu entre 1499-2006. Isso mesmo, foram 507 anos de vida.
Esponja da Antártida (Antarctic Sponge)
A Esponja da Antártida naturalmente surge no oceano Antártico. E as baixas temperaturas dessa região fizeram com que esta criatura ficasse imóvel e ter um crescimento extremamente lento. A planta quando deixada sozinha pode prosperar por séculos, milênios até. Já foi registrado por cientistas uma amostra da espécie que estimava em 1550 anos de idade.
Água-viva
Trata-se de animal marinho de livre nado, consistindo de um gelatinoso sino em formato de guarda-chuva e tentáculos que rastejam pelas aguas. A água-viva habita todos os oceanos, da superfície até o fundo do mar e poucos habitam em água doce.
A criatura gelatinosa vive por no mínimo, 500 milhões de anos, ou possivelmente mais. Mas um determinado tipo de água-viva vive pela eternidade. A espécie Turritopsis dohrnii é o único animal capaz de reverter completamente fase de pólipo depois de ter alcançado determinada idade.
Quando a água-viva imortal é exposta ao estresse ambiental, está doente ou velha, ela pode reverter para fase de pólipo, formando uma nova colônia de pólipo através do processo de trans diferenciação ou reprogramação de genealogia.
Muito bacana isso!
Lendo isso descubro que a Longevidade está em se alimentar de peixes e plantas e ter uma vida mais lenta sem correrias, e viver em baixas temperaturas.
Observe pelo 2° 4° e 10° lugar
caraaaaaaka mano e eu e minha esposa discutindo se era a baleia ou a tartaruga q vivia mais , nada disso porrrra 500 milhoes de anos, ce é loko cachuera!
gostaria de saber como eles fazem essas estimativas de idades?
“olá, dona tartaruga tudo bem com a senhora? poderia me apresentar sua certidão de nascimento ou seu rg?,hum, muito obrigado, nossa são 150 anos meus parabéns a senhora está muito bem, continue assim”
Eaí Anderson, blz? Parece difícil de descobrir a idade de um ser vivo né? Mas é uma atividade muito simples feita em laboratório bioquímico, em que se analisa a integridade das células (animal ou vegetal) e um elemento de degradabilidade, que é o carbono, especialmente o carbono 14. Mais de 90% em massa de um animal ou planta é carbono, e por isso, através de regra de 3 simples, consegue-se descobrir a real idade, pela taxa de degradabilidade desse carbono 14 presente nas células de animais ou plantas. Por exemplo: detectou-se que a taxa de degradação do carbono 14 foi 1, então esse animal ou planta teria 100 anos de vida, pois a taxa de degradação do carbono 14 é 10 vezes mais lenta do que a degradação de todos outros constituintes que formam um corpo.
Obs: a taxa de degradação do carbono 14 pode ser menos do que 1, como 0,6, por exemplo. Neste caso o animal ou planta teria 60 anos de idade.
Corrigindo: a taxa de degradabilidade do carbono 14 é 100 vezes mais lenta! Pensei certo, mas digitei 10 no lugar de 100, desculpe.
Queria ser uma água viva para viajar todo o mar e nunca morrer
cara são animais e não deminios samuel belle se liga man
Mais uma desnecessária e sem nexo lição de moral pseudo-religiosa de alguém que acha que com essa conduta “virtuosa” vai ter algum benefício futuro puxando o saco divino. Esse texto é sobre animais longevos, não sobre religiosidade…
Eu queria ser uma agua viva para viver pela eternidade.
De que adianta o homem viver 100 anos ou mais, ou ser eterno como tu disse que queria, se nao tiver a alma eterna no céu com Deus nosso Salvador.
q mané Senhor, Senhor sou eu