Os aminoácidos são blocos de formação das proteínas e podem ser essenciais e não essenciais. Os não essenciais podem ser produzidos pelo corpo humano, mas os essenciais não são fabricados pelo organismo, daí a necessidade de ingestão dos alimentos fontes de proteínas para obtenção destes aminoácidos essenciais.
As proteínas de origem animal são fornecedoras de aminoácidos de alto valor biológico, logo, é proteína completa, devido à mesma conter todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções adequadas para necessidades orgânicas.
E as proteínas de origem vegetal, são de baixo valor biológico, já que possuem quantidade menor de aminoácidos essenciais. A alimentação rica em proteína auxilia a ganhar massa muscular e na queima da gordura.
Porém o consumo destes alimentos ricos em proteína de origem vegetal é fundamental para o vegetariano, já que oferecem o crescimento de tecidos, unhas e cabelos. Nesta seleção estão os 10 alimentos ricos em proteína, com quantidade de proteína em destaque para porção de 100 g do alimento posicionado.
Lentilha – 9,1 g/proteína vegetal
As lentilhas apenas apresentam um aminoácido essencial, então devem ser consumidas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas, por exemplo, a sopa de lentilhas com pão. A dica para adicionar lentilhas no cardápio é acrescentando na sopa, em pratos recheados, cozidos.
Trigo Sarraceno – 11 g/proteína vegetal
Este alimento é denominado energizante e nutritivo, com altas quantidades de farelo, e disponível em variedades, leve ou integral, sendo a integral mais nutritiva. O trigo sarraceno não apresenta glúten, é adequado então para dieta celíaca. A quantidade de proteína encontrada é superior em comparação com arroz, milho ou trigo.
Quinoa – 12 g/proteína vegetal
A quinoa é rica em proteínas, e auxilia no fortalecimento muscular, em especial para os praticantes de exercícios físicos. As quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes para prevenir doenças cardiovasculares e diminuir colesterol.
A quinoa é alimento importante no cardápio, e também auxilia no fortalecimento dos ossos e para prevenir doenças como hipertensão e osteoporose, pelas quantidades de cálcio.
Soja – 12,5 g/proteína vegetal
A soja é um grão rico em proteínas, e o cultivo iniciou na Ásia há mais de 5 mil anos. A exploração comercial passou para o Ocidente somente na segunda década do século vinte, pelos Estados Unidos. A soja oferece muitos benefícios para saúde, ajuda na diminuição dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e auxilia a elevar níveis de HDL, colesterol bom.
Ovo – 13 g/proteína animal
Ovo é alimento fonte rica de proteína e mais 13 nutrientes essenciais. Os ovos apresentam grandes benefícios para olhos. Segundo estudo, um ovo diariamente pode prevenir degeneração ocular pelo conteúdo de carotenóides, em especial luteína e zeaxantina.
Pescada – 19,2 g/proteína animal
A pescada é determinada peixe de carne branca e por este detalhe é caracterizada por apresentar baixos teores de gordura, em torno de 5%, e elevados teores de proteínas. Trata-se de boa opção para indivíduos que estão em regime de dieta.
Em comparação com peixes gordos, a pescada tem menor teor de ácidos gordos ómega-3, mas favorece para melhoria de níveis de colesterol e permite reduzir a pressão arterial diastólica e perímetro da cintura.
Salmão – 23,8 g/proteína animal
O salmão além de delicioso pode ser caracterizado um dos alimentos mais saudáveis do mundo, pela presença de nutrientes capazes de melhorar humor, ainda reduzir flacidez, evitar envelhecimento precoce, prevenir contra doenças inflamatórias e do coração, entre outros benefícios.
Queijo – 26 g/proteína animal
O queijo é alimento importante para ganhar peso. É item repleto de proteínas, cálcio, vitaminas, gorduras, e minerais. Para formação e crescimento do músculo, as proteínas são necessárias.
Já para processos baseados em gordura no corpo, e melhoria da função metabólica, respectivamente, são necessárias gorduras e cálcio. O adequado é comer quantidade ideal, realizar atividade e dormir o suficiente.
Carne de Vaca – 26,4 g/proteína animal
A carne de vaca apresenta significativo valor nutricional, como fonte por excelência de proteína animal, é rica em ferro. E representa boa fonte de vitaminas do complexo B, B1, B2, B3, B6 e B12. A carne de vaca ocupa a segunda posição entre os 10 alimentos ricos em proteína.
Carne de Frango – 32,8 g/proteína animal
A digestão do frango é mais fácil em comparação com a carne bovina, e é opção de proteína importante direcionada para dieta. A carne de frango apresenta quantidade de gorduras saturadas muito menor comparando com carne bovina. E estas gorduras são responsáveis pela maioria das situações de problemas cardíacos na atualidade.
Na carne de frango, é encontrada enorme variedade de vitaminas, em especial vitaminas do complexo B, fundamentais para metabolismo celular, pois são essenciais nos processos energéticos, e para órgãos internos como fígado, intestino, e estômago, como também além, para órgãos mais exteriores e visíveis como cabelo e pele.
EU FIZ UMA OPERAÇÃO RETIREI UM RIM POR CAUSA DE UM TUMOR TENHO RESTRIÇÕES NA LIMENTAÇÃO O NÃO?
Feijão preto tem 21g prot. por 100g.
Beleza, além do preço barato, porque ele esta 7,50 e o branco está 15,59 é mole, vi hoje no Mercado, e ai você posta isso, vou continuar comprado, vou virar carioca que sempre gostou do feijão preto, por isso que eles tem aquela cor de pele,
Não dissemine mentiras pesquisei e deu o mesmo resultado os alimentos com mais proteinas são os de origem animal e não vegetal , os vegetais com proteinas suprem a necessidade de proteina de vegetarianos mas os que tem mais proteina mesmo são os de origem animal
Na verdade brocolis e couve não tem mais proteina que carne não eles são os que tem mais proteina no mundo vegetal mas em geral não são as carnes mesmo
Vocês estão se esquecendo do brócolis e da couve!!! Elas contém muito mais proteínas que o frango, é só pesquisar!!!!!!! Além disso, são naturais, não contém hormônios, não incitam à crueldade animal. ; )
Só delicias, por isso devemos acatar a dica, porque a saúde é bem mais precioso que devemos preservar, pra sermos mais Matuzalém.
Cadê o brócolis e a couve?! são muito mais ricos em proteínas que todos os outros, e não vêm de animais, não há crueldade!