Basicamente, a inundação significa cobrir ou submergir algo com líquido. Quando a água inunda algo, especialmente algo que acumula velocidade e poder, há pouco que se possa fazer para combater ou evitar isso. Trata-se da natureza, sem medida e com força brutal. Os tsunamis que são inundações desencadeadas por terremotos, normalmente vão destruir e esmagar tudo em seu caminho.
Nesta seleção estão em destaque as 10 inundações mais mortais da história moderna. Essa volta ao passado mostra 10 trágicos casos infelizes e fatais onde a água provocou mais dano do que bem por transbordar seus bancos ou simplesmente submergir as coisas erradas.
Inundação Tianjin – 1939
Em 1939, uma inundação infeliz atingiu Tianjin na China e tirou a vida de 20.000 pessoas no processo, sendo décima posição nesta seleção, das 10 inundações mais mortais da história moderna.
Fome de Bangladesh – 1974
É estranho relatar Bangladesh nessa lista, mas isso pode também ser atribuído ao seu infeliz local no mapa que deixa o lugar muito vulnerável as chuvas de monções. Até 1974, o país sul asiático não tinha testemunhado qualquer inundação tão pior quanto à inundação que aconteceu naquele ano. Junto com a inundação vieram doenças que tiraram tanto quanto 29.000 vidas.
Inundação do Rio Yangtze – 1954
A China é realmente grata ao rio Yangtze, já que este conta com tanto quanto 20% do total do PIB na China e ranqueia como o terceiro maior rio do mundo e o número 1 na Ásia. No entanto, o rio Yangtze não é reconhecido por sua natureza calma, já que sempre foi popular por inundações devastadoras de época à época. Em 1954, a Província de Hubei na China viu o lado violento do rio Yangtze.
Aproximadamente na segunda metade daquele ano, o rio foi subiu a um nível jamais visto e apesar de diferentes medidas colocadas para conter este desastre, a natureza não considerou. A inundação subiu a um nível não precedente e foi considerada a ter atingido um novo nível de pico de recorde de 44.6 metros. A inundação foi apontada a tirar mais do que 30.000 vidas.
Inundação na Guatemala Oriental – 1949
Durando por mais de 30 dias, a inundação da Guatemala foi algo que ninguém esquece. A inundação foi incitada pelo furacão do Pacífico. Aproximadamente 40.000 pessoas perderam suas vidas neste desastre infeliz e é claro, mais do dobro do número foi deixado sem casas.
Inundação do Rio Yangtze – 1911
O rio Yangtze aparece na seleção novamente. E certamente não precisa de introdução agora. Em 1911, o rio mais longo na Ásia inundou Chang Jiang. O rio é considerado a ser o principal condutor da maior barragem hidroelétrica e é também a principal fonte de irrigação e transporte na China. No entanto, em 1911, o rio Yangtze transbordou e tirou mais do que 100.000 vidas no processo, em adição à destruição de vidas e propriedades.
Inundação do Delta do Rio Vermelho – 1971
Localizado na parte norte do Vietnã e percorrendo mais de 15.000 quilômetros quadrados, o Delta do Rio Vermelho inundou a área no curso da Guerra do Vietnã onde 100.000 pessoas perderam suas vidas em Hanoi durante esta inundação catastrófica.
Inundação do Rio Yangtze – 1935
A inundação de 1935 pelo rio Yangtze tirou mais de 145.000 vidas. É importante notar que no verão, o rio Yangtze quase sempre inunda suas áreas circundantes. Com a inundação também vieram doenças carregadas pela água indesejadas como tuberculose e dermatite que apenas adicionaram sal ao ferimento.
Falha na Barragem de Banqiao – 1975
Localizada na província de Henan na China, a Barragem de Reservatório de Banqiao estava entre as várias barragens que foram infelizmente destruídas pelo tufão Nina em 1975. Segundo os relatórios, a inundação que ocorreu após o tufão tornou impossível para a barragem lidar com a água tanto quanto o dobro de sua capacidade pretendida.
Em agosto de 1975, a falha desta barragem levou à inundação catastrófica que tirou mais de 231.000 vidas. Algumas das vítimas morreram como resultado de complicações surgindo da inundação.
Inundação do Rio Amarelo – 1938
Esse foi o segundo maior ato da guerra ambiental. Em 1938, a China estava sob fogo das forças japonesas durante a segunda guerra sino-japonesa. As autoridades da China então tentou deter o avanço das tropas japonesas destruindo os diques no Rio Amarelo e assim permitir que um onda gigante avance pelas regiões mais baixas. Como resultado, mais de 800.000 tropas japonesas foram levadas, causando grande baixa militar no poder japonês.
A Grande Inundação da China – 1931
Entre as inundações mais catastrófica a ter acontecido na história recente, a Inundação da China foi apontada a ter sido a mais fatal de todas. As tempestades de neve e inverno contribuíram por ter aumentado os níveis dos rios na China em 1931.
No entanto, a real destruição não aconteceu até aproximadamente junho do mesmo ano, quando os 3 maiores rios no país sofreram um aumento significativo em seus níveis de água que seguiram além de seus limiares. É estimado que aproximadamente 4.000.000 de pessoas perderam suas vidas neste incidente muito infeliz.
As enchentes são consequências do ser humano que não preserva a natureza e depois ela cobra, portanto devemos se precaver, pra que não tenhamos mais um Dilúvio destruidor da humanidade, temos também que preservar os Mares pra não nos invadam como está acontecendo em muitas cidades que tem Mar.