Nesta seleção estão em destaque os 10 países mais antigos do mundo. Para criar a seleção dos países mais antigos do mundo, inicialmente é preciso decidir quais indicadores de idade a escolher. O objetivo não foi fazer outra lista dos 10 países mais antigos do mundo, nem ranquear os mais antigos países por idade, já que há várias assim.
Inicialmente foram tomadas sugestões do Target Map que mediram há quanto tempo os países são independentes, em outras palavras, a idade de sua independência e foram classificados desta maneira. Então foi consultado o The World Factbook obtido do site da CIA, Central Intelligence Agency, para descobrir mais sobre a história destes países e suas nações.
Andorra – Independência em 1278
Andorra é um dos menores estados da Europa, e é situada entre a fronteira espanhola e francesa. Sua população total é de 85.702. Há 49% de pessoas locais, 24.6% de espanhóis, 14.3% de portugueses e 3.9% de franceses. Este país multicultural tem uma linguagem oficial, e é o catalão. No entanto, por causa da população mista, outras linguagens são usadas também. Teve independência em 1278.
Tailândia – Independência em 1238
Este país tem uma população total de 68 milhões de pessoas. O tailandês é o grupo étnico que está prevalecendo neste país, com 97.5% da população. Os birmaneses são uma minoria com 1.3%. Segundo Report of World Factbook, a Tailândia tem maior taxa de mortalidade devido a AIDS, o que pode resultar mais longe em expectativa de vida menor. A população do país é em grande parte rural, e é concentrada nas áreas de cultivo de arroz das partes central, nordeste, e norte do país.
Mongólia – Independência em 1206
De acordo com Factbook Report 2017, há em torno de 3 milhões de pessoas na Mongólia. Este país tem muitos grupos étnicos. No entanto, a maioria é Khalkh com 81.9%. Os mongóis são mais conhecidos pela história por suas conquistas.
No século 13, eles esgotaram o Império Mongol pela maior parte da Eurásia. Além da Mongólia, eles também vivem como minorias em outras regiões da China e Rússia. Onde quer que estejam eles estão unidos por uma herança comum e identidade étnica. E, seus dialetos são conhecidos como sua linguagem, o mongol. E, seus antepassados são conhecidos como proto-mongóis.
Portugal – Independência em 1139
A população total de Portugal é de mais do que 10 milhões. Eles dividem uma cultura comum portuguesa e falam o português como sua linguagem principal. A religião predominante deste país é o cristianismo, principalmente o catolicismo romano. Os portugueses foram um dos pioneiros da Era da Exploração, quando muitas terras nas Américas, África, Ásia, e Oceania são “descobertas”.
Hungria – Independência em 1000
A população total da Hungria é superior a 9 milhões. Os húngaros são também conhecidos como magyars, e eles não são apenas um grupo étnico, mas uma nação. Muitos grupos de pessoas com ascendência húngara vivem em várias partes do mundo como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, entre outros. Além disso, o povo húngaro tem vários subgrupos, segundo suas características lingüísticas e culturais locais. Alguns deles são o povo Székelys, Csángós, Palóc e Jász.
Áustria – Independência em 976
A população total da Áustria é mais do que 8 milhões de pessoas. As origens da Áustria moderna remontam ao tempo da dinastia de Habsburg quando a maioria do país estava sob o Sacro Império Romano. Após o colapso dos habsburgs, Áustria usava o nome da República da Alemanha-Áustria, que foi depois proibido sob os 2 tratados, de Versailles e Saint-Germain-en-Laye. Assim, depois disso o nome mudou para Áustria.
Dinamarca – Independência no século 8 (800-701)
A Dinamarca tem uma população total de 5 milhões de pessoas. O povo dinamarquês é considerado um dos mais felizes do mundo. Eles desfrutam de alto padrão de vida e valores altos em relação à educação, saúde, proteção de liberdades civis e governo democrático. Além disso, a Dinamarca é conhecida por ter a maior marca de mobilidade social no nível global.
França – Independência em 846
Dos 67 milhões de pessoas, os franceses são o maior grupo étnico neste país. Ao longo da história, o povo francês incluiu as populações de gauleses, latinos, francos, entre outros. No século 19, houve muitas migrações, e o governo defendeu assimilação através da qual os imigrantes deveriam aderir aos valores franceses e normas culturais. A França é terceira posição nesta seleção, dos 10 países mais antigos do mundo.
China – Independência em 221 a.C
Neste país muito povoado, mais de um bilhão de pessoas, de muitos grupos étnicos, o mais presente é Han Chinese com 91.6%. Através da história desta nação, houve muitas dinastias que foram predominantemente imperiais. Esse fato é evidente também pelo tamanho do território de hoje da China. A última dinastia governou até 1912 quando o país foi estabelecido como uma república.
Japão – Independência em 660 a.C
A primeira vez que o Japão foi mencionado é nos textos da história chinesa do século 1 d.C. E, além das influências de outras regiões, a China influenciou mais a formação da história japonesa. As 2 principais religiões neste país são shinto com 51.82%, e o budismo com 34.9%. O Japão é então posição líder nesta seleção, dos 10 países mais antigos do mundo.
Portugal foi o primeiro Estado-nação do mundo. Foram os portugueses que inventaram o conceito País, antes de Portugal não existiam países mas sim Reinos, Dinastias ou Cidades-estado. Por volta de 1510 os portugueses chegaram à China e deram-lhe o nome, não há nenhum registo da palavra China antes dos portugueses mas sim Dinastias. O Japão estava separado entre norte e sul e não era um país, foram os portugueses que o unificaram e o transformaram numa nação. O que se conta por aí está tudo errado e a escola serve para estupidificar as pessoas.
É por estas e outras que os Descobrimentos Portugueses são o maior feito da Humanidade.
O Egito atual, não tem nada haver com o Egito antigo que foi invadido pelos árabes!
Cadê San Marino e o Egito?
Faltou também a Italia e a grécia
Israel como país surgiu apenas após a Segunda Guerra, diferente do povo israelense, esse sim milenar, mesmo caso da Turquia que surgiu como país após a queda do Império Otomano. Mas realmente Egito e Grécia deveriam estar nessa lista creio que em 1ª e 2º lugares.
Israele egito sao muito maus antigo que isso deve pesquisar melhor
egito israel sirai é bem mais antigo Turquia
E o Egito? E a Grécia?
A Grécia é uma das mais antigas civilizações.
Japão, o meu país favorito o mais antigo. Incrível.
Justamente o meu país favorito é o mais antigo. Muito boa essa lista.