Nesta seleção estão em destaque as 10 fotos mais influentes de todos os tempos. Não há fórmula que faz de uma foto influente. Apenas se tem a certeza que são capazes de registrar momentos e situações significativas para as pessoas.
Segundo o editor-chefe da Time Magazine, “algumas imagens estão na nossa lista porque elas foram as primeiras de seu tipo, outras porque elas moldaram a maneira que nós pensamos. E algumas porque diretamente mudaram a forma que nós vivemos. O que todas as 100 compartilham é que são pontos decisivos na nossa experiência humana”.
O Terror da Guerra, Nick Ut, 1972
Esta foto é tirada por Nick Ut, em 8 de junho de 1972. Uma garota de 9 anos de idade, Phan Thi Kim Phuc correndo junto a um grupo de crianças e soldados. Ela tinha sido atingida por gasolina gelatinosa que a força aérea sul-vietnamita erroneamente lançou sobre a aldeia. A foto recebeu o prêmio Pulitzer em 1973.
A Criança e o Abutre Faminto, Kevin Carter, 1993
A imagem mais assombrosa das fotos mais influentes de todos os tempos, em março de 1993, o fotógrafo Kevin Carter fez uma viagem ao sul do Sudão, onde ele tirou uma foto icônica de um abutre próximo a uma pequena criança sudanesa, perto da aldeia de Ayod.
Almoço em Cima de um Arranha-céu, 1932
É o almoço mais perigoso ou arriscado, mas divertido, já capturado. 11 homens casualmente comendo, conversando e fumando como se não estivessem a 256.03 metros acima de Manhattan, com nada além de um feixe fino os mantendo no alto.
Esse conforto é real, os homens estavam entre os trabalhadores de construção que ajudavam a construir Rockefeller Center. Mas a foto, tirada no 69° andar do edifício emblemático RCA, agora GE Building, foi encenada como parte de uma campanha promocional para o complexo massivo de arranha-céu.
Alan Kurdi, Nilüfer Demir, 2015
A guerra na Síria estava acontecendo por mais de 4 anos quando os pais de Alan Kurki levaram o menino de 3 anos de idade e seu irmão de 5 anos de idade em um barco inflável e partiram da costa turca para a ilha grega de Kos, apenas a 4.8 km de distância.
Dentro de minutos após partirem, uma onda virou a embarcação, e a mãe e os 2 filhos afogaram. Na costa perto da cidade costeira de Bodrum, algumas horas mais tarde, Nilufer Demir da Agencia de Noticias Dogan News, foi até Alan, sua face virada para um lado e traseiro elevado, como ele estivesse apenas dormindo.
Um Homem na Lua, Neil Armstrong, Nasa, 1969
A foto tem importância histórica, sem dúvida. O segundo e último vôo espacial de Armstrong foi como comandante do Apollo 11, a primeira missão tripulada de pouso na Lua em julho de 1969. Armstrong e o piloto de Lunar Module, Buzz Aldrin, desceram para superfície lunar e passaram 2 horas e meia fora da nave espacial.
Rapaz Judeu se Rendendo em Varsóvia, 1943
O garoto aterrorizado, com suas mãos levantadas no centro da foto era um de quase meio milhão de judeus que se encontravam no gueto de Varsóvia, um bairro transformado pelos nazistas em um composto murado de opressiva fome e morte.
Mãe Migrante, Dorothea Lange, 1936
A imagem que fez mais do que qualquer outra para humanizar o custo da Grande Depressão, una crise econômica que assolou o mundo na década de 1930. A mãe migrante se tornou a foto mais icônica da Depressão. Através de um retrato íntimo da desgraça sendo exigida em toda a terra, Lange deu rosto a uma nação sofrida.
O desastre Hindenburg, Sam Shere, 1937
Esta foto da aeronave de passageiros alemã LZ 129 Hindenburg, foi tirada por Sam Shere do serviço de International News Photos, em Lakehurst, N.J., Naval Air Station em maio de 1937. Foi tirada exatamente quando, o hidrogênio inflamável do grande avião pegou fogo, causando um explosão em chamas amarelas intensas e matar 36 pessoas.
Mas é sua imagem, com seu imediatismo forte e grandeza horrível, que suportou como a mais famosa, dando a sua publicação nas primeiras páginas ao redor do mundo e em LIFE, e mais de 3 décadas depois, seu uso na capa do primeiro álbum de Led Zeppelin.
Cindy Sherman Untitled Film Still, 1978
Cindy Sherman é uma fotógrafa americana e diretora de cinema, conhecida por seus retratos conceituais. Desde que ela explodiu na cena artística no final dos anos 1970, Cindy Sherman a pessoa, sempre foi obscurecida pela Cindy Sherman o assunto.
As imagens dela se tornaram algumas das fotografias mais valiosas já produzidas. Por manipular os espectadores e reformular sua própria identidade, Sherman criou um novo lugar para a fotografia na arte fina. E ela mostrou que até a fotografia permite que as pessoas sejam algo que não são.
Untitled (Cowboy), Richard Prince, 1989
A imagem de Richard Prince tirada em 1989, intitulada Untitled (-Cowboy). Ela foi vendida por US$ 1.2 milhões em leilão em 2005. E foi o preço mais alto publicamente registrado pela venda de uma fotografia contemporânea, se destacando na lista das fotografias mais cara do mundo.
Várias outras, as também que me chocaram foram aqui no BR a dos Andraus e Joelma, que morte triste daquelas pessoas se jogando dos prédios e também do Helicóptero daquele Capitão que salvou muitas pessoas.;
Para mim, só merecem destaques as de número 10 – 09 – 07 – 03.