Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores palácios do mundo. A ação de determinar os maiores palácios do mundo é difícil, já que muitos países usam diferentes padrões para afirmar que seus palácios são os maiores. Na realidade, até a definição de palácio em si é muito ambígua.
Algumas fontes afirmam que um palácio deve ter uma vez sido destinado para uso como residência real, enquanto outra definição freqüentemente usada diz que um palácio é a residência oficial de um soberano, chefe de Estado (como um monarca ou um presidente), arcebispo ou bispo. No entanto, apesar destas controvérsias, há uma classificação comumente aceita de maiores palácios do mundo, e é possível verificar nesta seleção.
Palácio Real de Madrid – Madri, Espanha
Concluído em 1755, o Palácio Real de Madrid é a residência oficial da Família Real Espanhola, mas é apenas usado para cerimônias do Estado. Com incríveis 3.418 quartos, é atualmente o maior palácio funcionando na Europa. E tem área útil de 135.000 m².
O ultimo monarca que viveu continuamente no palácio foi Alfonso XIII, embora Manuel Azaña, presidente da Segunda República, também habitou, fazendo dele o último chefe de Estado a fazê-lo. Durante este período o palácio foi conhecido como “Palacio Nacional”. Há ainda um quarto próximo ao Real Capilla, que é conhecido pelo nome de “Escritório de Azaña”.
Castelo de Malbork – Malbork, Polônia
Originalmente construído como uma fortaleza pelos Cavaleiros Teutônicos, uma ordem religiosa católica romana germana, o Castelo de Malbork serviu como uma das várias residências reais polonesas. Atualmente, o castelo acolhe exposições e um museu. Com sua área de 143.000 m², é o nono maior palácio do mundo, nona posição nesta seleção.
Cidade Proibida – Pequim, China
A Cidade Proibida foi um palácio imperial chinês da dinastia Ming para a dinastia Qing, 1420 a 1912. Localizado no centro de Pequim, serviu como lar de imperadores e seus agregados familiares, assim como centro cerimonial e político do governo chinês. É composto por 980 edifícios e possui área útil de 150.000 m².
Palácio Apostólico – Cidade do Vaticano, Vaticano
Localizado na Cidade do Vaticano, o Palácio Apostólico é a residência oficial do Papa. O edifício contém Apartamentos Papais, vários escritórios da Igreja Católica e a Santa Sé, capelas privadas e públicas, Museus do Vaticano, e Biblioteca do Vaticano. A área total do palácio é de 162.000 m².
Istana Nurul Iman – Bandar Seri Begawan, Brunei
Completado em 1984 no custo de US$ 1.5 bilhões, Istana Nurul Iman é a residência oficial do Sultão de Brunei e a sede do governo de Brunei. Após sua conclusão, era o maior palácio residencial do mundo e a maior residência única familiar já construída. E tem área de 200.000 m².
Rashtrapati Bhavan – Nova Deli, Índia
Anteriormente conhecida como Viceroy’s House, Rashtrapati Bhavan é lar oficial do presidente da Índia. Localizado no extremo oeste de Rajpath em Nova Deli, o palácio tem área total de 200.000 m², sendo quinta posição nesta seleção, dos 10 maiores palácios do mundo.
Ak Saray – Ancara, Turquia
Localizado em Ancara, Ak Saray é o palácio presidencial da Turquia. Ele tem ao menos 1.150 quartos, casas de hóspedes adicionais, jardim botânico, situation room com satélite e sistemas de comunicação militar, bunkers capazes de resistir a ataque biológico, nuclear e de armas químicas, parque e centro de congresso. E tem área de 200.000 m².
Palácio do Louvre – Paris, França
Originalmente uma Fortaleza construída no período medieval, o Palácio do Louvre se tornou um palácio real no século 14 sob Carlos V, e foi usado de tempo em tempo pelos reis da França, como sua residência principal de Paris. Atualmente, a maioria do edifício é usada como um museu. O palácio ocupa uma área de 210.000 m².
Palácio Imperial de Hofburg – Viena, Áustria
Construído no século 13 e expandido desde então, o Palácio Imperial de Hofburg é um antigo palácio imperial que abrigou algumas das pessoas mais importantes na história européia e austríaca, incluindo monarcas da dinastia Habsburg, governantes do império austro-húngaro. O palácio tem 2.600 comodos e uma área total de 240.000 m².
Palácio do Parlamento – Bucareste, Romênia
Localizado no centro de Bucareste, o Palácio do Parlamento é sede do Parlamento da Romênia. Além de ser o maior palácio do mundo, posição líder nesta seleção, é o edifício mais pesado do mundo, o segundo maior edifício administrativo do mundo, quarta maior construção do mundo e um dos edifícios mais caros. O palácio tem espaço de 330.000 m².
Um edifício parlamento colossal conhecido por seu interior ornamentado composto de 23 seções, e abriga o Senado e a Câmara dos Deputados, 3 museus e um centro de conferência internacional. O Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu do Totalitarismo Comunista estabelecido em 2015, e o Museu do Palácio são hospedados dentro do Palácio.
Embora nomeado como Casa da República, após a Revolução Romena em 1989 se tornou amplamente conhecido como Casa do Povo. Devido aos seus dotes impressionantes, conferências, simpósios e outros eventos são organizados pelas instituições estatais e organismos internacionais, mas mesmo assim, cerca de 70% do edifício está vazio.
A construção do Palácio começou em 1984 e inicialmente deveria ter sido completada em apenas 2 anos. O prazo foi prorrogado então até 1990, mas até agora não está finalizado. Apenas 400 salas e 2 salas de reuniões são completas e usadas, de um total 1.100 salas.
E o palácio de Versalhes? Eu fui no do louvre e o de Versalhes é bem maior
Pra que serve toda essa ostentação, se esse dinheiro fosse usado pro o bem da humanidade muitas coisas ruins não tinham acontecidos nesses países, mas o homem vive de Obras pra eles não serem esquecidos, vide o nosso Palácio dos nossos Imperiais no RJ, talvez nem sirva de moradia pros nossos descendentes dos nossos Reis, como a Família Orleans que eu gostaria de prestar homenagens a eles como fazem na Inglaterra com a Família Real de lá, seria legal na Independência vê-los desfilar em carros na Avenida Brasil, mas isso e um sonho.