A Terra tem sido abençoada com muitos metais e não-metais que estão sendo usados pelos seres humanos por milhares de anos. Um dos metais descobertos mais cedo é o ferro ou minério de ferro, que remonta a 3500 a.C.
E é denotado pelo símbolo químico Fe. Não é muito raro e caro, quando comparado com ouro e diamante, mas tem sua importância única e uso no mundo moderno.
O ferro possui cores metálicas diferentes em seus estágios iniciais como amarelo, laranja, vermelho-oxidado, cinza escuro e roxo profundo, mas quando é purificado muda em uma cor única. É o principal componente na fabricação do aço; e é a razão de ter se tornado muito popular e útil. Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores países produtores de ferro do mundo.
África do Sul
Segundo relatórios, este país produziu 67 milhões de toneladas métricas em 2013. A maioria de sua parte está localizada nas áreas do Cabo Norte próximo ao Campo de Manganês Kalahari.
Rússia
A indústria mineira da Rússia é a maior do mundo. As empresas de produção do aço detêm os depósitos russos. As minas russas estão localizadas em áreas distantes. E sua produção de minério em 2010 estava na faixa de 100 a 105 milhões de toneladas, e este estoque deve aumentar até 2020 no país mais extenso do mundo.
Cazaquistão
O Cazaquistão também tem imensas reservas estimadas a ser de 12.5 bilhões de toneladas, e 40% são consideradas de qualidade de exportação. As reservas de ferro contêm 39% do total de ferro puro.
O país tem 3 grandes empresas de extração, das quais a associação de produção Sokolov Sarbaiiron contribui com 80% da extração. Assim, a economia é altamente dependente de sua produção e da produção de outros minerais.
Irã
O Irã também participa da seleção como grande produtora de ferro, e é sétima posição, entre os 10 maiores países produtores de ferro do mundo. Ele possui uma produção total de 33 milhões de toneladas.
No ano 2012, o Irã abriu uma fábrica em Horizon. A empresa de extração Chadormalu é a maior no país. A nova fábrica em Sirjan produz 5 milhões de toneladas por ano.
Índia
As reservas de ferro totais na Índia são de 12 milhões de toneladas. Os recursos de alta qualidade são muito limitados, e a maioria do ferro é de qualidade ruim, o de boa qualidade é produzido no setor Bailadila de Chattisgarh e uma pequena quantidade em Karnataka, Jharkhand, Orissa, Goa e Madhyan Pradesh. A Índia é também o quinto maior exportador do mundo, e exporta principalmente para países como Japão, Coréia e alguns outros.
Ucrânia
Ucrânia tem grandes reservas de ferro que são minérios metamórficos localizados em escudo cristalino ucraniano. As reservas totais do país são estimadas a serem de 27.4 bilhões de toneladas.
A indústria do ferro é a principal contribuição para a economia da Ucrânia. Estas reservas são consideradas como suficientes para os próximos 100 anos. A maioria das minas é profunda, a céu aberto e minas subterrâneas de onde o metal é difícil de ser extraído.
Canadá
A empresa de minério de ferro do Canadá lida com a fabricação e processamento junto com a extração. O maior lugar de extração é Labrador, através de uma formação gigantesca de cordilheira entre Labrador e Quebec. Estes lugares mantêm toda a produção do Canadá. A extração em mina foi iniciada em 1954 enquanto descoberta em 1892.
Brasil
O Brasil é considerado terceiro maior produtor de ferro do mundo, sendo terceira posição nesta seleção, entre 10 maiores países produtores de ferro do planeta. É o maior produto de transporte do Brasil. As principais minas de ferro são Vila Nova com reservas de 9.187.000 toneladas. No estado de Minas Gerais é o Quadrilátero de Ferro que controla a maior produção de ferro no país.
Austrália
A Austrália produz em torno de 660.000 toneladas de ferro anualmente. A mineração do minério de ferro no país representa 47% do valor total dos recursos do estado, com valor de US$ 33.56 bilhões.
E quase 70% da produção do país são exportados para China, seguido por Japão, e Coréia do Sul. O governo da Austrália recebe em torno de US$ 3.9 bilhões em royalties da mineração do minério de ferro no país.
China
A China lidera esta seleção por produzir em torno de 15.000.000 de toneladas de ferro anualmente. E não é apenas o maior produtor de minério de ferro, mas também o maior consumidor, levando ao desenvolvimento da maior indústria siderúrgica do mundo.
Após 4 anos consecutivos de declínio, a produção da China em 2002 testemunhou um aumento de 108 toneladas métricas. A demanda chinesa por seu minério importado ou domesticamente fabricado é a chave determinante da previsão para o mercado global de minério de ferro em curto prazo. O país é também o maior importador de minério de ferro do mundo.