Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores países produtores de algodão do mundo até 2017. O algodão é uma das fibras comerciais mais importantes produzidas e é uma das mercadorias mais importantes importadas e exportadas pelo mundo inteiro devido aos seus usos em indústria têxtil, colchão e indústria de cama, indústria do petróleo, indústria de sabão, entre outros.
A produção anual de algodão é de surpreendentes 25 milhões de toneladas, representando 2.5% da terra arável do mundo. O cultivo de bolas de algodão é uma tarefa difícil em si, e exige muito esforço e trabalho. A invenção do processo de descaroçamento e mecanização do algodão ajudou os produtores a diminuir o trabalho e aumentar a produção. Sendo a matéria-prima mais procurada do mundo, há grande competição entre os países para a produção comercial do algodão.
Turcomenistão
Sua produção anual é de 199.358 toneladas métricas. O algodão é cultivado em metade da terra irrigada do país e é irrigada pelo desvio de água do rio Amu Darya. Ahal, Mary, Chärjew, e Dashhowu são as principais regiões produtoras de algodão do Turcomenistão. 300 quilogramas por cidadão é a produção de algodão per capita, assim o Turcomenistão produz mais algodão per capita do que qualquer outro país do mundo. Uma importante fonte de renda para os habitantes e fundamental para a economia do país.
Argentina
A Argentina produz 214.371 toneladas métricas de algodão por ano cultivado ao longo da fronteira nordeste da nação. A colheita vai de meados de fevereiro a meados de julho. Apesar da falta de instalações de irrigação, a Argentina consegue aumentar sua produção com a introdução de fertilizante na região pelo Embaixador Militar dos Estados Unidos da Agricultura, Manuel Senor Rojas.
Turquia
A Turquia se destaca produzindo em torno de 853.831 toneladas de algodão anualmente. O governo turco aumentou os bônus de produção de algodão para incentivar a produção. As melhores técnicas de plantio e outras políticas estão ajudando os produtores a obter rendimentos mais altos.
Austrália
Uma quantidade estimada de 976.475 toneladas métricas de algodão anualmente. Em torno de 495 hectares de terra é usada em produção de algodão representando 17% do total de terras agrícolas da Austrália. Principalmente Queensland, em torno de Gwydir, Namoi, vales de Macquarie e NSW ao sul do rio McIntyre. São as regiões produtoras de algodão com quase 1200 fazendas.
Uzbequistão
A produção anual de algodão no Uzbequistão é de 1.053.740 toneladas métricas. A renda nacional do Uzbequistão depende muito da produção de algodão. Por causa disso, o apelido do algodão no Uzbequistão é “ouro branco”. A indústria é controlada pelo estado em um nível nacional.
Brasil
O Brasil produz uma quantidade estimada de 1.639.537 toneladas métricas de algodão por ano. A produção de algodão aumentou recentemente devido às várias intervenções econômicas e tecnológicas, como o apoio governamental, o surgimento das novas regiões produtoras de algodão, e tecnologias de agricultura de precisão. O estado de maior prdoução é o Mato Grosso. O Brasil é também o terceiro maior exportador no mundo.
Paquistão
São 2.216.932 toneladas métricas de algodão são produzidas no Paquistão anualmente. A produção do algodão é integral para o desenvolvimento econômico do Paquistão. O algodão é cultivado como uma cultura industrial em 15% da terra da nação durante a estação kharif, que inclui os meses de monção de maio a agosto. As províncias de Punjab e Sindh são as regiões proeminentes produzindo algodão no Paquistão. O uso de uma melhor variedade de algodão, especialmente algodão BT aumentou a produção.
Estados Unidos
A produção total anual é de cerca de 3.598.853 toneladas métricas nos Estados Unidos, que são terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores produtores de algodão do mundo. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor e o maior exportador de algodão do mundo.
São 17 estados do país envolvidos na produção de algodão, principalmente os estados do sul e ocidentais, dominados por Texas, Califórnia, Arizona, Mississippi, Arkansas, e Louisiana são as áreas principais para produção de fibra de algodão, empregando mais de 200.000 pessoas no total.
Índia
A Índia produzindo 5.323.467 toneladas métricas anualmente fica em segundo lugar na produção de algodão mundial. O rendimento é tão alto quanto 504 kgs para 566 kgs por hectare, representando 27% da produção mundial do algodão. Punjab, Haryana, Gujarat, e Rajasthan são as regiões de cultivo do algodão importantes, e a Índia é segunda posição nesta seleção, dos 10 maiores países produtores de algodão do mundo.
China
Com a produção anual de impressionantes 6.841.593 toneladas métricas, a China é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores países produtores de algodão do mundo. A Região Autônoma de Xinjiang, a Bacia do Rio Yangtze, incluindo províncias de Jiangsu e Hubei, e Huang, a Região Huai, principalmente em províncias de Hebei, Henan, e Shandong, são as regiões principais envolvidas na produção do algodão.
A transmissão de mudas, cobertura vegetal plástica, e colheita dupla de algodão-trigo são os vários métodos implementados para impulsionar a produção de algodão que traz para a China a fama de ser produtor superior no mundo.
Impressionante! Gostaria de saber qual a fonte dessa informação?
Segue a fonte.
Impressionante, a gama de possibilidades de negócios que este país permite. Um país de vastos recursos, se bem governado seria potencia mundial !!
Eu que pensava que a maior parte do algodão do Brasil era importado da Argentina kkkkk me surpreendi ao saber que o Brasil é o 6º maior produtor e 3º maior exportador kkkkkkk