O termo “período de gestação” se refere ao período de tempo que leva para um feto se desenvolver dentro do útero de sua mãe, começando com a fertilização e terminando com o nascimento. No caso dos animais, a duração de um período de gestação varia entre espécies, embora no geral, quanto menor o animal, menor o tempo que leva no útero.
O período de gestação, no entanto, pode também ser influenciado por outros fatores como o tamanho de uma ninhada. Nesta seleção estão em destaque os 10 animais com os períodos de gestação mais longos.
Camelo – 360 a 420 dias
O período de gestação de um camelo pode variar entre 360 a 420 dias e o peso médio do recém-nascido pode variar entre 35 a 40 kg. Outros camelídeos, como as lhamas também têm gestações longas em torno de 330 dias.
Zebra – 361 a 390 dias
As zebras podem ficar grávidas por 361 a 390 dias, embora isto possa variar de acordo com a linhagem. Algumas espécies, como a zebra de Grevy pode ter um período de gestação que dura 438 dias.
Jumenta – 365 dias
O período de gestação para uma fêmea é geralmente de 365 dias, no entanto isto pode algumas vezes variar entre 11 a 14 meses. A mesma, muitas vezes, dá a luz a um único filhote e apenas uma pequena percentagem de gestações de jumenta resulta em gêmeos.
Girafa – 420 a 460 dias
Uma mãe é conhecida a dar à luz em pé e o recém-nascido já mede 1.8 metros de altura, então não é surpresa que a gravidez para girafas pode durar até 420-460 dias. As girafas geralmente dão à luz um único filhote, mas em certas ocasiões, podem dar à luz a gêmeos.
Rinoceronte Negro – 450 dias
É comum ao rinoceronte negro se tornar maduro sexualmente e ter o primeiro filhote pela idade de 4 anos e ficar grávida por até 450 dias. Durante este tempo, a grávida se encontrará solitária em um lugar protegido para dar à luz em paz.
Morsa – 456 dias
Uma morsa fêmea começa a ovular entre as idades de 4 a 6 anos e a gestação para estas criaturas volumosas pode durar 456 dias. Os primeiros 4 meses do feto são passados em desenvolvimento suspenso antes que se implante no útero.
Esta implantação atrasada foi evoluída para otimizar o acasalamento e a temporada de nascimento e pode ajudar a promover a sobrevivência do recém-nascido.
Cachalote – 590 dias
Cachalote é a maior baleia com dentes, então não é surpresa que tenham um período de gestação prolongada de até 590 dias. Cachalotes fêmeas se tornam férteis na idade de 9 anos e isso pode levá-las até 16 meses para produzir um único filhote, e cachalote é terceira posição nesta seleção, dos 10 animais com os períodos de gestação mais longos.
Elefante Asiático – 617 dias
Pelo tamanho colossal, o elefante asiático tem um período de gestação que dura impressionante 617 dias e geralmente apenas dá à luz para um filhote, ocasionalmente ela pode dar à luz para gêmeos.
Depois de 19 meses, o filhote está completamente desenvolvido, mas permanece no útero para um período de tempo prolongado, para crescer e que então possa chegar a sua mãe para nutrir, sendo o elefante asiático segunda posição nesta seleção, dos 10 animais com os períodos de gestação mais longos.
Elefante Africano – 645 dias
Bastante como seu primo asiático, o elefante africano também resiste excessivamente a longas gestações, e de fato, surgem em posição líder nesta seleção, dos 10 animais com os períodos de gestação mais longos, com o período incrível de 645 dias.
O macho de uma das espécies de Loxodonta, elefante-da-savana, alcança na média 3.3 m de altura até ombros, e atinge o peso de 5.5 toneladas, o que o determina, não apenas o maior mamífero, porém o maior animal terrestre que há.
Comparando com elefante-asiático de gênero elephas, tem distinção por orelhas de maior dimensão, uma adaptação em relação com temperaturas superiores, e por existirem presas de marfim em fêmeas, apresentando em torno de 70 kg cada uma.
O elefante-africano possui 3 unhas pelas patas traseiras, e 21 pares de costelas pela oposição a 4 e 19, de forma respectiva, em elefante-indiano. O elefante-africano se destaca símbolo do safári da África, do grupo de animais selvagens denominado big five, caracterizando 5 animais de maior dificuldade para caçar, ou seja, elefante, leão, leopardo, búfalo e rinoceronte.
Salamandra Alpina – 730 a 1.155 dias
A Salamandra Alpina (Salamandra atra) recebe esse nome pois vive nos Alpes Suiços. É lá na altitude que revela o motivo de ela estar nesse top 10. As salamandras dessa espécie não colocam ovos, seus filhotes se desenvolvem no próprio oviduto. Nas altitudes, essa seria a unica forma dos filhotes sobreviverem, pois quanto mais alto, menos alimentos e mais frio.
A uma altitude de 650 a 1.000 metros, a gravidez pode durar até dois anos. Já entre 1.400 a 1.700 metros, pode ter a duração gestacional máxima de 3 anos e 2 meses (38 meses ou 1.155 dias).
Na verdade o animal com maior tempo de gestação é a salamandra, a gestação dura três anos e dois meses.
Ta errado aí a Salamandra Alpina tem gestação de 3 anos e 2 meses.
Good
Mas burro não é estéril? Então não seria a gestação de burro e sim de uma égua (ou jumenta) gerando um burro (ou mula, se o filhote for fêmea). Falta informação ai.
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1705354-1489,00.html
http://www.mulaseburrosvbo.com.br/crbst_6.html
Corrigido. Obrigado.
Como demora pra um elefantinho nascer!