A época em que vivemos, é momento em que tantos grandes avanços na medicina têm acontecido, em que as pessoas de forma geral, quase desconhece a tamanha importância de tais descobertas.
Tudo envolvido, desde o resfriado comum até a deficiência da vitamina, é agora tratado com ciência de ponta. Nesta seleção estão as 10 maiores descobertas médicas da história, e o impacto das mesmas na sociedade.
Vacina MMR
De avanço muito controverso, a vacina MMR para tratamento de sarampo, caxumba e rubéola foi originalmente aplaudido por sua capacidade de diminuir significativamente as taxas de sarampo e seus derivados. Avacina MMR compõe esta seleção sendo décima posição das 10 maiores descobertas médicas da história.
No entanto, a controvérsia sobre a possibilidade da vacina causar autismo, levou a menos pessoas se vacinarem e ocorrer surtos de sarampo em 2013, o País de Gales vivenciou uma epidemia de sarampo. Segundo o CDC, não há relação entre a vacina MMR e o autismo.
Raio-X
O inventor Wilhelm Conrad Röntgen, descobriu o raios-x por acidente quando estava se divertindo com um tubo de raio catódico. Ele ficou surpreso por ver as imagens incomuns produzidas pelos raios, usando a técnica nas mãos de sua esposa, e isso permitiu a ele ver os ossos dela e o anel de metal, mas sem carne. Röntgen apelidou isso de raio-x porque o x representava o desconhecido.
Controle de Natalidade
Outro impacto do século 19 foi uma queda nas taxas de natalidade, que coincidiram com a descoberta de um método contraceptivo eficaz. As melhorias nas ferramentas de contracepção levaram a uma redução em gravidez indesejada junto com uma redução em taxas de natalidade.
Anestésicos
Basta imaginar a cirurgia sem quaisquer drogas modernas. A descoberta dos anestésicos, que iniciou no começo do século 19, evitou que muitos pacientes apenas mordesse um pedaço de madeira durante cirurgia, como técnicas de gestão de dor. Posteriormente a cocaína, mostrou-se muito eficaz em entorpecer a dor.
Embora os primeiros anestésicos tenham sido encontrados para ter implicações para saúde, as versões modernas têm sido provadas a ser muito mais seguras e mais eficazes.
DNA
A descoberta do DNA proporcionou a humanidade com um meio de descobrir de que as pessoas são feitas, e provou ser uma das mais importantes ferramentas na história da medicina. E muitos cientistas contribuíram para esta descoberta, mais notadamente Francis Crick e James Watson, que descobriram a estrutura em dupla hélice do DNA.
Vacina Contra Varíola
A varíola foi uma das doenças mais mortais a atingir a humanidade, causando muitas pandemias. A descoberta de uma vacina contra a varíola proporcionou alívio imenso contra esta doença.
Criado por Edward Jenner em 1798, a vacina foi baseada na descoberta de Jenner que leiteiras que tinham anteriormente apresentado varíola bovina não pegavam varíola. Isto levou Jenner a inocular pacientes com varíola bovina para prevenir um surto de varíola.
Teoria de Germe
Esta descoberta mudou completamente a visão dos peritos médicos sobre a propagação da doença e infecção. Antes do meio do século 16, era considerado que a doença se espalhava através do ar “ruim”. A teoria de germe mudou o foco de ar “ruim” para microorganismos como a causa de certas doenças.
Os germes podem ser vírus, bactérias, fungos ou qualquer outro organismo que infecta as células de plantas, animal, humanas, por transferir seus genes para o “hospedeiro”.
Insulina
A diabetes foi por muito tempo incurável, até a descoberta do uso da proteína insulina para reduzir ou mitigar as chances de morte quase determinada.
Através dos experimentos que envolviam remoção do pâncreas, a fonte de insulina, dos cães, fatiando o órgão, e administrando isso para cães diabéticos, os cientistas descobriram que os cães diabéticos mostraram letargia reduzida.
Estes experimentos foram bem sucedidos em pacientes humanos também, e os resultados desde então se tornaram uma ferramenta essencial na luta contra diabetes. A insulina é terceira posição nesta seleção, das 10 maiores descobertas médicas da história.
Penicilina
Os antibióticos criados a partir da penicilina, ou mais precisamente o fungo penicillium, foram as primeiras drogas a ser eficazes contra muitas doenças graves. A penicilina é segunda posição nesta seleção, das 10 maiores descobertas médicas da história. Foi descoberto em 1928 por Alexander Fleming, este fungo que possui propriedades antibióticas iniciou a era moderna de antibióticos.
Fertilização In Vitro – A maior descoberta da medicina
A fertilização in vitro, onde a fertilização do ovário pelo esperma ocorre fora do corpo humano, trouxe o que são chamados “bebês de proveta”. A fertilização in vitro é posição líder nesta seleção, das 10 maiores descobertas médicas da história.
O primeiro nascimento bem sucedido usando este método foi Louise Brown, em 1978. Robert G. Edwards, o fisiologista creditado com a técnica, foi agraciado com o Prêmio Nobel em 2010 por esta descoberta.