A humanidade ainda estaria em torno das cavernas se não fosse pela glória do método científico, a coleção de técnicas usadas para determinar a validade de uma hipótese específica, com base em evidências mensuráveis e empíricas.
A cultura pop, especialmente a cultura pop pré-internet, está cheia de desinformação que tem sido habitualmente repetida, sendo que a maioria das pessoas aceita isso como verdade. Nesta seleção estão os 10 mitos derrubados pela ciência.
A exposição desprotegida ao espaço significa morte instantânea
Isso é quase verdade, mas as décadas de má ficção científica de Hollywood deu às pessoas a impressão errada. Os cientistas estimam que um ser humano possa sobreviver de 15 a 30 segundos no espaço aberto, se eles exalarem todo o oxigênio de seus pulmões antes da exposição. Se não, então os pulmões explodirão imediatamente.
A regra dos 5 segundos
A regra dos 5 segundos é uma crença de que é preciso ao menos 5 segundos para a bactéria chegar até um alimento que acabou de cair ao chão. A dura verdade é que qualquer contato com tudo, até por 1 segundo, é o suficiente para a bactéria do chão, chegar à comida. A verdade ainda mais dura é que já há milhões e milhões de bactérias em praticamente todos os alimentos consumidos.
Moedas caídas de arranha-céus são mortais
As moedas de centavos não são projetadas de modo aerodinâmico, então não pegam muita velocidade extra quando caem através do ar, ao menos naquela altura. Enquanto uma moeda caída do topo de um prédio provavelmente machucaria, ao menos suficiente para arruinar o período da tarde de alguém, porém isso definitivamente não mataria no impacto.
O relâmpago nunca atinge duas vezes
A maioria das pessoas não é familiarizada com a mecânica interna de incidência de relâmpago. A verdade é que o relâmpago pode atingir o mesmo local, e várias vezes. É geralmente focado em atingir o ponto mais alto em qualquer zona dada de tempestade. A maioria dos grandes arranha-céus é atingida por relâmpago, múltiplas vezes em um ano.
Não há gravidade no espaço
A gravidade não apenas pára de funcionar uma vez que se chega fora da atmosfera da Terra. De que forma mais se explicaria a órbita da Terra em torno do Sol? Há toneladas de gravidade no espaço, que é exatamente como os astronautas flutuam ao redor pelo lado de fora.
Eles são pegos na gravidade da Terra e iniciam a orbitar em torno da mesma. Em praticamente toda área do espaço conhecido, qualquer objeto dado será pego em uma atração gravitacional de objeto maior, mesmo que seja muito pouco.
As células do cérebro não podem se regenerar
É compreendido agora, que as células do cérebro têm mais capacidades regenerativas do que se pensava anteriormente, sendo mito de que as células do cérebro não podem se regenerar devido o poder álcool consumido entre 18-24 anos.
O lado escuro da lua
Pink Floyd tem mentido por décadas. Eles não verão as pessoas no lado escuro da lua, porque tal lugar não existe. É claro, há em qualquer dado momento um ponto na lua que não está sendo atingido pela luz solar ficará escuro, mas este ponto está constantemente movimento. O mito é que há uma área fixada na lua que está em escuridão perene, que simplesmente não é verdade.
Diamantes vêm do carvão
As únicas semelhanças entre o carvão e diamantes é que ambos são feitos principalmente de carbono. O fato é que a maioria das coisas vivas neste planeta é feita de carbono, a incluir os humanos.
E mais, o carbono em diamantes é datado de anos anteriores a qualquer ser vivo no planeta, significando que os diamantes minerados não são derivados do carvão, que é na maior parte material vegetal antigo. O carvão poderia eventualmente se tornar um diamante em milhões e milhões de anos, mas as pessoas também.
O leite é bom para os ossos das pessoas
Na realidade, os produtos lácteos são bastante questionáveis. O argumento para forçar o leite para crianças na merenda escolar é que o cálcio no leite é necessário para a saúde dos ossos. A verdade é que a bio disponibilidade de cálcio no leite não é ainda tão alta, e que outros fatores, como exercício e ingestão de proteína/vitamina D, são muito mais importantes para a saúde óssea.
Evolução
Ariel não é real, a evolução não funciona desta forma. A evolução permite qualidades que são favoráveis à procriação, para propagar ao longo do tempo, centenas de milhares de anos. Se os seres humanos fossem deixados no oceano por gerações, não cresceriam guelras nos mesmos.
As mudanças não acontecem neste curto período de tempo, e até as mudanças que ocorrem não são sempre benéficas. É tudo sobre quem pode ter mais filhos para passar as suas qualidades.
No mundo natural, os genes que não foram otimizados, por força e inteligência, caem no esquecimento. Agora que foram separados os humanos da seleção natural, basicamente foi alterado o processo evolutivo, tornando isso muito fácil para o estúpido deslizar através das frestas ileso.
Pink Floyd não mentiu, basta ouvir até o fim o CD “The Dark Side Of The Moon”, lá eles dizem sobre o lado negra da Lua!
A Lua apresenta sempre a mesma face virada para a Terra. O lado escuro da lua refere-se à outra face, que nunca é vista da Terra. Escuro no sentido de desconhecido e não de falta de luz ;)
É q a lua gira em torno d si msma, mas tbm em torno da Terra, e p isso sempre vemos a msma face sempre.
Na música Brain Damage a frase “Não há lado escuro ma lua, na verdade ela é toda escura” é dita nop final bem baixinho, mas a menção da banda foi boa.