Nesta seleção estão em destaque os 10 passaportes mais poderosos do mundo, e apresentará uma idéia sobre o quanto um passaporte pode conceder livre acesso á outros países no mundo.
Um passaporte é um documento legal emitido por um governo para validar a identidade de um indivíduo, e permitir que seus cidadãos viajem a outros países sob sua proteção. A maioria das pessoas sonha em visitar tantos lugares, então um “poderoso passaporte” pode claramente ajudar com esta questão.
Eles são classificados com base no número de países que o portador do passaporte é permitido visitar, sem visto. E ainda o número mínimo de horas trabalhadas exigidas para adquirir um; ainda o custo do passaporte, e também a duração do tempo que o documento é válido.
O número de países permitidos para entrada sem visto reflete a relação de um país com outro, algumas vezes chamada de geopolítica, e a estatura de um país para o resto do mundo.
Com a mais recente pesquisa realizada pelo site de busca de transporte e comparação, GoEuro, e tomando estes fatores em consideração, a pesquisa resultou nessa seleção dos 10 passaportes mais poderosos do mundo.
Para efeito de comparação, o passaporte brasileiro tem acesso livre, sem visto a 76 países.
Liechtenstein – possibilidade de visitar 159 países
Esse país pode não soar familiar para a maioria das pessoas, mas segurar um passaporte dele intitula a pessoa o acesso a 159 países sem um visto. É um microestado na Europa Central, geralmente de língua alemã e é dirigido por um tipo de governo monárquico.
Segundo uma definição qualitativa, os microestados são, “Estados modernos protegidos, ou seja, Estados soberanos que têm sido capazes de unilateralmente delegar certos atributos de soberania para poderes maiores, em troca de proteção benigna de sua viabilidade política e econômica, contra suas restrições geográficas e demográficas”.
Malásia e Malta – possibilidade de visitar 163 países
Malásia, tendo a terceira maior economia no sudeste asiático e vigésima oitava no mundo, tem seus cidadãos orgulhosos por permitir a eles o acesso a 163 países sem visto.
Embora sua economia não tenha impacto direto de estar na seleção, provavelmente tem algo a ver com mais e mais assuntos diplomáticos que estão representados como as flores da economia. Surpreendentemente, uma nação pequena, mas um ponto turístico popular chamado Malta, foi capaz de marcar este ponto também.
Islândia – possibilidade de visitar 165 países
Os requisitos de visto para cidadãos islandeses são restrições à entrada administrativa pelas autoridades de outros Estados colocadas aos cidadãos da Islândia. Em 2013, os cidadãos islandeses tiveram o visto livre ou visto em acesso de chegada para 165 países e territórios.
Coréia do Sul – possibilidade de visitar 166 países
Os passaportes da República da Coréia são emitidos para cidadãos da Coréia do Sul para facilitar a viagem internacional. Como quaisquer outros passaportes, eles servem como prova para informações pessoais do titular do passaporte, tais como nacionalidade e data de nascimento. Os cidadãos têm direito de visitar 166 países sem visto.
Austrália, Cingapura, Grécia – possibilidade de visitar 167 países
Austrália, Cingapura e Grécia nesta sexta posição desta seleção, dos 10 passaportes mais poderosos do mundo, permitem aos seus cidadãos visitar 167 países sem visto.
Respectivamente, seus principais produtos de exportação são trigo e lã, materiais eletrônicos e azeite para Grécia. Com estes fatos, eles estão tendo mais e mais interação com o mundo, assim, permitindo a eles o acesso àqueles países.
Suíça, Áustria, Nova Zelândia – possibilidade de visitar 168 países
Um passaporte suíço permite visitar 168 países, sem visto, ou com visto na chegada, em maio de 2014. Na seleção, a Suíça ficou em quinta posição em termos de liberdade de viagem, junto com Nova Zelândia e Áustria.
Irlanda, Canadá, França, Japão, Noruega, Portugal, Espanha – possibilidade de visitar 170 países
Estes países são conhecidos líderes mundiais quando se trata de poder, economia, e assuntos diplomáticos, sem dúvida, eles estão nesta quarta posição nesta seleção com razão, são 170 países autorizados a ser visitados sem visto.
Itália, Bélgica, Países Baixos – possibilidade de visitar 171 países
Estes países europeus, com o poder, crescimento econômico e influência apresentada, têm cidadãos que aproveitam o acesso a 171 países sem a necessidade de visto.
Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Luxemburgo – possibilidade de visitar 172 países
Surpreendentemente, os Estados Unidos aqui. Mas o número não é ruim, afinal das contas, pois o país tem muitos aliados e assuntos diplomáticos pelo mundo inteiro. Conseguir um visto para visitar um país, se for necessário, não é um aborrecimento principal.
Reino Unido, Suécia, Finlândia – possibilidade de visitar 173 países
Embora os americanos aproveitem de grande liberdade de viagem, um passaporte dos Estados Unidos não é o mais poderoso. Os passaportes mais poderosos são em relação ao Reino Unido, Finlândia, e Suécia, cujos titulares do passaporte podem viajar para 173 países sem um visto, sequer.
Eu tenho um passaporte europeu e quantos paises tem o do brasil ?
Armando, quem tem passaporte português precisa apenas preencher um formulário de autorização (chamado ESTA) e pagar uma taxa (pelo que me lembre gira em torno de R$25,00). Lembre-se de imprimir o ESTA e carregar consigo a viagem toda
Brasil permite acesso a 146 países. O próprio ranking da GoEuro o coloca na 36ª posição.
Gostaria de saber se quem tem passaporte português precisa de visto para os USA?
Nao
interessante. caso o criterio fosse “facilidade para obtencao de residencia permanente em outros paises” ,
o ranking mudaria, resultando em 1-Canada 2-Andorra 3-Japao 4-Irlanda 5-Monte Carlo/Monaco ….. 22-EUA ….
voltando ao criterio original do autor, faltou Uruguay que permite exatos 192 paises sem visto [ turismo ].
fonte: Harward Business