Um dos aspectos mais notáveis do clima da Terra é a enorme quantidade de variedade que é criada pelas características geográficas complexas e padrões meteorológicos.
Muitas das áreas que recebem a maioria da chuva no planeta, estão localizadas próximas às grandes massas de água, montanhas, e outra geografia que não permite muita variação no clima. Muitas vezes, estes locais acabam reunindo constantemente umidade em formações de nuvens em camadas que inundam a terra com quantidade significativa de chuva durante todo o ano. Um exemplo disso, é a floresta amazônica.
Os lugares mais chuvosos no mundo também estão próxima às montanhas e outras elevações que direcionam ou criam nuvens constantes que eventualmente liberam sua umidade na forma de precipitação.
Emei Shan – China – 8.169 mm
O local mais chuvoso em toda China, Emei Shan, é localizado na província de Sichuan em torno da porção centro-sul do país. É designado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996, esta área é lar para Mount Emei.
Esta que é a mais alta das Quatro Montanhas Sagradas do Budismo. A chuva que encharca esta terra é devido a um par de camadas de nuvens que interagem para criar uma incrível quantidade de precipitação.
Kukui – Havaí – 9.293 mm
Kukui é um local em Maui, Havaí, com um pico de montanha que se eleva a 1763,9 metros acima do nível do mar, criado pela força explosiva de um vulcão que entrou em erupção há muito tempo. O terceiro local mais chuvoso no estado da ilha, Kukui é também lar para um conjunto diversificado de espécies nativas de flora e fauna.
Monte Waialeale – Havaí, Estados Unidos – 9.763 mm
Monte Waialeale recebe tanta chuva em uma base anual, que a terra é constantemente escorregadia, tornando a montanha extremamente perigosa para atravessar, até mesmo para os mais experientes caminhantes.
Acredita-se que a fonte desta precipitação consistente possa ser forma cônica da montanha, a inclinação de suas encostas, sua posição norte em relação ao resto do estado e uma elevação que aprisiona as formações criadas anteriormente.
Big Bog – Havaí, Estados Unidos – 10.272 mm
Recentemente, após um estudo de 3 décadas dos padrões de chuva do Havaí, impulsionado por dados coletados de uma estação meteorológica instalada em 1992, Big Bog, localizado no Parque Nacional Haleakala, foi coroado o campeão de chuva no estado do Havaí, deslocando Monte Waialeale do topo.
Debundscha – Camarões – 10.299 mm
Localizado no extremo oeste sul de Camarões, Debundscha é uma vila que fica ao lado da parte sul do Atlântico, na costa deste país africano. Debundscha recebe grande parte de sua precipitação pela sua localização costeira.
E ainda por sua proximidade com o acidente geográfico mais alto da África, o Monte Camarões. Esta montanha acrescenta no acúmulo de formações de nuvens densas, permitindo que a umidade se reúna e caia em enormes quantidades.
San Antonio de Ureca – Guiné Equatorial – 10.450 mm
O lugar mais chuvoso no continente da África é San Antonio de Ureca, uma cidade que reside na Guiné Equatorial, uma nação insular ao largo da costa de Camarões, próxima à aldeia ligeiramente menos chuvosa de Debundscha.
A maior parte do ano consiste de chuvas fortes motivadas por uma combinação dos padrões de umidade de oceano capturados por encostas íngremes que adicionam um aprisionamento de formações de nuvens que retornam imensas quantidades de precipitação.
Cropp River – Nova Zelândia – 11.516 mm
Cropp River é a fonte da maioria dos registros de chuva registrada no país da Nova Zelândia e é o local mais chuvoso na região da Australásia e Oceania do planeta, que geralmente experimenta de moderada a condições de precipitação seca em grande parte do ano.
Fica localizado ao longo da porção ocidental da Nova Zelândia, próximo ao mar da Tasmânia, o rio está situado entre o terreno montanhoso que contribui para aumento de forma acentuada dos níveis de precipitação.
Tutunendo – Colômbia – 11.770 mm
A pequena aldeia de Tutendo, de população inferior a 1.000, experimenta as 2 estações chuvosas por ano, inundando a terra com as maiores chuvas na América do Sul. Mesmo a estação seca de fevereiro e março testemunha 20 dias de chuva por mês.
Cherrapunji – Índia – 11.777 mm
Situado a menos de 16.093 km de distância do local mais chuvoso oficial na Terra, Cherrapunji experimenta a chuva em uma base diária próxima. O livro de recordes mundiais Guinness afirma que esta região teve a maior precipitação em um ano de qualquer lugar do planeta, com 26.471 mm caindo de agosto de 1860 a julho de 1861.
A elevação e localização ajudam monções de fúria através da área, permitindo que a umidade e nuvens algumas vezes formem especificamente sobre esta terra, enquanto as localidades próximas permanecem secas.
Mawsynram – Índia – 11.871 mm
Os argumentos sobre qual região é a mais chuvosa no planeta são impulsionados pelo fato de Mawsynram registrar uma média de 94 mm a mais do que proximidades Cherrapunji, que é um aumento em torno de 0.7 %.
E semelhante à Cherrapunji, raramente há dia que não registra precipitação, com a maioria da chuva conduzida por temporadas de monções longas derivadas da umidade e temperaturas quentes na área, particularmente na Baía de Bengala.
Quem precisa de sol kkk seria bom se só tivesse chuva
Amo a chuva, mas a chuva que cai no Nordeste brasileiro, nas regiões onde as precipitações giram em torno de 1.000 a 1500 mm. Chuva de mais atrapalha.
Esqueceram de Aveiro Portugal haha chove muito la
Tomara que a chovesse aqui que nem em mawsynram o nordeste do Brasil precisa de 10000000000mm de chuva
Vc fala isso pq vc não mora na Somalia onde não chove desde 1990 corrige esta tua mente seu doente
Eu amo a chuva e adoraria morar em um lugar chuvoso, mas por este top 10 percebo que vai ser mais difícil do que eu esperava kk ;-; Mas muito obrigada pelas informações! :D Muito bom!
Nossa , pensei o mesmo ao terminar a materia Rebeca hahahahah .. Tbm amooooooooo chuva, queria morar num lugar onde so chovesse : )
O mesmo!
Eu também vou visitar mawsynram um dia e ficar um tempo lá sair deste nordeste seco um tempo