Em relação aos países mais educados do mundo, a educação é algo que muitas pessoas em países desenvolvidos ganham certo reconhecimento, mas não há muito tempo, qualquer forma de educação era em grande parte reservada para a elite e ricos da sociedade, e particularmente, aos filhos de tais famílias.
Ao longo dos anos este fator mudou para melhor, e a educação se tornou comum para homens e mulheres em muitas partes do mundo. Contudo, há ainda um longo caminho a seguir antes que todos tenham acesso igual à educação.
No início desta década, mais de 130 milhões de adolescentes e crianças em todo o mundo estavam fora do sistema de ensino, segundo as Nações Unidas. Esta quantidade representa o quanto longe se está de alcançar um sistema real de educação global.
Nesta seleção estão em destaque os 10 países com o melhor sistema de educação do mundo. E em relação à forma de medir o acesso à educação nos países, o The Social Progress Imperative compilou essa pesquisa das Nações Unidas, para criar o Social Progressive Index,SPI.
E isso oferece uma maneira abrangente de medir o progresso social, a incluir uma pontuação para o nível do país de acesso ao conhecimento básico, levando em conta fatores como taxa de alfabetização de adultos, matrícula em escola primária, matrícula do ensino secundário, e anos médios das mulheres na escola.
Top 10 países com os melhores sistemas de educação do mundo
Estados Unidos – SPI 61.3
Os Estados Unidos compõem um caso especial, porque é um dos países mais desenvolvidos do mundo, mas surpreendentemente, as classificações do país estão reduzindo, a primeira nação desenvolvida a testemunhar este fenômeno.
A educação básica é gratuita no país, mas o acesso ao ensino superior é muito restrito e caro. Se este país é comparado aos outros, é possível dizer que não está fazendo um bom trabalho em melhoria da educação com os recursos disponíveis.
Polônia – SPI 61.4
Segundo a Constituição da Polônia, cada indivíduo possui o direito à educação. As escolas públicas no país oferecem educação gratuita e as autoridades públicas garantem que cada cidadão tenha acesso universal e igualitário à educação.
E quase não há jovens que não frequentam a escola. É exigido que crianças participem de 6 anos da educação primária e 3 anos de ensino secundário inferior.
Alemanha – SPI 61.5
A Alemanha possui um sistema de educação baseado em meritocracia. E como nos Estados Unidos, o sistema de educação difere de um estado para outro. Os estudantes na Alemanha devem, por lei, estudar uma língua estrangeira e eles são normalmente examinados durante todo o curso da educação; o SPI deverá crescer ao longo do tempo.
França – SPI 62.5
A França é conhecida mundialmente pelo seu sistema de educação inclusiva. A educação pública é disponível gratuitamente e 80% dos estudantes no país frequentam escolas públicas, enquanto apenas cerca de 20% estão em escolas privadas.
Mesmo assim, as escolas privadas são baratas, pois os professores são pagos pelo estado. O sistema francês é conhecido internacionalmente, seu rigoroso exame está mostrando progresso interessante.
Israel – SPI 62.9
O sistema de ensino de Israel é centralizado. Eles possuem escolas seculares, árabes, judias e católicas. Os estudantes têm ensino obrigatório do jardim de infância até a décima segunda série, e educação é gratuita. Para atividades extracurriculares, eles devem pagar, mas as taxas são muito baixas. Israel também aparece na lista dos países com maior percentual de formados em ensino superior.
Suécia – SPI 63.7
A Suécia tem um decreto de educação em que é obrigatório, que cada criança receberá educação, independentemente de seus status sócio-econômico. A educação é obrigatória começando na idade de 6 anos, até a idade de 16, e é gratuita. A Suécia gasta mais que a média de país em educação, 6.7% de seu orçamento nacional a cada ano.
Reino Unido – SPI 64.0
Os estudantes no Reino Unido podem freqüentar escolas estaduais gratuitas ou escolas independentes que cobram taxas. A lei exige que os estudantes passem por educação em tempo integral até que tenham 16 anos de idade.
E no Reino Unido, os incentivos financeiros são oferecidos para os adolescentes que continuam na educação, após a idade de 16, para preparação dos mesmos para educação superior ou emprego.
Coréia do Sul – SPI 64.2
A Coréia do Sul tem um sistema que oferece educação gratuita para todas as crianças entre 6 e 15 anos de idade, e estudantes do colegial que têm entre 15 e 18 anos de idade devem pagar taxa de matrícula, que é subsidiado pelo governo.
O efeito negativo deste tipo de sistema de ensino é que a estrutura altamente competitiva tem levado a um aumento nas taxas de suicídio entre jovens coreanos.
Japão – SPI 64.7
O Japão apresenta uma educação básica que é gratuita para todos e nacionalizada. O currículo é igual em todos os lugares, e controlado pelo Ministério da Educação. O Japão ocupa posição de grande destaque nesta seleção pela sua obrigatoriedade de ensino fundamental e médio e seu currículo rigoroso.
Canadá – SPI 65.0
O Canadá é um caso especial. O governo mal controla a educação, que é descentralizada e varia muito de estado para estado. Mas o acesso à educação é gratuito e obrigatório até as idades de 16 ou 18, a depender do estado.
Seu currículo varia, mas todo o sistema de educação trabalha perfeitamente. O país tem uma educação integral, que cria uma das forças de trabalho mais qualificadas do mundo.
A começar pela justiça neste país,somos portugueses envergonhados, porque é realmente uma vergonha a justiça neste país,é só ver as noticias, uma semana seguida para os mais distraídos,porque quem segue as noticias,e que tenha mais de 60 anos,vê coisas desonestas que é de arrepiar, com esses infelizes que fazem deste país como se fosse uma propriedade deles próprios sem terem que prestar contas a niunguem, é uma vergonha,e andam os ministros todos sem exepção,a dár cobertura a tudo o que de máu se passa,não á palavras é muito vergonhoso ,para nós em relação a outros países,queiram-me desculpar os erros tenho só a 4ª classe,mas tenho boa organização,sou capáz de organizar a minhas despesas, com o dinheiro que me dão por que mais parece uma esmola,a trabalhar desde os 10 anos e no bem duro,foi a universidade que tive eu e uns70% de todos os portugueses da minha idade,para agora sermos o estorvo de muitos parasitas que não sabem o que é água,nem terra,nem nada de náda de náda ,tem um canudo comprado pelos páis,e continua,assim a nossa democracia,abráço
Eu também fiquei um tanto confuso ao ver esse resultado, pesquisando em outras sites encontrei nomes países em rodem diferente (muito diferentes). continuo comparado os parâmetros dessas pesquisas para entender melhor o caminho das pedras a percorrer pelo nosso país.
Aqui podemos perceber que TODOS os países citados são de “extrema” direita, todos capitalistas, todos cujo o comunismo em seus livros de ficção marxista vive falando mal, são todos os países com melhores educações e ensinos em escolas. Será que ta errado isso? Porque o Brasil está entre os PIORES na educação? Aliás, tivemos 12 anos de PT e mais de 30 anos de esquerdismo, né? Porque não achei Cuba, Venezuela, Coréia do Norte aí no meio? Que coisa, não? E pode ter certeza que os EUA voltará a estar no top 5 depois do D. Trump ser presidente. O Brasil precisa acordar, é melhor JAIR se acostumando.
Eu não sou comunista, mas não sou ignorante e não desconheço a realidade. Se você não sabe, Cuba tem um excelente nivel educacional Também não votei no PT nem no PSDB e você só fala em 30 anos de “esquerdismo” porque num pais de analfabetos políticos tem gente que diz que até o Bradesco e a Rede Globo são “comunistas”. Quanta imbecilidade!!! Quanto a votar no BOÇAL NATO, JAMAIS!!!!!!!
Lutamos pelos mesmos ideais
Lutamos todos pelos mesmos ideais????
Da para perceber que ha países onde a educaçao nao é estatizada e mesmo assim e gratuita ate os 16, 18 anos, so que aqui no Brasil nao sei o que acontece as escolas privadas sao muito caras e as estatais o ensino e fraco, tornando quem estuda em escolas privadas muito mais habilitados para ensino superior e empregos, nao consigo entender quem é pior o governo ou os empresarios.
Cadê a Finlândia nesse ranking? Não entendi.
verdade!
esqueceram de colocar a Finlândia!
Que também é um grande exemplo de educação…
Acho que esses corruptos governante deviam deixar de tá gastando tanto com futebol e começar a pensar na educação que é o futuro de nosso pais
Suécia? É tão bom ou tão mau quanto em Portugal, quem está no terreno que o diga. Eles sabem é vender bem o que fingem possuir e parece que é um conto de fadas… Tudo pra inglês ver
Que inveja… como eu queria ser oriunda de países como estes. Com pouca desigualdade social, taxas altas de emprego, índice de educação alto, economia nas alturas…
O Brasil está muito atrás, precisa ter mais amor aos cidadãos, e ainda mais às crianças já que são o futuro do país.
Honestidade, ética, empatia, patriotismo, educação são qualidades que precisamos obter para todos nós fazer do Brasil um país desenvolvido e assim deixar de ser um país emergente ou em desenvolvimento.
Todos reclamam dos políticos brasileiros… mas eles são reflexos de nossas atitudes também. O brasileiro tem que deixar
de ser egoísta e pensar mais nos outros. Se continuarmos assim, continuará tendo corruptos no futuro, pois as crianças levam os adultos de exemplo.
o problema do brasil é que a sociedade ainda não acordou. a sociedade esta vendo o país afundar e não percebe que a atual situação da qualidade de vida no brasil só vai melhorar quando o povo deixar de ser acomodada e começar a colocar a educação em primeiro plano. um país só pode mudar pra melhor se a sociedade mudar pra melhor, pois quem faz o brasil somos nós brasileiros.