De modo simplificado, o futebol se resume a marcar gols e chutar a bola com um dos pés. Todos que chutaram uma bola de futebol sem calçado entendem a experiência da dor resultante. Daí a importância das chuteiras para esta função.
Nesta seleção estão as 10 melhores chuteiras de todos os tempos feito pelo site Bleacher Report. Desde o início deste esporte, os jogadores já usavam, porém estas que estão na seleção foram usadas pelos mais emblemáticos jogadores do futebol. Estas chuteiras representam as melhores inovações tecnológicas que têm levado a indústria ao patamar atual. Veja bem, as chuteiras atuais, são modernas e modeladas para atingir a melhor performance de cada jogador, porém nesse top 10 você verá aquelas eram as melhores nas diversas gerações. São chuteiras marcantes que simbolizaram a perfeição em cada época.
Adidas F50 – 2004
Dentre os grandes jogadores que a usaram esta chuteira, estão Arjen Robben, Bastian Schweinsteiger, Hernán Crespo; e a versão mais atual é a F50 Adizero Prime. Um dos fatores que tornou esta chuteira revolucionária, foi a ausência de cordão. Na realidade existem laços, porém estão sob a parte superior.
Puma V1.06 – 2006
A versão atual desta chuteira é Puma V1.11, e craques como Samuel Eto’o, Freddie Ljunberg, Seydou Keita já usaram a Puma V1.06. Atualmente pode parecer comum, porém o peso e aparência para 2006 eram completamente incomuns e revolucionários. Na realidade, era o par mais leve já produzido quando estreou na Copa do Mundo de 2006, Alemanha.
Nike Air Zoom Total 90 II – 2002
Craques como Luis Figo, Roberto Carlos, Edgar Davids, Paul Scholes, já calçaram a Nike Air Zoom Total 90 II, sendo a versão atual, a chuteira Total 90 Laser III.
O design e próprio nome são direcionados para conforto do jogador pelos 90 minutos, sem perda de poder ou precisão, e o cordão centro-off foi completamente revolucionário naquela época. A inclusão do ar na sola, mesmo que de curta duração, foi também marcante.
Mizuno Wave Cup – 1997
A versão atual é Wave Ignitus II, e a chuteira foi utilizada por estrelas como Rivaldo, Roque Santa Cruz e Thiago Motta. O aspecto mais revolucionário foi na configuração de seus pregos (cravas). As grandes marcas copiaram, enquanto a Mizuno continua a usar um arranjo muito parecido atualmente nas chuteiras que a estrela japonesa Keisuke Honda utiliza.
Nike Mercurial SL – 2008
Cristiano Ronaldo, Theo Walcott, Asafa Powell, Didier Drogba, Robinho são estrelas que já usaram este par, sendo a versão atual, Nike Superfly III. Esta chuteira contou com adição da tecnologia da fibra de carbono, e foi por pouco tempo, a mais leve já produzida.
Adidas Copa Mundial – 1979
Craques como Franz Beckenbauer, Paolo Rossi, Franco Baresi já usaram Adidas Copa Mundial. A mais bem vendida chuteira de todos os tempos, a Adidas Copa Mundial é ainda vendida atualmente em lojas de esporte pelo mundo. É produzida de couro de canguru, e caracterizando a mais leve já produzida e para explorar a velocidade e versatilidade.
Adidas F50 Adizero – 2010
O par já foi utilizado por Lionel Messi, Diego Forlán, Thomas Müller, dentre outros; sua versão atual é F50 adiZero Prime. Esta versão finalmente eliminou os sinos e assobios da linha F50 de anos e focou no fator mais vital no futebol atualmente, a velocidade.
Nike Air Mercurial – 1998
Nike Air Mercurial já foi usada por Ronaldo, Roberto Carlos e Thierry Henry, e sua versão atual é Mercurial Superfly. A principio, ela foi especificamente projetada para Ronaldo.
Estas chuteiras mudaram a indústria do segmento para sempre no sentido da velocidade, algo que não tinha tanta importância antes do lançamento e que é dominante atualmente. Trata-se da primeira incursão da Nike em material sintético para a parte superior.
Puma King – 1970
A chuteira foi usada pelos melhores jogadores de todos os tempos, craques como Pelé, Diego Armando Maradona, Eusebio, entre outros; a versão atual é Puma King XL. Essa foi a escolha de Pelé para vencer Copas do Mundo pelo Brasil em 1970. E foi também a chuteira que iniciou acordos de patrocínio.
Adidas Predator – 1994
Adidas Predator foi usada por Zinedine Zidane, Kaká, Rui Costa, Del Piero e Xavi, dentre outros, e a versão atual é Predator Adipower. Esta chuteira define o futebol moderno, e é também a mais vendida atualmente pelo mundo.
A idéia por trás da Adidas Predator era para aumentar a potência e rotação com adição de barbatanas na mesma, uma idéia destaque em quase todas as chuteiras no mercado atual. Também foram incluídos detalhes vermelhos e as 3 listras brancas com destaque em cada Predator, de 1994 até hoje.