Em referência ao famoso ditado, realmente uma imagem pode valer mais que mil palavras. Essa seleção se aprofunda nas 10 fotografias mais caras do mundo, com os preços mais exorbitantes e impressionantes. Por serem fotos originais e antigas, se tornam raras. Mas os lugares, cenas, ângulos são propositais para transmitir pensamentos que vão alem da simples imagem. As fotos tentam passar uma mensagem subjetiva, seja por uma causa, ou por alguém retratado.
Um dos fatores que influenciam os valores das fotografias são os fotógrafos, devido a sua importância no período, autenticidade, e um histórico marcante, positivo ou não.
Top 10 fotografias mais caras do mundo
Billy the Kid – 1880
O autor da fotografia é anônimo, e a mesma vale 2,3 milhões de dólares. A idéia do preço da foto levada ao leilão no ano 2011 se resumia a apenas 400 mil dólares, o único registro autêntico do fora da lei Billy the Kid, este faleceu aos 21 anos.
Pois o registro em placa de ferro foi vendido por mais de 2 milhões de dólares para grande surpresa, ao milionário William Koch. Segundo a lenda, Billy pagou apenas 25 centavos pela fotografia, no ano 1880.
Sem título #153 – 1985
A fotografia vale 2,7 milhões de dólares e a autora é Cindy Sherman, protagonista de muitas de suas próprias obras. Cindy nasceu em Nova York e incorpora diferentes personagens no seu trabalho; é admirada por posicionamento questionador sobre a imagem da mulher. A obra foi vendida no ano 2010 em leilão.
Los Angeles – 1998
Andreas Gursky é fotógrafo admirado no mundo da arte e essa obra foi vendida no ano 2008 por 2,9 milhões de dólares. Trata-se da fotografia panorâmica de Los Angels, com medição superior a 3 metros de altura.
The Pond – Moonlight – 1904
A fotografia de Edward Steichen tem valor exorbitante de 2,9 milhões de dólares. Até 2006, a venda de fotografia nunca tinha passado 1,4 milhões de dólares. The Pond – Moonlight foi vendida como uma das 3 cópias da obra do fotógrafo.
Edward Steichen nasceu em Luxemburgo e teve criação nos EUA, com carreira de inovações técnicas, sendo um dos primeiros na defesa da revolução estética com a fotografia como meio de expressão e interpretação, não somente registro. Na obra há tons da autocromia, método anterior à primeira técnica em cor.
Chicago Board Of Trade III – 1999-2000
A fotografia é retrato do centro financeiro mais antigo dos EUA, do artista Andreas Gursky e com valor 3,3 milhões de dólares. A fotografia apresenta olhar ao caos do mercado financeiro, e é parte de série com 6 imagens.
99 cents II
Essa fotografia foi comprada no ano 2007, por anônimo, no valor 3,3 milhões de dólares. 99 cents II é considerada a primeira fotografia com preço de venda superior a 3 milhões de dólares, de Andreas Gursky. A obra é conceituada, em imagem dupla, com muitas fileiras de produtos no supermercado, e tem mais de 3 metros de altura.
Untitled (Cowboy) – 2001-2002
O fotógrafo é Richard Prince, norte-americano e pintor, responsável por essa fotografia vendida em 2007 por 3,4 milhões de dólares. E não é apenas um homem de bota e chapéu em frente às câmeras, mas páginas da revista com anúncios fantásticos dos cigarros Marlboro.
Dead Troops Talk – 1992
O exorbitante valor da obra de Jeff Wall se resume aos 3,6 milhões de dólares. E o nome completo da fotografia é Dead Troops Talk (A vision after an ambush of a Red Army patrol, near Moqor, Afghanistan, winter 1986).
São observados soldados ensangüentados no ambiente da morte, mas a fotografia foi criada no estúdio, no ano 1992 com atores participando. Trata-se de crítica à energia destrutiva da guerra, com mais de 4 metros de largura.
Sem título #96 – 1981
A incrível fotografia, considerada a segunda mais cara do mundo, de Cindy Sherman, tem valor 3,89 milhões, sendo vendida no ano 2011. O comprador foi Philippe Segalot, nova-iorquino, e essa artista é uma das mais influentes e importantes contemporâneas.
Rhein II – 1999
A fotografia líder entre as 10 mais caras do mundo é esta, de Andreas Gursky, pelo valor incrível de 4,3 milhões de dólares. Foi vendida em leilão no ano 2011. São muitos dólares por apenas uma fotografia, esta a campeã se destacando entre as mais caras do mundo.
Trata-se da imagem do rio Reno, no país Alemanha, com registro em 1999, e dimensões de 3,5 m x 2 m. É uma das 6 fotografias da série. Segundo o próprio artista, a fotografia apresenta muito com formas mínimas, sendo imagem alegórica sobre o sentido da vida e das coisas todas.
enquato eles compra por milhoes eu baixo elas de graça
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É MUITA BURRICE PAGAR POR ESSAS IMAGENS