Entre as maiores reservas de petróleo do mundo, alguns dos países com importância significativa estão na região de conflito político do mundo árabe e pelo Oriente Médio. E 80% das reservas mundiais do petróleo estão no controle de países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, sendo 12 países, com 7 árabes.
A instabilidade gera impacto pelo preço do petróleo no mundo inteiro. Com aumento da violência pela Líbia, os analistas fazem previsão das cotações elevando o preço do barril em mercados.
Já historicamente pelo Brasil, no ano 2003 foram descobertas bacias com novo período da atividade petrolífera no país. A produção então supriu mais de 90% da demanda nacional.
E em 2006, o volume da produção aumentou, superando a demanda total da economia. A autossuficiência possibilitou desenvolvimento econômico com mais empregos. Já em 2007, o governo anunciava descoberta de campo novo para exploração petrolífera, na camada pré-sal.
A importância do petróleo para o mundo merece atenção em qualquer circunstância. Na hipótese da falta, as cidades, indústrias, meios de transporte parariam, como todas as atividades decorrentes. Daí a relevância das 10 maiores reservas de petróleo pelo mundo, sendo as mesmas marcadas nessa seleção.
Líbia
O país é ambiente para grandes conflitos no mundo árabe, e conta com a décima maior reserva nacional de petróleo, são 46,4 bilhões de barris de petróleo, com 4,4% da quantidade total controlada por países da OPEP. As operações são mantidas, mesmo com conflitos entre oposição e governo.
Cazaquistão
O país não é parte da OPEP, mas representa destaque dentre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo. Pelo território do Cazaquistão está em torno de 30 bilhões dos barris da commoditie, equivalendo a cerca de 10% de petróleo com controle pelos países não membros referentes ao cartel.
Rússia
São composições da Federação Russa, reservas de petróleo em totais 60 bilhões de barris, ou seja, grande destaque entre as 10 maiores reservas de petróleo pelo mundo.
São em torno de 20% do petróleo do país, controlados por países não membros da OPEP. Sem dúvidas, o petróleo é fator essencial para as atividades principais, como em nível econômico, e as maiores reservas costumam se destacar a nível internacional.
Emirados Árabes Unidos
São 97,8 bilhões de barris de petróleo pelos Emirados Árabes Unidos, com destaque da sétima maior reserva pelo mundo. De acordo com informações da OPEP, a confederação tem controle de 9,2% do petróleo da própria OPEP.
Kuwait
Kuwait representa sexto país com as maiores reservas de petróleo pelo mundo, sendo composição dessa seleção das 10 maiores reservas. Segundo apuração da OPEP, Kuwait possui pelo território, totais 101,5 bilhões dos barris de petróleo, ou seja, 9,5% da quantidade total que estão no controle da OPEP.
Iraque
Esse país árabe no Oriente Médio apresenta a quinta maior reserva de petróleo, compondo a lista das 10 maiores pelo mundo. Segundo OPEP, o país possui volume com 115 bilhões dos barris, equivalendo a 10,8% do volume que são posse dos membros referentes ao cartel.
Irã
O Irã, diferentemente, não é palco das manifestações com violência, mas ocorreram protestos. E a nação responde pelos 12,9% do petróleo da OPEP, possuindo reserva com 137,01 bilhões dos barris, considerada a quarta maior, posição de destaque no mundo.
Canadá
O Canadá compõe a seleção das 10 maiores reservas de petróleo pelo mundo, com a terceira maior quantidade em commoditie no território. E o país não é membro da OPEP, contanto com quantidade de 178 bilhões dos barris, de acordo com dados do cartel dos países exportadores.
Venezuela
A Venezuela representa segunda maior reserva de petróleo no mundo, equivalendo a 19,8% da quantidade da OPEP. E de acordo com a organização, o país detém 211,17 bilhões dos barris de petróleo.
Arábia Saudita
E a Arábia Saudita é líder na seleção das 10 maiores reservas de petróleo do mundo, com a maior reserva de acordo com dados da OPEP, referentes a 2009.
Arábia Saudita possui 25% de todas as reservas do cartel de exportadores da commoditie, equivalendo em torno de 264 bilhões de barris do petróleo. Sem dúvidas, produção importantíssima atraindo atenção dos países pelo mundo todo.
Fiquei surpreso pela ausência do Brasil, pois pensava que nosso país estivesse dentro desta lista.
Por isso que os EUA perseguem todos esses países,,,só livram um pouco a cara do Canadá.