Ínicio » Luxo » Top 10 pessoas mais ricas da África

Top 10 pessoas mais ricas da África

A seleção destaca as 10 pessoas mais ricas da África (Forbes), o continente menos favorecido economicamente do planeta. Essa pesquisa vem justamente para mostrar que há, sim, muita riqueza, mas nas mãos de poucas pessoas. É interessante perceber a origem de tantos recursos e fortuna individual que garante poder a estas personalidades.
A origem dessas fortunas é diversa, como em petróleo, telecomunicações, mineração, bancos e seguros. São personalidades muito influentes e poderosas pelo continente africano, compondo esta seleção das 10 pessoas mais ricas. Veja também os homens mais ricos do mundo.

10°

Mohamed Mansour – 2,2 bilhões de dólares

Mohamed Mansour um dos homens mais ricos da África
Junto com dois irmãos, Mansour de 64 anos e que reside em Cairo, é dono de grande concessionária da GM. O Mansour Group apresenta 60% dos investimentos vindos do exterior, possuindo também a Metro, maior rede de supermercados no país, além de franquias do McDonald’ s e Philip Morris do Egito.

Naguib Sawiris – 2,5 bilhões de dólares

Naguib Sawiris Telekom Austria pessoas mais ricas da África
De 58 anos e residente em Cairo, Naguib apresenta fortuna com origem em telecomunicações. O mesmo vendeu quase a parte da empresa familiar inteira à companhia russa, assim como a parte da empresa de telefonia Telekom Austria.
E comprou a mineradora canadense La Mancha por preço de 317 milhões de dólares, entrando na política e fundando também o partido dos Egípcios Livres, grande personalidade do continente africano.

Patrice Motsepe – 2,65 bilhões de dólares

Patrice Motsepe Rainbow Minerals
Patrice tem 50 anos de idade e reside em Joanesburgo, sendo a origem da sua fortuna em mineração. É único bilionário negro pela África do Sul, e nasceu em favela do Soweto. A mineradora, Africano Rainbow Minerals, de Patrice opera cromo, ferro, manganês, platina, níquel, cobre, ouro e carvão.

Othman Benjelloun – 2,75 bilhões de dólares

Othman Benjelloun homens mais ricos da África
Othman tem 80 anos de idade e reside em Casablanca, sua fortuna é de origem em bancos e seguros. Possui RMA Watanya, maior empresa no ramo de seguros pelo país, e o BMCE Bank, este operando em mais de 12 países.

Christoffel Wiese – 3,1 bilhões de dólares

Christoffel Wiese África

Com 71 anos e residente da Cidade do Cabo é o terceiro homem mais rico da África do Sul, e ainda presidente e principal acionista da Shoprite, rede de supermercados. Também possui parte das ações da Pepkor, sendo presidente-executivo, nesse setor de tecidos.

Mike Adenuga – 4,6 bilhões de dólares

Mike Adenuga pessoas mais ricas da África
Mike tem 59 anos de idade, e é residente em Lagos, com origem da fortuna em bancos, telecomunicações e petróleo. A construção da fortuna foi com petróleo e telecomunicações. Mike é dono da Globacom, e comprou NITEL, empresa de telecomunicações. O patrimônio cresceu 300 milhões de dólares, pela empresa de petróleo Conoil Producing.

Nassef Sawiris – 5,5 bilhões de dólares

Nassef Sawiris mais rico do egito
Nassef tem 51 anos de idade, e é residente em Cairo, com fortuna de origem em construção. É o filho mais novo de Onsi Sawiris, fundador do Orascom, e por agora é chefe da Orascom Construction Industries, esta é de capital aberto de maior valor no Egito.

Johann Rupert e Família – 5,7 bilhões de dólares

Johann Rupert family pessoas mais ricas da África
Com 62 anos e residente em Cidade do Cabo, a origem da fortuna de Johann e família é de bens de luxo. A holdind suíça Richemont é controladora das marcas de luxo como Montblanc, Chloé, Cartier, e Vacheron Constantin, e Johann é presidente e executivo-chefe.

Nicky Oppenheimer e Família – 6,4 bilhões de dólares

Nicky Oppenheimer pessoas mais ricas da África
Aos 67 anos e residindo em Joanesburgo, a origem da fortuna de Nicky e família, é dos diamantes. A venda em 2011 foi de 40% da De Beers, a produtora de diamante mais importante mundialmente, para American Anglo mineradora, no valor de 5,1 bilhões de dólares. Nicky é dono da Tswalu Kalahari, reserva particular sendo a maior na África do Sul; as paixões são críquete e helicópteros.

Aliko Dangote – 12 bilhões de dólares

Aliko Dangote pessoa mais rica do continente africano
Aos 55 anos e residente em Lagos, é considerado rei do cimento pela África, e é o mais rico do continente africano. A origem da fortuna é em cimento, farinha e açúcar.
A fábrica de Aliko, a Dangone Cement marca presença em 14 países desse continente, com planos para abertura das unidades no Iraque e Mianmar. A negociação de Aliko com commodities iniciou há 3 décadas, até construção do Dangote Group, com investimento em sal, cimento e açúcar, em muitos países africanos, ocupando a liderança de mais rico na África.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Roman Abramovich entre os proprietarios de equipes de futebol mais ricos do mundo

Top 10 proprietários de equipes de futebol mais ricos do mundo

Nesta seleção estão em destaque os 10 proprietários de equipes de futebol mais ricos do …

8 Comentários

  1. Nossa, eu ja sabia que o Aliko Dangote era rico, mas nao fazia a minima ideia de que ele possui bilhoes.

    Meu Deus, afinal de contas existem pessoas muito ricas aqui em Africa.

    Voilla,.

  2. Caro Adriano Lucas! Na sua lista faltou a angolana Isabel dos Santos. Pesquise.

  3. a gente nao pediu para ser pobre. Eu estava a pensar que os brasileiros eram mais reipeitadores, mas enfim alguns pensam muito mal de nos

  4. Achei que veria um monte de negão, mas só 3 são negros. É, não tem jeito mesmo, preto nasceu pra ser pobre.

  5. Parabens Dangote.. agora esta entrado para o desporto

  6. luis felipe dos santos lopes

    meu a nigeria e a terra para bilionarios e milionarios pretoleo, gas e minerios fazem deste pais uma mina de ouro para quem sabe olhar direito, mesmo que seu IDH seja inferior a 510 e uma dos paises do mundo com mais assinantes e usuarios de internet, o pretoleo está sendo deixado de lado para a agricultura e industria tecnologica, um dos unicos paises da Africa que produz computadores,tablets,celulares digitais carros de luxo ,maquinas agricolas modernas, bastante populoso mas corrupto e pobre mas se pessoas como Dangote começar a fazer diferença e não olhar apenas po ouro mais tambem po arroz e feijão, a nigeria será desenvolvida rapidamente ele não um daqueles riquinhos mesquinhas sabe usar o seu enorme patrimonio bem a favor da Africa.

  7. Dangote ou viva o comercio geral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *