Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países menos chuvosos do mundo

Top 10 países menos chuvosos do mundo

A chuva é um termo mais comum para precipitação, e precipitação é definida como “a quantidade, usualmente expressada em milímetros ou polegadas de profundidade de água líquida, da substância de água que caiu em um dado ponto durante um período de tempo especificado”. As principais formas de precipitação são chuva, chuvisco, neve, aguaceiro, chuva congelante, e granizo.

Nesta seleção estão em destaque os 10 países menos chuvosos do mundo. Para esta seleção são usados dados determinados de The World Bank, para o ano 2014, sendo que são os dados disponíveis mais recentes, e classificando os países por média de precipitação em profundidade em milímetros por ano.

10°

Kuwait – Precipitação Média 121 mm/ano

Kuwait entre os paises menos chuvosos do mundo
As trovoadas pouco frequentes durante a primavera são provavelmente a única precipitação que o Kuwait recebe ao longo do ano. Kuwait também detém o registro na temperatura mais alta registrada na Ásia, de 54.4 °C, tendo verões extremamente quentes.

Jordânia – 111 mm/ano

Jordania entre os paises menos chuvosos do mundo
Com muitas variações no clima, seguindo do Mediterrâneo para de um deserto árido, a Jordânia é abundante com várias plantas com um número estimado de mais de 2.300 espécies. As temperaturas médias durante o verão de maio a setembro são em torno de 32 °C, com picos possíveis excedendo 40 °C, então ao planejar uma viagem, certificar-se de pular o período entre julho e agosto, que é o mais quente.

Veja também:  Top 10 países com maiores índices de acidentes de trânsito

Mauritânia – 92 mm/ano

Mauritania entre os paises menos chuvosos do mundo
Com em torno de três quartos de sua terra sendo deserto ou semi-deserto, não é de admirar que a Mauritânia esteja nesta seleção, dos 10 países menos chuvosos do mundo, ocupando aqui a oitava posição.  Na parte do país que é coberta pelo Saara, as variações diurnas em temperatura são extremas, por exemplo, durante o período de maio a julho, elas variam de 16 °C na manhã para mais de 49 °C à tarde.

Argélia – 89 mm/ano

Argelia entre os paises menos chuvosos do mundo
O país realmente obtém quantidades decentes de chuva ao longo da costa, até 670 mm anualmente, e nas partes nordestes da Argélia, chega a 1.000 mm nos anos com precipitação alta. O décimo maior país do mundo e o maior país na África com baixa precipitação média anual devido aos quatro-quintos dele sendo um deserto, fator determinante sobre este aspecto.

Bahrein – 83 mm/ano

Bahrein entre os paises menos chuvosos do mundo

Recebendo as tempestades de poeira do Iraque e Arábia Saudita, levadas pelos ventos do noroeste, e tendo temperaturas de verão que chegam a 50 °C, este país composto por muitas ilhas não é um lugar agradável para viver. Apenas 2.82% desta terra têm adequação para cultivo de culturas, e 92% é um deserto, como características que impressionam para quem visita Bahrein.

Catar – 74 mm/ano

catar entre os paises menos chuvosos do mundo
As tempestades curtas e repentinas durante os meses de inverno são a maior parte das chuvas que Catar recebe. Como a maioria dos países nesta seleção, Catar tem verões super quentes, com temperaturas máximas atingindo 40 °C, e claro, muitas tempestades de areia.

Arábia Saudita – 59 mm/ano

arabia saudita entre os paises menos chuvosos do mundo
Pelo fato da Arábia Saudita estar localizada no deserto árabe, não é de admirar que esteja na seleção. Na parte sul da Arábia Saudita está Rub’ al Khali, o maior deserto de areia contíguo do mundo que é também uma parte do deserto árabe maior.

As temperaturas do verão podem atingir 54 °C. A região de Asir é a única parte da Arábia Saudita que não está em um clima deserto e obtém uma média de 300 mm de precipitação de outubro a março, graças às monções do Oceano Índico.

Egito – 51 mm/ano

Egito entre os paises menos chuvosos do mundo
A maioria da paisagem do Egito consiste de partes do deserto do Saara e partes do deserto líbio; portanto, a maioria de sua população não tem muita escolha, além de viver ao longo do estreito do Vale do Nilo e Delta. Durante a primavera ou no início do verão, um vento seco quente chamado Khamaseen sopra e traz a areia abrasadora e poeira dos desertos no sul.

Khamaseen pode aumentar as temperaturas diurnas e às vezes até mais de 50 °C, enquanto também cai a umidade relativa para 5% ou menos. Sabendo que 3% do território do Egito é lar para 98% de sua população, porque o resto da terra é um deserto árido com alguns oásis, o Egito é posição líder nesta seleção, dos 10 países menos chuvosos do mundo.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

irlanda entre os paises com menor taxa de criminalidade do mundo

Top 10 países com menor taxa de criminalidade do mundo

Quer seja um roubo pequeno ou assalto violento, o crime prevalece frequente no planeta, e …

Um comentário

  1. JANE TADEU DA SILVA

    Põe seco nisso, são mais aridos que o NE do BR em matéria de cair chuva, agora que tem uns paises ricos aí que podem comprar a natureza e criar água artificial pra abastecer suas cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *