Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países com os melhores sistemas de educação do mundo

Top 10 países com os melhores sistemas de educação do mundo

Em relação aos países mais educados do mundo, a educação é algo que muitas pessoas em países desenvolvidos ganham certo reconhecimento, mas não há muito tempo, qualquer forma de educação era em grande parte reservada para a elite e ricos da sociedade, e particularmente, aos filhos de tais famílias.
Ao longo dos anos este fator mudou para melhor, e a educação se tornou comum para homens e mulheres em muitas partes do mundo. Contudo, há ainda um longo caminho a seguir antes que todos tenham acesso igual à educação.
No início desta década, mais de 130 milhões de adolescentes e crianças em todo o mundo estavam fora do sistema de ensino, segundo as Nações Unidas. Esta quantidade representa o quanto longe se está de alcançar um sistema real de educação global.
Nesta seleção estão em destaque os 10 países com o melhor sistema de educação do mundo. E em relação à forma de medir o acesso à educação nos países, o The Social Progress Imperative compilou essa pesquisa das Nações Unidas, para criar o Social Progressive Index,SPI.
E isso oferece uma maneira abrangente de medir o progresso social, a incluir uma pontuação para o nível do país de acesso ao conhecimento básico, levando em conta fatores como taxa de alfabetização de adultos, matrícula em escola primária, matrícula do ensino secundário, e anos médios das mulheres na escola.

10°

Estados Unidos – SPI 61.3

harvard estados unidos com um dos melhores sistemas de educacao do mundo
Os Estados Unidos compõem um caso especial, porque é um dos países mais desenvolvidos do mundo, mas surpreendentemente, as classificações do país estão reduzindo, a primeira nação desenvolvida a testemunhar este fenômeno.
A educação básica é gratuita no país, mas o acesso ao ensino superior é muito restrito e caro. Se este país é comparado aos outros, é possível dizer que não está fazendo um bom trabalho em melhoria da educação com os recursos disponíveis.

Polônia – SPI 61.4

polonia um dos melhores sistemas educacao do mundo
Segundo a Constituição da Polônia, cada indivíduo possui o direito à educação. As escolas públicas no país oferecem educação gratuita e as autoridades públicas garantem que cada cidadão tenha acesso universal e igualitário à educação.
E quase não há jovens que não frequentam a escola. É exigido que crianças participem de 6 anos da educação primária e 3 anos de ensino secundário inferior.

Alemanha – SPI 61.5

alemanha entre os paises com os melhores sistemas de educacao do mundo
A Alemanha possui um sistema de educação baseado em meritocracia. E como nos Estados Unidos, o sistema de educação difere de um estado para outro. Os estudantes na Alemanha devem, por lei, estudar uma língua estrangeira e eles são normalmente examinados durante todo o curso da educação; o SPI deverá crescer ao longo do tempo.

França – SPI 62.5

franca entre os paises com os melhores sistemas de educacao do mundo
A França é conhecida mundialmente pelo seu sistema de educação inclusiva. A educação pública é disponível gratuitamente e 80% dos estudantes no país frequentam escolas públicas, enquanto apenas cerca de 20% estão em escolas privadas.
Mesmo assim, as escolas privadas são baratas, pois os professores são pagos pelo estado. O sistema francês é conhecido internacionalmente, seu rigoroso exame está mostrando progresso interessante.

Israel – SPI 62.9

israel entre os paises com os melhores sistemas de educacao do mundo

O sistema de ensino de Israel é centralizado. Eles possuem escolas seculares, árabes, judias e católicas. Os estudantes têm ensino obrigatório do jardim de infância até a décima segunda série, e educação é gratuita. Para atividades extracurriculares, eles devem pagar, mas as taxas são muito baixas. Israel também aparece na lista dos países com maior percentual de formados em ensino superior.

Suécia – SPI 63.7

suecia entre os paises com os melhores sistemas de educacao do mundo
A Suécia tem um decreto de educação em que é obrigatório, que cada criança receberá educação, independentemente de seus status sócio-econômico. A educação é obrigatória começando na idade de 6 anos, até a idade de 16, e é gratuita. A Suécia gasta mais que a média de país em educação, 6.7% de seu orçamento nacional a cada ano.

Reino Unido – SPI 64.0

reino unido entre os paises com as melhores educacao do mundo
Os estudantes no Reino Unido podem freqüentar escolas estaduais gratuitas ou escolas independentes que cobram taxas. A lei exige que os estudantes passem por educação em tempo integral até que tenham 16 anos de idade.
E no Reino Unido, os incentivos financeiros são oferecidos para os adolescentes que continuam na educação, após a idade de 16, para preparação dos mesmos para educação superior ou emprego.

Coréia do Sul – SPI 64.2

coreia do sul entre os paises com as melhores educacao do mundo
A Coréia do Sul tem um sistema que oferece educação gratuita para todas as crianças entre 6 e 15 anos de idade, e estudantes do colegial que têm entre 15 e 18 anos de idade devem pagar taxa de matrícula, que é subsidiado pelo governo.
O efeito negativo deste tipo de sistema de ensino é que a estrutura altamente competitiva tem levado a um aumento nas taxas de suicídio entre jovens coreanos.

Japão – SPI 64.7

japao entre os paises com as melhores educacao do mundo
O Japão apresenta uma educação básica que é gratuita para todos e nacionalizada. O currículo é igual em todos os lugares, e controlado pelo Ministério da Educação. O Japão ocupa posição de grande destaque nesta seleção pela sua obrigatoriedade de ensino fundamental e médio e seu currículo rigoroso.

Canadá – SPI 65.0

canada entre os paises com os melhores sistema de ensino do mundo
O Canadá é um caso especial. O governo mal controla a educação, que é descentralizada e varia muito de estado para estado. Mas o acesso à educação é gratuito e obrigatório até as idades de 16 ou 18, a depender do estado.
Seu currículo varia, mas todo o sistema de educação trabalha perfeitamente. O país tem uma educação integral, que cria uma das forças de trabalho mais qualificadas do mundo.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

brasil entre os países que mais consomem água no mundo

Top 10 países que mais consomem água no mundo

A escassez da água doce é a maior preocupação da era recente, e logo nos …

23 Comentários

  1. Que inveja… como eu queria ser oriunda de países como estes. Com pouca desigualdade social, taxas altas de emprego, índice de educação alto, economia nas alturas…
    O Brasil está muito atrás, precisa ter mais amor aos cidadãos, e ainda mais às crianças já que são o futuro do país.
    Honestidade, ética, empatia, patriotismo, educação são qualidades que precisamos obter para todos nós fazer do Brasil um país desenvolvido e assim deixar de ser um país emergente ou em desenvolvimento.

    Todos reclamam dos políticos brasileiros… mas eles são reflexos de nossas atitudes também. O brasileiro tem que deixar
    de ser egoísta e pensar mais nos outros. Se continuarmos assim, continuará tendo corruptos no futuro, pois as crianças levam os adultos de exemplo.

  2. o problema do brasil é que a sociedade ainda não acordou. a sociedade esta vendo o país afundar e não percebe que a atual situação da qualidade de vida no brasil só vai melhorar quando o povo deixar de ser acomodada e começar a colocar a educação em primeiro plano. um país só pode mudar pra melhor se a sociedade mudar pra melhor, pois quem faz o brasil somos nós brasileiros.

  3. A Educação no Brasil carece de atenção e de investimentos cada vez maiores. Mas estou entre os que acreditam que os investimentos são bons e que há seríssimos problemas de gestão nesta área. Discuti muito sobre o assunto e estou cada vez mais convencido disso; já há muito havia detectado o despreparo, ou o que é pior a sabotagem que algumas secretarias e direções praticam contra o ensino público no país. Há onze anos testemunhei um caso aqui no meu estado de escola que ocultava computadores distribuídos pelo Governo Federal para montar cursos e dar acesso ao aluno a informática, na ocasião acompanhei o Grêmio estudantil até a Secretaria de Educação e o caso teve solução parcial; soube na ocasião em “off” de que havia outros casos semelhantes e sem a devida fiscalização. Ainda tomei conhecimento de escola que dificultava o acesso a Biblioteca apenas para se evitar que os alunos “prejudicassem” os livros ali guardados…os casos são variados e numerosos e o prejuízo a educação é enorme, e vão sendo ignorados pelo corporativismo nos órgãos, mas especialmente pelo desinteresse das comunidades em fiscalizar o bom funcionamento das escolas de seus filhos, mantidas com os impostos que você paga através do consumo de produtos no país.

  4. Não é verdade que o ensino médio no Japão é obrigado. E também não é totalmente gratuito, a alimentação e as provas têm que pagar. e o ensino
    médio para quem quer fazer é caro, fora que se quiser fazer mesmo, tem que pagar pelas provas que vão avaliar se o aluno pode entrar na escola em que ele escolher. As provas podem chegar a custar 700,00 reais, se não passar perde-se esse dinheiro é evidente né. E fica sem estudar em nenhuma escola. O ensino fundamental sim é obrigado a fazer, mas como eu disse a alimentação é paga e todas as provas também são pagas.Todo o ginasial e algumas escolas primárias é obrigado a usar uniforme que é muito caro o ensino médio então, nem se fala.

    • Ensino gratuito não significa que materiais escolares e uniformes sejam de graça também, inclusive no Brasil.

    • Não aguentei, percebi esquerdismo e tive que responder. Dessa forma o ensino lá está para quem realmente tem potencial e compromisso em aprender. Podemos ter certeza que com essas altas taxas os pais, colocam essas crianças para estudarem de verdade. Diferente de nosso país. Além disso a educação lá tem recurso suficiente para capacitar igualmente todos os alunos, e a fiscalização é levada extremamente a sério. São por esses e outros motivos (por mais que incabíveis à sua visão socialista) que o país tem um dos melhores índices de aprendizado do mundo.

  5. Tenho 14 to no 1°ano do ensino médio meu sonho é estudar no Canadá!

  6. na verdade o melhor sistema de educação do mundo e o da Finlandia

  7. para brasileiro basta ter sol praia Carnaval e futebol, ai ta tudo certo. a Dilma ainda incenva porque .olha oquanto foi gasto na copa? podia ter gasto em educação . e onde andam os jogadores? bando de parasitas milionarios .

  8. E quais são os Cinco piores sistemas de ensino do mundo ?

  9. no brasil os políticos roubam o futuro das crianças ….pagamos altos impostos para os políticos terem vida de reis … temos que diminuir o poder do estado . precisamos de algo NOVO ….

  10. [email protected]

    Enquanto no Brasil as escolas ensinam as crianças a se tornarem homossexuais…

    • Que comentário homofóbico. Ensinar as nossas crianças a respeitarem o próximo independente de raça, credo, gênero e orientação sexual é mais do que certo, errado está você em publicar um comentário tão sem nexo como esse. Se toca, homofobia é crime!

    • Guilherme, nas escolas do Brasil não ensinam crianças e adolescentes a serem homossexuais, você deve sofrer de alguma deficiência mental não tratada, para fazer um comentário tão infeliz e estúpido. Respeito e educação são valores que você desconhece. Não vou dizer para voltar pra escola, pois você nunca deve ter passado por lá. Boa sorte!

  11. Se o Nosso governo não investe na educação nos dias atuais, imagino como será ela daqui 100 anos. Pois atualmente os Jovens de ensino fundamental e médio não querem atuar na area da Educação… Qual vai ser a Qualidade do Ensino daqui 100? Qual vai ser o novo sistema pro Ensino Fundamenta e Médio?Já que os jovens não querem trabalhar na area da educação devido o salário.

  12. Vejo muitas pessoas criticando o governo brasileiro, culpando a corrupção e tudo mais. Entretanto, a baixa qualidade da educação no Brasil não se deve APENAS ao baixo investimento do governo (que obviamente, é um fator importante), mas também ao sistema de educação ineficiente para nossa sociedade atual que nos obriga a estudar conteúdos irrelevantes em nossas carreiras e que não dá espaço para a cultura. Além disso, essa metodologia também estimula os alunos a serem apenas alunos, e não estudantes.

  13. O Brasil TERIA tudo pra entrar nesta lista aí, porém, os GOVERNANTES deste nosso país não são dignos de erguer o nome de nosso país, tamanha CORRUPÇÃO!

  14. Apesar de ser rígida a educação japonesa,quem me dera poder estudar numa escola assim. Tenho 10 anos e é muito ruim minha escola.

    • Se você tem apenas tem 10 continue se interessando em aprender, esqueça piadas de amigos. Eu tenho 18 anos e acredite tenho ânsia em aprender cada vez mais, isso porque não levei o estudo tão a sério quando tinha 12 anos pelo fato da minha escola também ser péssima e isso está me dando um certo prejuízo. Então para não cometer o mesmo erro que eu, estude, preste atenção nas aulas, que quando estiver no 3 ano do ensino médio vai ser mais fácil!

      Uma outra coisa, quando tiver seus 17 anos vai querer fazer Enem para entrar em uma faculdade, então é nessa hora que você vai usar toda sua sabedoria que adquiriu nas aulas passadas, portanto não vacile!

  15. Porque será que não estou surpresa do japão ser um dos primeiros kk’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *