Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores programadores de todos os tempos

Top 10 maiores programadores de todos os tempos

O computador é uma máquina muito complexa, porém as pessoas operam a mesma sem qualquer conhecimento técnico. Os mais leigos apenas interagem com a interface gráfica e todo o processo que faz isso funcionar, é geralmente escondido.
Cada elemento que o usuário está observando no desktop é criado por algum gênio programador. Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores programadores de todos os tempos segundo seus feitos, conquistas e colaboração para a comunidade da ciência da computação.

10°

Grace Hopper

Grace Hopper entre os maiores programadores de todos os tempos
Grace Hopper foi uma cientista da computação e contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos. E foi a primeira mulher do mundo que teve seu nome em Distinguished Fellow da Sociedade Britânica da Computação, e foi Doutora Honorária de Ciências da Universidade de Marquette, e também Medalha Nacional de Tecnologia de 1991.

John Backus

John Backus entre os maiores programadores de todos os tempos
John Backus foi um cientista de computação, mais conhecido como desenvolvedor de FORTRAN. Ele recebeu um mestrado em matemática em 1950, da Universidade de Colombia. Backus recebeu W.W.McDowell Award, a Medalha Nacional de Ciência, ACM Turing Award, Prêmio Draper e nomeou um IBM Fellow.

Bill Gates

bill gates entre maiores programadores de todos os tempos
Este é o homem que não precisa de introdução, sendo o programador mais rico do mundo cujo software é utilizado pelo mundo inteiro. Ele foi homenageado com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação, Distinguished Fellow da Sociedade Britânica de Computação e Bower Award por Business Leadership.

Brian Kernighan

Brian Kernighan entre os maiores programadores de todos os tempos
Brian Kernighan é um cientista da computação que trabalhou nos Laboratórios Bell. No início da carreira, ele foi um editor de software para Prentice Hall International. Brian venceu o Prêmio da Sociedade de Computação INFORMS em 1993, e recebeu muitos Teacher Awards ao longo de sua carreira.

Ken Thompson

Ken Thompson entre os maiores programadores de todos os tempos

Ken Thompson é um pioneiro da ciência da computação e hacker dessa comunidade. Ele é mais conhecido pela concepção e aplicação do sistema operacional Unix. Ken foi homenageado com Turing Award, Prêmio Japan, Prêmio IEEE Emanuel R. Piore, Computer Pioneer Award, e ainda Medalha Nacional de Tecnologia.

Tim Berners-Lee

Tim Berners-Lee entre os maiores programadores de todos os tempos
Tim Berners-Lee é um cientista da computação, mais conhecido como inventor do World Wide Web. Ele é o diretor de W3C, Web Science Research Initiative e um pesquisador sênior e titular da Founders Chair, MIT.
Tim foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II por seu excelente trabalho, homenageado com Software System Award, Pride of Britain, e Inovador jovem do ano de 1995.

Bjarne Stroustrup

Bjarne Stroustrup entre os maiores programadores de todos os tempos
Bjarne é um cientista da computação, professor de pesquisa, e trabalha em Morgan Stanley. Ele foi um chefe de departamento de pesquisa de programação de grande escala, de Bell Labs.
Bjarne foi premiado com William Procter Prize por Realização Científica, Prêmio Grace Murray Hopper, e foi feito um par do Museu de História da Computação por sua invenção C++.

Linus Torvalds

Linus Torvalds entre os maiores programadores de todos os tempos
Linus Torvalds é um engenheiro de software, coordenador de projeto e hacker, e é o homem por trás do sistema operacional Linux. Linus escreveu o código kernel Linux, aproximadamente 2%, e o sistema de controle de revisão Git. E muitos populares OS, incluindo Ubuntu, Fedora e Android são baseados em Linux. Torvalds detém a marca Linux e monitora o uso da mesma.
Linus foi homenageado com o Prêmio Millennium Technology, junto com Shinya Yamanaka por criar um sistema operacional de código aberto. E também recebeu um Prêmio EFF Pioneer, Medalha Lovelace da Sociedade Britânica de Computação, e Prêmio Vollum de Reed College.

Dennis Ritchie

Dennis Ritchie entre os maiores programadores de todos os tempos
Dennis Ritchie foi um cientista da computação revolucionário que desempenhou um papel crucial em desenvolver linguagem de programação C e sistema operacional Unix.
Ele foi contratado por Lucent Technologies & Bell Labs e defendeu sua tese PhD em Program Structure and Computational Complexity. No entanto, ele nunca oficialmente recebeu seu diploma PhD.
Dennis desenvolveu a linguagem de programação C, na qual muitos da atual linguagem de máquina usada e tecnologia são baseadas, a incluir o PS4/Xbox. Ritchie criou um sistema operacional multiuser, chamado Unix. Ele é também conhecido por desenvolver ALTRAN, B, BCPL, e Multics.
Ritchie foi homenageado com Prêmio Turing, Medalha Hamming de IEEE, Prêmio Computer Pioneer, Computer History Museum Fellow e Prêmio Harold Pender.

Alan Mathison Turing

Alan Mathison Turing entre os maiores programadores de todos os tempos
Alan Turing foi um cientista da computação, matemático, criptógrafo, e lógico. Ele tem sido chamado de pai da computação teórica e inteligência artificial, e é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores programadores de todos os tempos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele desenvolveu várias técnicas por quebrar as cifras alemãs. Turing construiu uma máquina eletromecânica que poderia encontrar configurações da máquina Enigma.
Ele formalizou os conceitos de computação e algoritmo com a máquina Turing, uma máquina que pode ser adaptada para simular a lógica de quaisquer algoritmos.
Ele foi homenageado com Smith’s Prize, Officer of the Order do Império Britânico e Fellow of Royal Society. Desde 1966, o Prêmio Turing tem sido dado anualmente pela Association for Computing Machinery por contribuições para comunidade da computação.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

fn f2000 entre as melhores metralhadoras do mundo

Top 10 melhores metralhadoras do mundo

A guerra é a ciência da destruição, onde ganha quem estiver melhor preparado em arsenal. …

5 Comentários

  1. Concordo com a maioria, porém substituiria o Bill Gates pela Ada Lovelace e a reclassificaria a lista colocando como segunda ou terceira.

  2. Paulo Agostinho Carlos

    NOsssa! é de tirar o chapéu
    Programar não é pra qualquer um…

  3. Bill Gates nem é programador. Se for é medíocre. No que foi bom era no timing dos negócios. Ou alguém acha que ele programou o MS-DOS, o Windows ou o Office. Particularmente não conheço nenhum software de sua autoria.

  4. O filme O jogo da imitação é baseado em fatos reais sobre Alan Mathison Turing o nº 1 da lista.

  5. nossa sao so os astros de empresas exemplo bill gates e etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *