Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores produtores de ovos do mundo

Top 10 maiores produtores de ovos do mundo

Os 10 países maiores produtores de ovos do mundo respondem por quase 70% da produção de ovo total global. Os ovos são uma fonte importante de proteína e vitamina para bilhões de pessoas.

O crescimento econômico continuado e aumento da urbanização são esperados reforcem a demanda por ovos por parte das pessoas. Um rápido crescimento na população e renda per capita tem levado a um aumento do consumo de ovos de aves.

Isto abriu caminho para maiores oportunidades no mercado para empresas de criação de aves de ovos. Durante os anos iniciais, a maioria da produção de ovo vinha de grupos de fazenda de galinhas. Mas com a melhoria da tecnologia e desenvolvimento de equipamento sofisticado, houve uma mudança de grupos pequenos de fazenda para operações comerciais maiores.

Nas últimas 3 décadas, a produção de ovo aumentou por mais de 150% no mundo e mais de 380% na Ásia em si. A elaboração desta seleção é a partir de dados oferecidos por Food and Agricultural Organization, FAO, das Nações Unidas.

Ucrânia – 2%

ucrania entre os maiores paises produtores de ovos do mundo
A Ucrânia é responsável por 2% da quota de ovos totais produzidos. O país exporta aproximadamente 5% dos ovos que produz. O país recebeu permissão para exportar ovos para União Européia em abril de 2015. A produção total foi aumentada para 18.5 bilhões de unidades em 2016.

Indonésia – 2%

indonesia entre os maiores paises produtores de ovos do mundo
A Indonésia tem produção anual de 1.22 milhões de toneladas, constituindo 2% da produção global de ovos. Os ovos tea do país, telur pindang, e ovos saudáveis são bastante populares. A indústria avícola do país é geograficamente de forma altamente concentrada em grande parte em Java Ocidental.

Rússia – 3%

russia entre os maiores paises produtores de ovos do mundo
A produção anual no país mais extenso do mundo está em 2.28 milhões de toneladas. A região de Saratov, Chechênia, e Kabardino-Balkaria registraram aumento na produção de ovos na Rússia. Os produtores locais de ovos podem se beneficiar de proibições de importação sobre ovos e outros produtos agrícolas na Rússia. Prioskolye é a maior empresa produtora de ovos no país, com um tamanho de grupo de 5 milhões.

Brasil – 3%

brasil entre os maiores paises produtores de ovos do mundo

Brasil acumula 3% da produção de ovos mundial. A produção de ovos brasileira totalizou 39.5 bilhões de unidades em 2015, uma alta de 6% do ano anterior. Alguns dos grandes estados produtores de ovos no Brasil são São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso.

México – 3%

mexico entre os maiores paises produtores de ovos do mundo
Com uma produção de 2.5 milhões de toneladas de ovos, o país responde por 3% da produção de ovos global. O México tem um grande consumo per capita de ovos no mundo. A indústria de ovos sofreu muito com o resultado do surto de gripe aviária.

Veja também:  Top 10 cidades de maior altitude do mundo

E como conseqüência, as exportações de ovos mexicanos são permitidas se quebrarem alguns ovos e estiverem isentos de patógenos, ou receberam um processo térmico. Alguns dos grandes estados produtores de ovos no México são Veracruz, Torreon, Campeche, Guanajuato e Yucatan.

Japão – 3.4%

japao entre os maiores paises produtores de ovos do mundo
O Japão tem total de cerca de 2.52 milhões de toneladas de ovos. Isto representou 3.4% da produção total mundial. O país também produz ovos brancos de galinhas alimentadas com arroz. A demanda por ovos e produtos de ovo no país é maior do que o suprimento interno, que é a razão de o Japão também importar uma quantidade considerável. O país também se especializa na produção de ovos através de meios não automatizados.

Índia – 5%

india entre os maiores paises produtores de ovos do mundo
A Índia representa por 5% da produção total de ovos, e é terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores produtores de ovos do mundo. A produção da Índia foi de 78.48 bilhões de ovos em 2014-2015. Os principais estados produtores de ovos na Índia são Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Maharashtra, Haryana e Punjab.

Estados Unidos – 8%

estados unidos entre os maiores paises produtores de ovos do mundo
O país acumulou 8% da produção de ovo global com 5.6 milhões de toneladas de ovos produzidos anualmente. A maioria da produção de ovos nos Estados Unidos é para consumo humano. Os 5 principais estados produtores de ovos são Iowa, Ohio, Indiana, Pennsylvania, e Texas. Há aproximadamente 186 empresas produtoras de ovos com grupos de 75.000 galinhas ou mais, e os Estados Unidos são segunda posição nesta seleção, dos 10 maiores produtores de ovos do mundo.
Veja também:  Top 10 maiores empresas de produtos de consumo do mundo

China – 40%

china entre os maiores paises produtores de ovos do mundo
A China representa 40% de quota na produção global de ovos, e é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores produtores de ovos do mundo. A China vivenciou um crescimento vigoroso no setor avícola nos últimos 20 anos. A produção de aves agora é responsável por uma proporção maior da total pecuária da China.

A produção de ovos aumentou enormemente de apenas 5.35 milhões de toneladas em 1995 para 29 milhões de toneladas em 2013. A produção de ovo da China é principalmente concentrada nas províncias de Henan, Shandong, Hebei, Liaoning, Jiangsu, Sichuan, Hubei, Anhui, Heilongjiang e Jilin. Os ovos chineses são exportados para muitos países na Ásia, África, Europa, América do Norte e Oceania.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

irlanda entre os paises com menor taxa de criminalidade do mundo

Top 10 países com menor taxa de criminalidade do mundo

Quer seja um roubo pequeno ou assalto violento, o crime prevalece frequente no planeta, e …

Um comentário

  1. Muito Bom estas pesquisas sobre as maiores potencias do mundo atualizado!!! Desde os anos 1980 acompanho essa geografia politica, econômica e social e é sempre bom ter esses dados para pesquisa… Parabéns Adriano Lucas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *