Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores estrelas do universo

Top 10 maiores estrelas do universo

Nesta seleção estão as 10 maiores estrelas do universo, de acordo com seus diâmetros. Já o diâmetro é determinado como um razão para o diâmetro solar. A estrela é definida como esfera de plasma grande e luminosa, mantida íntegra por gravidade.
De forma geral, a estrela nasce em região denominada como berçário estelar. Os berçários pelo Cosmo possuem nuvens moleculares gigantes. As nuvens são formadas pelo gás e poeira e são capazes de chegar a ocupar área semelhante à de todo sistema solar. Pela ação da gravidade, a poeira e gases se unem e a nuvem molecular inicia a perda das suas partes mais densas.
E aos poucos, um pedaço que não está preso, que recebe ainda mais densidade e calor, passa a girar em torno de si, até transformação em tipo de disco. O nascimento da estrela é com a temperatura e densidade no disco, muito altas, que seus átomos de hidrogênio se fundem, virando hélio.

10°

V766 Centauri

V766 Centauri uma das maiores estrelas do mundo
Esta é a maior estrela amarela já encontrada, com tamanho 1300 vezes maior que o diâmetro do Sol, sendo detectada com interferômetro do telescópio VLT do observatório com instalação na França. A estrela é parte do sistema formado por 2 estrelas.

Mu Cephei

Mu Cephei um das maiores estrelas do universo
Trata-se da estrela super gigante vermelha, na constelação de Cepheus, e uma das maiores e mais luminosas estrelas determinadas em Via Láctea. A cor da Mu Cephei foi percebida por William Herschel, este a descreveu como “cor vermelha e profunda”.

KY Cygni

estrela ky cygni star
A estrela supergigante vermelha KY Cygni é a oitava posição, entre as 10 maiores estrelas do universo. A localização é na constelação de Cygnus, e trata-se de uma das maiores estrelas determinadas, uma das mais luminosas.

VY Canis

VY Canis
Esta estrela é hiper gigante vermelha na constelação de Canis Major, e o raio é de aproximadamente 1420 raios solares. Esta estrela possui 2.800.000.000 km de diâmetro, e um avião a 900 km/h gastaria 1100 anos para completar única volta ao seu redor.

KW Sagitarii

KW Sagitarii

A estrela hipergigante vermelha é sexta posição nesta seleção. É localizada a aproximadamente 9800 anos-luz de distância do Sol, e o diâmetro é de aproximadamente 1460 vezes o do Sol. O volume marca 3.000.000.000 sóis, sendo localizada em constelação de Sagittarius.

V354 Cephei

V354 Cephei
V354 Cephei é estrela hipergigante vermelha que está na Via Láctea, a cerca de 9000 anos-luz de distância do Sol. O seu diâmetro marca 1520 vezes o diâmetro do Sol. E se colocada no centro do sistema solar, a superfície da V354 Cephei se estenderia entre órbita de Júpiter e de Saturno.

RW Cephei

RW Cephei
Trata-se da hipergigante vermelha da classe m, em constelação de cepheus. O seu raio é estimado em 1650 raios solares, e é quase tão grande quanto à órbita de Júpiter, considerada estrela variável semi-regular, de superfície sujeita a oscilações de luminosidade e temperatura, ocupando a quarta posição entre as 10 maiores estrelas do universo.

NML Cygni

NML Cygni estrelas
NML Cygni é popular também como V1489 Cygni, estrela hipergigante vermelha, e são cerca de 1650 raios solares. É considerada uma das supergigantes mais luminosas; e sua distância da Terra tem estimativa em torno de 5300 anos-luz.

VV Cephei A

estrela VV Cephei A
VV Cephei A é supergigante em segunda posição, entre as 10 maiores estrelas do universo. O espectro luminoso desta estrela é classificado como do tipo MS, e tem em torno de 1600 a 1900 vezes o diâmetro do Sol.
E se distribuída no centro do sistema em lugar do Sol, a superfície da estrela se estenderia além da órbita de Júpiter. É denominada 275.000-575.000 vezes mais luminosa, em comparação com o Sol. Já a massa desta estrela especial é estimada em torno de 100 massas solares.

WOH G64

estrela WOH G64
A primeira posição é da WOH G64, estrela hipergigante vermelha na Grande Nuvem de Magalhães. A estrela marca 2000 vezes o raio do Sol, com tamanho estimado em 2.985.000.000 de quilômetros.
Um fator interessante a observar sobre as estrelas é referente às suas “impressões digitais”. A melhor forma para estudo da luz da estrela é o espectro da mesma. O espectro da estrela é como a impressão digital, pois cada estrela possui um espectro único. Os espectros podem ser úteis, por exemplo, na diferenciação de 2 estrelas.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Ban Gioc – Detian Falls entre as cachoeiras mais bonitas do mundo

Top 10 cachoeiras mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais bonitas do mundo. As cachoeiras são …

9 Comentários

  1. Estranho. Tem estrela, no texto, diz ser maior que a orbita de Júpiter esta atrás daquela que chega a ser tão grande quanto a orbita de Júpiter. V354 Cephei figura como maior que a orbita de Júpiter e RW Cephei consta ser quase tão grande quanto a orbita de Júpiter. Porém a primeira esta logo atrás da segunda na classificação feita pelo blog. Verifiquem isso, melhor atualizem isso.

  2. Tem a estrela UY Scuti, ela é maior que a VY Canis Majoris

  3. A maior e vy canis majoris

    E ponto. nada alem disso foi descobeto

  4. Olá! Gostei da matéria, mas notei alguns erros. O diâmetro da VY Canis Majoris não é tão grande assim. Aliás passa longe disso! Este valor foi baseado em estimativas incorretas do tamanho dela e além do mais, 1420 raios solares não dão o diâmetro que você indicou. Errou por quase 1 bilhão de km! ^^

  5. A maior não é a majoris?

  6. a imagem do KY Cygni é a mesma do V354 Cephei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *