Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores crises financeiras de todos os tempos

Top 10 maiores crises financeiras de todos os tempos

Uma crise financeira ocorre quando uma instituição ou ativo perde uma grande parte do seu valor repentinamente. Isto pode levar a uma ampla gama de conseqüências adversas, como uma queda na produção ou estagnação, falhas da moeda e pior, omissões poderosas. Nesta seleção estão as 10 maiores crises financeiras de todos os tempos.

10°

Black Monday

black monday entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
No mundo das finanças, a Black Monday se refere a segunda-feira do dia 19 de outubro de 1987. Durante aquele dia, houve uma falência generalizada do mercado de ações em torno do mundo.
O início desta falência originou em Hong Kong e eventualmente se espalhou para Europa. Em última análise, os Estados Unidos foram afetados também. Muitas explicações existem para esta falência repentina, mas nenhuma é conclusiva.

Bolha da Internet

bolha da internet entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
Esta bolha especulativa relacionada com empresas com base na internet viu aumentos maciços em valores do estoque de capital das nações industrializadas de 1997-2000.
Esta bolha começou por causa da disponibilidade fácil de crédito em 1997-1998. Estas empresas de startup desejavam estabelecer uma elevada quota de mercado através da criação de mais cobertura. Porém, entre 1999-2001 veio o colapso da bolha, e grandes perdas de capitalização.

Crise de Crédito de 1772

crise de credito 1772 entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
Esta crise teve origem em Londres e se espalhou para outras partes da Europa, como Holanda. Ironicamente, tinha sido precedida por um período de grande prosperidade para Grã-Bretanha. Entre a década de 1760 e 1770 foi visto um boom de crédito que estimulou maior produção e atividade industrial.
As práticas especulativas prosperaram para gerar mais crédito, e isto levou a uma falsa sensação de otimismo no mercado. Em 8 de junho de 1772, a fuga de um dos sócios do Banking House “Neal, James, Fordyce e Down” pela incapacidade de pagar as dívidas levou ao pânico.

Crise do Petróleo OPEP, 1973

crise do petroleo entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
Esta crise começou em 1973 quando os países membros da OPEP declararam um embargo de petróleo, prevenção de comércio. Isto foi feito especificamente em retaliação ao abastecimento incansável dos Estados Unidos de armas a Israel, que foi retaliação contra guerra árabe em seu dia mais sagrado naquele dia. Isto durou até março de 1974.

Crise Russa de 1998

crise russa entre as maiores crises financeiras de todos os tempos

A crise viu um efeito de alargamento em países do mundo como Estados Bálticos, Moldávia, Cazaquistão, Ucrânia, Estados Unidos, Belarus, Uzbequistão, entre outros. Houve uma grande variedade de razões para esta crise.
O declínio interno na produtividade, o déficit fiscal de balão que foi agravado ainda mais pela Guerra da Chechênia que terminou em 1996, foram suficientes para definir o cenário para outros eventos que desencadearam a crise.

Crise Asiática de 1997

crise asiatica entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
A Crise Asiática originou na pequena economia da Tailândia. O país tinha experimentado rápida expansão na década de 1980 e mais da década de 1990.
No entanto, grande parte deste crescimento tinha sido já financiada por poupança doméstica e industrialização ocorreu pelas subsidiárias japonesas. Mas, os fluxos de capital especulativo, particularmente das economias desenvolvidas eventualmente levaram à crise cambial, que se espalhou por todo o sudeste asiático.

Quebra do Mercado de Ações de 1929

queda da bolsa de valores entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
Este foi o crash mais chocante do Mercado de Ações dos Estados Unidos. E começou em outubro de 1929. Também conhecida como segunda-feira negra, surgiu como um golpe para o mercado que estava andando em alturas do início da década de 1920.
Havia uma sensação de euforia no mercado com a tendencia de ações aumentarem indefinidamente, e que a riqueza continuaria a aumentando. Isso encorajou as pessoas pedirem empréstimos, não imaginando a crise que viria a seguir.

Grande Depressão

a grande depressao entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
Este foi o pior desastre econômico do século 20 e começou na década de 1930. Muitos países do mundo, especialmente os densamente industrializados foram afetados gravemente.
Isso pela contração do crescimento de produto, elevado desemprego, deflação grave e queda do comércio. Isto durou até 1933 nos Estados Unidos, mas muitos países foram afetados mesmo até o período da Segunda Guerra Mundial.

Crise da zona do euro

crise zona do euro entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
Esta é uma crise que até os dias atuais não se recuperou. Ela começou em 2009 na região européia. E ocorreu devido aos temores crescentes de inadimplência por poderosos da União Européia, particularmente Grécia, Portugal, Irlanda, Espanha, e Itália.
Isso expôs as ineficiências fiscais de muitos países. E anteriormente em 1992, os membros da UE tinham assinado o Tratado de Maastricht que designou os níveis dos necessários de desempenho fiscal. No entanto, os países como Grécia, investiram pesado em salários do setor público e prestações sociais.

Crise Financeira de 2008

crise financeira de 2008 entre as maiores crises financeiras de todos os tempos
Esta crise foi considerada a pior desde a Grande Depressão em si. A fácil disponibilidade de crédito impulsionou maior demanda para habitação e uma bolha começou. No entanto, uma vez que isto terminou, havia uma grande queda em preços das casas.
Os valores hipotecários ultrapassavam os valores das casas compradas. Um grande nível de empréstimos a mutuários menos dignos de crédito tinha também prevalecido, chamado empréstimo sub-prime. A existência de instrumentos financeiros, como títulos garantidos de hipoteca, permitiu o efeito espalhar para o mercado financeiro inteiro.
As inovações financeiras levaram ao apetite de tomada de risco muito maior. O crédito se tornou escasso, a confiança caiu e o desemprego continua a ser um problema até agora nos Estados Unidos.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Ban Gioc – Detian Falls entre as cachoeiras mais bonitas do mundo

Top 10 cachoeiras mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais bonitas do mundo. As cachoeiras são …

Um comentário

  1. OVO AO CONTRARIO FICA OVO

    FIRST

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *