Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores cavernas do mundo

Top 10 maiores cavernas do mundo

Nesta seleção estão as 10 maiores cavernas do mundo. A caverna impressiona e remete às imagens de morcegos pendurados e balançando, buracos úmidos e escuros que parecem não ter fim. As cavernas a seguir apresentam estas características e mais, tão bem como muitos tesouros escondidos. Nosso top 10 tem como fonte principal, o Wikipedia e compreende as caverna mais longas ou extensas do mundo.

10°

Caverna Fisher Ridge – 181 km

Fisher Ridge Cave uma das maiores cavernas do mundo
A localização desta caverna é em Kentucky, USA, e foi descoberta em 1981 por um grupo de espeleólogos de Michigan associados ao Detroit Urban Grotto of the National Speleological Society. É próxima ao sistema Mammoth.
Além das descobertas de passagem rápidas, 181 km nos últimos 29 anos, os achados arqueológicos interessantes foram descobertos em algumas passagens da caverna.
Pegadas, um tema de marca do zero interessante e restos de bastão de tocha, foram todos encontrados. A datação por carbono dos achados indica que houve visitantes na caverna cerca de 3000 anos atrás.

Caverna Holloch – 195 km

Holloch Cave entre as maiores cavernas
Holloch fica em Muotha, Suíça, e “Hölloch” se traduz em inglês como “Buraco do Inferno”, mas a primeira sílaba da palavra significa “escorregadio” no dialeto alemão local. A exploração inicial da caverna iniciou em 1875 e foi liderada por Alois Ulrich.

Gua Air Jernih – 197.1 km

Gua Air Jernih maiores cavernas naturais
A localização da caverna Gua Air Jernih é em Sarawak, Malásia, e é a maior caverna no sudeste da Ásia, com 197.1 km. O ano de descoberta foi 1978, sendo Gua Air Jernih a oitava posição entre as 10 maiores cavernas do mundo.

Caverna Lechuguilla – 206 km

Lechuguilla Cave entre as maiores cavernas do planeta
Esta caverna está localizada em New Mexico, USA, e é a mais profunda caverna de calcário nos Estados Unidos, com formações e micróbios encontrados em nenhum outro lugar do mundo.
Há grandes quantidades de gesso e depósitos de enxofre amarelo-limão, e raros espeleotemas também. Lechuguilla é a sétima posição na seleção das 10 maiores cavernas do mundo.

Caverna Wind – 216 km

Wind Caverna

A localização é em South Dakota, EUA. Esta grande caverna apresenta mais de 200 km de passagens que têm sido mapeadas, com muitos restos mais a serem descobertos, fazendo da caverna a sexta maior do mundo.
A caverna detém 95% das formações de boxwork de calcita do mundo, um tipo de speleogen, uma formação similar a um espeleotema, porém formado pela erosão. Além disso, a caverna tem a fama de ter a maior concentração de passagens em comparação com qualquer caverna no mundo.

Caverna Optymistychna – 230 km

Optymistychna Caverna
Optymistychna é localizada em Korolivka, Ucrânia. Optimisticeskaja significa otimista em ucraniano, e é uma caverna de gesso, sendo a maior caverna de gesso do mundo.
A caverna inteira está sob uma área de 2 km² em uma camada de gesso de menos de 20 m de espessura. As passagens da caverna são baixas e muitas vezes cheias de lodo. É formada uma densa rede em 3 níveis diferentes, tornando a caverna conhecida como caverna labirinto.

Caverna Jewel – 243 km

Jewel Cavernas
A localização da Jewel é em South Dakota, USA e foi esculpida com circulação lenta, em riqueza de ácido de águas subterrâneas. Espeleotemas que se formaram nesta caverna incluem estalagmites, estalactites, e outros.

Sistema Ox Bel Ha – 256.9 km

Sistema Ox Bel Ha cavernas impressionantes
Este sistema de caverna é localizado em Quintana Roo, México, e é a mais longa caverna subaquática explorada no mundo. Em 2014, o comprimento pesquisado é de 256.9 km de passagens subaquáticas, sendo a terceira caverna na seleção das 10 maiores cavernas do mundo.

Sistema Sac Actun / Sistema dos Ojos – 319 km

Sistema Sac Actun
Este sistema de cavernas subquática é situado ao longo da costa caribenha da Península de Yucatán com passagens para norte e oeste da vila de Tulum. A exploração iniciou de Gran Cenote, 5 km a oeste de Tulum. O sistema inteiro explorado da caverna fica no interior do município de Tulum, estado de Quintana Roo.

Caverna Mammoth – 628 km

Mammoth Caverna
A localização de Mammoth é em Kentucky, USA, e é a maior caverna do mundo, e então líder nesta seleção. Há gigantes eixos verticais, de imponentes 58,5 m de Mammoth Dome aos 32 m de profundidade de poço sem fundo.
As passagens e quartos são decorados com cristais de gesso branco espumando, e formas coloridas, esculpidas de estalactites, estalagmites e outras composições de caverna.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Ban Gioc – Detian Falls entre as cachoeiras mais bonitas do mundo

Top 10 cachoeiras mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais bonitas do mundo. As cachoeiras são …

2 Comentários

  1. Aqui em Iraquara na Bahia também tem enormes cavernas que não entrou nessa lista.

  2. BELAS CAVERNAS, AQUI EM MINHA CIDADE TEM UMA CHAMADA CAVERNA DO DIABO, NÃO FOI TOTALMENTE EXPLORADA, MAS ACREDITO QUE ELA TAMBÉM TEM UMA DISTANCIA LONGA DE CAVERNA COMO ESSAS. ELDORADO – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *