Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro

Top 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro

É a maior manifestação de cultura e festa popular internacionalmente famosa. A celebração formada por vários tipos de manifestação como bailes de carnaval, e os desfiles de escola de samba, e outros, trazem 6 dias de alegria para os apreciadores da folia. O carnaval do Rio de Janeiro já até entrou para o livro dos recordes, homologado como o maior carnaval do mundo. E tantas outras conquistas que embelezam e dá mais prestigio a essa festa. Confira as escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro:

10°

Unidos da Capela – 2 títulos

unidos da capela entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca
A criação da Unidos da Capela ocorreu no bairro de Parada de Lucas, Rio de Janeiro. A fundação foi em 1933, e as 2 vezes em que foi Campeã do Carnaval carioca dividiu o título com mais escolas em 1950 e 1960. São citados como fundadores Businfa, João Lé, Alberto de Souza Carvalho, entre outros.

Vila Isabel – 3 títulos

vila isabel entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca
Além dos 3 títulos tem uma quadra moderna, que é a segunda maior quadra entre todas as escolas de samba cariocas, somente atrás da quadra da Mocidade Independente.
Pelo brasão existe a coroa da Princesa Isabel, figurando na região de cima o resplendor com fita azul apresentando iniciais da agremiação, GRESUVI, e abaixo, é vista a clave de sol, pandeiro e pena de Noel Rosa.

Unidos da Tijuca – 4 títulos

unidos da tijuca entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, tem origem dos muitos morros da Tijuca, mas sua sede por muitos anos no Morro do Borel. Unidos da Tijuca ostenta 4 títulos do carnaval do Rio de Janeiro.
A fundação da Unidos da Tijuca foi em 1931, sendo uma das mais antigas do Rio de Janeiro na atividade. A agremiação apareceu partindo da fusão de blocos existentes em morros das redondezas do Morro do Borel, em sub-bairro da Tijuca, denominado Usina. E entre os fundadores estão João de Almeida, Leandro Chagas, Zeneida Oliveira, entre outros.

Mocidade Independente – 5 títulos

mocidade independente entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca
A Mocidade Independente é muito tradicional e famosa escola de samba carioca, com destaque no Brasil, e a localização é na Avenida Brasil, bairro de Padre Miguel. O crescimento maior ocorreu depois dos anos 1970, com patrocínio por bicheiro Castor de Andrade, grande torcedor.

Imperatriz Leopoldinense – 8 títulos

imperatriz leopoldinense entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca

A sede da Imperatriz Leopoldinense é no bairro de Ramos, e possui 8 títulos com orgulho no carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles determinados pela crítica como originais e luxuosos são orgulho da escola.

Império Serrano – 9 títulos

imperio serrano entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
A história da Império Serrano, que possui 9 títulos no carnaval do Rio de Janeiro, é coroada pelos lindos sambas, reais clássicos do samba enredo como Heróis da Liberdade, 1969.

Salgueiro – 9 títulos

salgueiro entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
Salgueiro possui 9 títulos no carnaval do Rio de Janeiro, e sua fundação foi em 1953 partindo da junção de 2 escolas de samba do Morro do Salgueiro, Azul e Branco, e “Depois eu Digo”.
Em relação às Rainhas de Bateria são destaque Ana Cláudia Soares de 2004, Carol Castro de 2005 a 2006, Gracyanne Barbosa de 2007, e ainda Viviane Araújo de 2008 até dias atuais. Já entre os grandes presidentes desta escola de samba, são destacados 2, o bicheiro Miro Garcia de 1988 a 1993, e Osmar Valença com direção de 1978 a 1981.

Beija-Flor – 13 títulos

beija flor de nilopolis entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
A Beija-Flor foi composta pelo bloco carnavalesco de Nilópolis em 1948, pelo grupo constituído por nomes como Hamilton Floriano e Milton de Oliveira. Beija-Flor é a escola terceira posição nesta seleção, das 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro.
E a mãe de Negão da Cuíca, Dona Eulália, sugeriu o nome da agremiação, sendo então fundadora. A inspiração do nome ocorreu então pelo Rancho Beija-Flor.
Seu último titulo no grupo especial foi em 2015 com o enredo “Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”.

Mangueira – 18 títulos

estacao primeira de mangueira entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
A Mangueira é muito tradicional carioca, e uma das mais populares do país, sendo 18 títulos desta escola, que é segunda posição nesta seleção, das 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro.
A fundação foi em 1928, no Morro da Mangueira, perto da região do Maracanã, por sambistas Cartola, Zé Espinguela, Carlos Cachaça, entre outros. A quadra é sediada no bairro Visconde de Niterói.
E foi a primeira escola de samba a criar a ala de compositores, a incluir mulheres. E uma única marcação é mantida desde a fundação, com surdo de primeira, pela bateria. O surdo em símbolo da escola é representador do samba, já os louros das vitórias, as estrelas dos títulos, e a coroa é a representadora do bairro imperial de São Cristóvão.

Portela – 21 títulos

portela entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
A Portela é posição líder nesta seleção, das 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro, com totais 21 títulos de orgulho. E representa tradição e popularidade no Rio de Janeiro.
É denominada de forma carinhosa de A Majestade do Samba, e compõe com Mangueira e Deixa Falar, a tríade de escolas que fundaram o carnaval do Rio de Janeiro. A fundação oficial ocorreu como bloco carnavalesco, denominado Conjunto Oswaldo Cruz, no ano 1923.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

fn f2000 entre as melhores metralhadoras do mundo

Top 10 melhores metralhadoras do mundo

A guerra é a ciência da destruição, onde ganha quem estiver melhor preparado em arsenal. …

3 Comentários

  1. A Mangueira tem 19 títulos. A Liga reconheceu oficialmente como dois em 1984: campeonato e supercampeonato, até mesmo pra não haver questionamentos quanto ao título da Portela naquele mesmo ano. Quanto a maior campeã de todas essa imagem não é de desfile da Portela, e sim da Tradição em 2004 quando reeditou o samba Portela de 1984 (do 21° título).
    Quanto a títulos injustos ou ao menos contestados, todas com mais de 5 os tem, e também foram injustiçadas outras tantas vezes. A Beija-Flor, por exemplo, não merece em 1983 e depois disso ficou 15 anos sem vencer.

  2. A maioria dos titulos da beija-flor são roubados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *