Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro

Top 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro

É a maior manifestação de cultura e festa popular internacionalmente famosa. A celebração formada por vários tipos de manifestação como bailes de carnaval, e os desfiles de escola de samba, e outros, trazem 6 dias de alegria para os apreciadores da folia. O carnaval do Rio de Janeiro já até entrou para o livro dos recordes, homologado como o maior carnaval do mundo. E tantas outras conquistas que embelezam e dá mais prestigio a essa festa. Confira as escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro:

10°

Unidos da Capela – 2 títulos

unidos da capela entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca
A criação da Unidos da Capela ocorreu no bairro de Parada de Lucas, Rio de Janeiro. A fundação foi em 1933, e as 2 vezes em que foi Campeã do Carnaval carioca dividiu o título com mais escolas em 1950 e 1960. São citados como fundadores Businfa, João Lé, Alberto de Souza Carvalho, entre outros.

Vila Isabel – 3 títulos

vila isabel entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca
Além dos 3 títulos tem uma quadra moderna, que é a segunda maior quadra entre todas as escolas de samba cariocas, somente atrás da quadra da Mocidade Independente.
Pelo brasão existe a coroa da Princesa Isabel, figurando na região de cima o resplendor com fita azul apresentando iniciais da agremiação, GRESUVI, e abaixo, é vista a clave de sol, pandeiro e pena de Noel Rosa.

Unidos da Tijuca – 4 títulos

unidos da tijuca entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, tem origem dos muitos morros da Tijuca, mas sua sede por muitos anos no Morro do Borel. Unidos da Tijuca ostenta 4 títulos do carnaval do Rio de Janeiro.
A fundação da Unidos da Tijuca foi em 1931, sendo uma das mais antigas do Rio de Janeiro na atividade. A agremiação apareceu partindo da fusão de blocos existentes em morros das redondezas do Morro do Borel, em sub-bairro da Tijuca, denominado Usina. E entre os fundadores estão João de Almeida, Leandro Chagas, Zeneida Oliveira, entre outros.
Veja também:  Top 10 estradas mais perigosas do mundo

Mocidade Independente – 5 títulos

mocidade independente entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca
A Mocidade Independente é muito tradicional e famosa escola de samba carioca, com destaque no Brasil, e a localização é na Avenida Brasil, bairro de Padre Miguel. O crescimento maior ocorreu depois dos anos 1970, com patrocínio por bicheiro Castor de Andrade, grande torcedor.

Imperatriz Leopoldinense – 8 títulos

imperatriz leopoldinense entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval carioca

A sede da Imperatriz Leopoldinense é no bairro de Ramos, e possui 8 títulos com orgulho no carnaval do Rio de Janeiro. Os desfiles determinados pela crítica como originais e luxuosos são orgulho da escola.

Império Serrano – 9 títulos

imperio serrano entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
A história da Império Serrano, que possui 9 títulos no carnaval do Rio de Janeiro, é coroada pelos lindos sambas, reais clássicos do samba enredo como Heróis da Liberdade, 1969.

Salgueiro – 9 títulos

salgueiro entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
Salgueiro possui 9 títulos no carnaval do Rio de Janeiro, e sua fundação foi em 1953 partindo da junção de 2 escolas de samba do Morro do Salgueiro, Azul e Branco, e “Depois eu Digo”.
Em relação às Rainhas de Bateria são destaque Ana Cláudia Soares de 2004, Carol Castro de 2005 a 2006, Gracyanne Barbosa de 2007, e ainda Viviane Araújo de 2008 até dias atuais. Já entre os grandes presidentes desta escola de samba, são destacados 2, o bicheiro Miro Garcia de 1988 a 1993, e Osmar Valença com direção de 1978 a 1981.
Veja também:  Top 10 parques nacionais mais bonitos do Brasil

Beija-Flor – 13 títulos

beija flor de nilopolis entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
A Beija-Flor foi composta pelo bloco carnavalesco de Nilópolis em 1948, pelo grupo constituído por nomes como Hamilton Floriano e Milton de Oliveira. Beija-Flor é a escola terceira posição nesta seleção, das 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro.
E a mãe de Negão da Cuíca, Dona Eulália, sugeriu o nome da agremiação, sendo então fundadora. A inspiração do nome ocorreu então pelo Rancho Beija-Flor.
Seu último titulo no grupo especial foi em 2015 com o enredo “Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”.

Mangueira – 18 títulos

estacao primeira de mangueira entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
A Mangueira é muito tradicional carioca, e uma das mais populares do país, sendo 18 títulos desta escola, que é segunda posição nesta seleção, das 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro.
A fundação foi em 1928, no Morro da Mangueira, perto da região do Maracanã, por sambistas Cartola, Zé Espinguela, Carlos Cachaça, entre outros. A quadra é sediada no bairro Visconde de Niterói.
E foi a primeira escola de samba a criar a ala de compositores, a incluir mulheres. E uma única marcação é mantida desde a fundação, com surdo de primeira, pela bateria. O surdo em símbolo da escola é representador do samba, já os louros das vitórias, as estrelas dos títulos, e a coroa é a representadora do bairro imperial de São Cristóvão.
Veja também:  Top 10 melhores universidades do mundo

Portela – 22 títulos

portela entre as escolas de samba com mais titulos no carnaval do rio de janeiro
A Portela é posição líder nesta seleção, das 10 escolas de samba com mais títulos no carnaval do Rio de Janeiro, com totais 22 títulos de orgulho. Ela representa tradição e popularidade no Rio de Janeiro.
É denominada de forma carinhosa de A Majestade do Samba, e compõe com Mangueira e Deixa Falar, a tríade de escolas que fundaram o carnaval do Rio de Janeiro. A fundação oficial ocorreu como bloco carnavalesco, denominado Conjunto Oswaldo Cruz, no ano 1923.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Bonneville Salt Flats entre os desertos de sal mais incriveis do mundo

Top 10 desertos de sal mais incríveis do mundo

As salinas, ou desertos de sal, são áreas naturais em que o solo é coberto …

3 Comentários

  1. A Mangueira tem 19 títulos. A Liga reconheceu oficialmente como dois em 1984: campeonato e supercampeonato, até mesmo pra não haver questionamentos quanto ao título da Portela naquele mesmo ano. Quanto a maior campeã de todas essa imagem não é de desfile da Portela, e sim da Tradição em 2004 quando reeditou o samba Portela de 1984 (do 21° título).
    Quanto a títulos injustos ou ao menos contestados, todas com mais de 5 os tem, e também foram injustiçadas outras tantas vezes. A Beija-Flor, por exemplo, não merece em 1983 e depois disso ficou 15 anos sem vencer.

  2. A maioria dos titulos da beija-flor são roubados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *