Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 animais com os períodos de gestação mais longos

Top 10 animais com os períodos de gestação mais longos

O termo “período de gestação” se refere ao período de tempo que leva para um feto se desenvolver dentro do útero de sua mãe, começando com a fertilização e terminando com o nascimento. No caso dos animais, a duração de um período de gestação varia entre espécies, embora no geral, quanto menor o animal, menor o tempo que leva no útero.
O período de gestação, no entanto, pode também ser influenciado por outros fatores como o tamanho de uma ninhada. Nesta seleção estão em destaque os 10 animais com os períodos de gestação mais longos.

10°

Leão Marinho da Califórnia – 350 dias

leao marinho entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
Estes animais são conhecidos pela reprodução entre maio e agosto e dar à luz em junho ou julho, significando que esta linhagem de leão marinho tem um período de gestação médio de 350 dias.
Isto inclui a implantação possível retardada do ovo fertilizado de até 3 meses, e o leão marinho da Califórnia é décima posição nesta seleção, dos 10 animais com os períodos de gestação mais longos.

Camelo – 360 a 420 dias

camelo entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
O período de gestação de um camelo pode variar entre 360 a 420 dias e o peso médio do recém-nascido pode variar entre 35 a 40 kg. Outros camelídeos, como as lhamas também têm gestações longas em torno de 330 dias.

Zebra – 361 a 390 dias

zebra entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
As zebras podem ficar grávidas por 361 a 390 dias, embora isto possa variar de acordo com a linhagem. Algumas espécies, como a zebra de Grevy pode ter um período de gestação que dura 438 dias.

Jumenta – 365 dias

burro entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
O período de gestação para uma fêmea é geralmente de 365 dias, no entanto isto pode algumas vezes variar entre 11 a 14 meses. A mesma, muitas vezes, dá a luz a um único filhote e apenas uma pequena percentagem de gestações de jumenta resulta em gêmeos.

Girafa – 420 a 460 dias

girafas entre os animais com os periodos de gestacao mais longos

Uma mãe é conhecida a dar à luz em pé e o recém-nascido já mede 1.8 metros de altura, então não é surpresa que a gravidez para girafas pode durar até 420-460 dias. As girafas geralmente dão à luz um único filhote, mas em certas ocasiões, podem dar à luz a gêmeos.

Rinoceronte Negro – 450 dias

rinoceronte negro entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
É comum ao rinoceronte negro se tornar maduro sexualmente e ter o primeiro filhote pela idade de 4 anos e ficar grávida por até 450 dias. Durante este tempo, a grávida se encontrará solitária em um lugar protegido para dar à luz em paz.

Morsa – 456 dias

morsa entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
Uma morsa fêmea começa a ovular entre as idades de 4 a 6 anos e a gestação para estas criaturas volumosas pode durar 456 dias. Os primeiros 4 meses do feto são passados em desenvolvimento suspenso antes que se implante no útero.
Esta implantação atrasada foi evoluída para otimizar o acasalamento e a temporada de nascimento e pode ajudar a promover a sobrevivência do recém-nascido.

Cachalote – 590 dias

cachalote entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
Cachalote é a maior baleia com dentes, então não é surpresa que tenham um período de gestação prolongada de até 590 dias. Cachalotes fêmeas se tornam férteis na idade de 9 anos e isso pode levá-las até 16 meses para produzir um único filhote, e cachalote é terceira posição nesta seleção, dos 10 animais com os períodos de gestação mais longos.

Elefante Asiático – 617 dias

elefante asiatico entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
Pelo tamanho colossal, o elefante asiático tem um período de gestação que dura impressionante 617 dias e geralmente apenas dá à luz para um filhote, ocasionalmente ela pode dar à luz para gêmeos.
Depois de 19 meses, o filhote está completamente desenvolvido, mas permanece no útero para um período de tempo prolongado, para crescer e que então possa chegar a sua mãe para nutrir, sendo o elefante asiático segunda posição nesta seleção, dos 10 animais com os períodos de gestação mais longos.

Elefante Africano – 645 dias

elefante africano entre os animais com os periodos de gestacao mais longos
Bastante como seu primo asiático, o elefante africano também resiste excessivamente a longas gestações, e de fato, surgem em posição líder nesta seleção, dos 10 animais com os períodos de gestação mais longos, com o período incrível de 645 dias.
O macho de uma das espécies de Loxodonta, elefante-da-savana, alcança na média 3.3 m de altura até ombros, e atinge o peso de 5.5 toneladas, o que o determina, não apenas o maior mamífero, porém o maior animal terrestre que há.
Comparando com elefante-asiático de gênero elephas, tem distinção por orelhas de maior dimensão, uma adaptação em relação com temperaturas superiores, e por existirem presas de marfim em fêmeas, apresentando em torno de 70 kg cada uma.
O elefante-africano possui 3 unhas pelas patas traseiras, e 21 pares de costelas pela oposição a 4 e 19, de forma respectiva, em elefante-indiano. O elefante-africano se destaca símbolo do safári da África, do grupo de animais selvagens denominado big five, caracterizando 5 animais de maior dificuldade para caçar, ou seja, elefante, leão, leopardo, búfalo e rinoceronte.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Springer Spaniel Ingles entre as melhores racas de caes de caca

Top 10 melhores raças de cães de caça

Os cães de caça são aqueles que fazem seu trabalho de caça para o bem …

5 Comentários

  1. Ta errado aí a Salamandra Alpina tem gestação de 3 anos e 2 meses.

  2. Mas burro não é estéril? Então não seria a gestação de burro e sim de uma égua (ou jumenta) gerando um burro (ou mula, se o filhote for fêmea). Falta informação ai.
    http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1705354-1489,00.html
    http://www.mulaseburrosvbo.com.br/crbst_6.html

  3. Como demora pra um elefantinho nascer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *