Nos siga nas redes sociais

Esporte

Top 10 melhores goleiros de todos os tempos

São grandes jogadores que se destacaram por feitos históricos nessa posição.

Em muitos esportes de equipe que envolvem marcar gols, o goleiro é um jogador designado diretamente evitar que o time adversário marque, por interceptar chutes ao gol. Tais posições existem no futebol, pólo aquático, hóquei no gelo, entre outros.

Geralmente as regras especiais se aplicam ao goleiro, que não se aplicam a outros jogadores. Estas regras são muitas vezes instituídas para proteger o goleiro, sendo um alvo óbvio para ações perigosas ou até violentas. Se destacar nessa posição é algo difícil, mas essas pessoas fizeram história por onde passaram. Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores goleiros de todos os tempos no futebol.

10° – Frantisek Planicka – Tchecoslováquia

Frantisek Planicka entre os maiores goleiros de todos os tempos
Junto com Ricardo Zamora e Giampiero Combi, Frantisek Planicka foi um dos grandes goleiros da era pré-guerra. Ele foi capitão da Tchecoslováquia para a final da Copa do Mundo de 1934, onde foram batidos por uma equipe italiana capitaneada por Giampiero Combi. É possível citar o clube Slavia Prague em que Frantisek fez parte.

9° – Peter Shilton – Inglaterra

Peter Shilton entre os maiores goleiros de todos os tempos
Entre os clubes que Peter participou estão Leicester City, Derby County, Leyton Orient, Nottingham Forest e mais. Peter Shilton teve uma carreira muito honrada, especialmente em Nottingham Forest onde ele venceu um título de liga dos campeões e duas European Cups no regime de Brian Clough.

8° – Iker Casillas – Espanha

Iker Casillas entre os maiores jogadores do Real Madrid de todos os tempos
Um dos Clubes em que Iker participou incluem Porto e Real Madrid. O segundo, considerado um dos melhores times do mundo. O mais jovem goleiro nesta seleção, os fãs do Real Madrid se referem a Casillas como um santo. Ele realizou muitos milagres durante sua carreira ilustre com Los Blancos e a seleção espanhola.

7° – Sepp Maier – Alemanha Ocidental

Sepp Maier entre os maiores goleiros de todos os tempos
Sepp jogou com o Bayern Munich. Outro membro da banda de um clube, Sepp Maier foi espinha dorsal do lado do lendário Bayern Munich que venceu 3 European Cups consecutivas em meados da década de 1970. Maier foi também parte do time nacional da Alemanha Ocidental que defendeu o famoso lado holandês, que consistia de Johann Cruyff, no final da Copa do Mundo de 1974.

6° – Ricardo Zamora – Espanha

Ricardo Zamora entre os maiores goleiros de todos os tempos
Apelidado de El Divino, Ricardo Zamora é o mais velho jogador na seleção. Os clubes em que participou, Barcelona, Real Madrid, Espanyol, e Nice. Ele jogou com grande distinção para Espanyol, Barcelona e Real Madrid. Zamora foi parte de uma equipe fabulosa do Barcelona que venceu 3 títulos de liga catalã seguidos entre 1919 e 1922.

Ele então seguiu em frente para Espanyol onde aproveitou o sucesso na temporada de 1928/29, inspirando os Periquitos para um título de liga catalã e um triunfo Copa del Rey. Apesar de suas raízes catalãs, ele mudou-se para Real Madrid e os guiou para seus dois primeiros títulos na La Liga.

5° – Dino Zoff – Itália

Dino Zoff entre os maiores goleiros de todos os tempos
Clubes de atuação de Dino, Udinese, Napoli, Juventus, e Mantova. Dino Zoff foi o maior jogador nos anos 1970. Ele não levou um gol por 1142 minutos entre 1972 e 1974 em torneios internacionais, que é um recorde que permanece até hoje. Ele também tem a distinção de se tornar o mais velho jogador a vencer a Copa do Mundo. E teve uma carreira de clube de sucesso também, vencendo 6 títulos de liga com Juventus.

4° – Peter Schmeichel – Dinamarca

Peter Schmeichel entre os maiores goleiros de todos os tempos
Clubes em que Peter jogou, Manchester United, Brondby, Hvidovre, Sporting Lisbon, Manchester City, e Aston Villa. O Great Dane foi sem dúvida o melhor goleiro nos anos 1990 e foi parte do Manchester United de Sir Alex Ferguson que começou uma era de domínio no futebol inglês.

Ferguson comprou Schmeichel por uma pequena taxa de 505.000 libras que Scot mais tarde chamou de “negócio do século”. Schmeichel foi figura intimidante e sua mera presença no gol geralmente anulava os atacantes adversários. Schmeichel também marcou 11 gols em sua carreira, uma quantidade muito alta para um goleiro.

3° – Gianluigi Buffon – Itália

Gianluigi Buffon entre os maiores goleiros de todos os tempos
Buffon participou dos clubes Parma e Juventus. Ao assistir Buffon em ação, não é muito difícil observar o motivo de ser apelidado de Superman pelos fãs. É conhecido por momentos milagrosos no mais importante dos tempos, e é terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores goleiros de todos os tempos.

Um dos momentos históricos, foi sua defesa de uma mão frente ao chute de Fillipo Inzaghi na final da Champions League de 2003. A transferência de Buffon do Parma para Juventus em 2001 por 51 milhões de euros é ainda uma taxa recorde para um goleiro.

2° – Gordon Banks – Inglaterra

Gordon Banks entre os maiores goleiros de todos os tempos
Clubes em que Gordon participou estão Stoke City, Chesterfield, Leicester City e Fort Lauderdale Strikers. Gordon desempenhou um papel fundamental na Copa do Mundo de 1966 onde ele jogou cada minuto na campanha vitoriosa da Inglaterra. Quando se pensa sobre Banks, as pessoas tendem a lembrar de sua defesa contra Pelé na Copa do Mundo de 1970 no México. A maioria dos analistas, comentaristas, e fãs considera esta a ser a maior defesa já feita.

1° – Lev Yashin – URSS

Lev Yashin entre os maiores goleiros de todos os tempos
Lev jogou para o clube Dynamo Moscow. Até o momento, o Aranha Negra é ainda o único goleiro a vencer o Ballon d’Or (Bola de Ouro da revista France Football). A FIFA premiou o melhor goleiro na Copa do Mundo de 1994 com prêmio chamado “Lev Yashin” em sua homenagem (atualmente, Luvas de Ouro). Ele é considerado o melhor goleiro da história das Copas do Mundo. Com 4 Copas do Mundo disputadas, ex-goleiro soviético é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores goleiros de todos os tempos.

22 Comentários

22 Comments

          Deixe seu comentário!

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          Popular