Nos siga nas redes sociais

Esporte

Top 10 melhores jogadores italianos de todos os tempos

O que a seleção italiana não sabe sobre a Copa do Mundo, simplesmente não é interessante saber. A Itália é uma das seleções mais bem sucedidas na história da Copa do Mundo, tendo vencido 4 títulos, em 1934, 1938, 1982 e 2006, e aparecendo em 2 finais, de 1970 e 1994, alcançando um terceiro lugar em 1990 e um quarto lugar em 1978.

Em 1938, eles se tornaram a primeira equipe a defender seu titulo da Copa do Mundo, mas devido ao início da Segunda Guerra Mundial mantiveram o título por um recorde de 16 anos. Nesta seleção estão em destaque os 10 melhores jogadores italianos de todos os tempos.

10°

Fabio Cannavaro – 1997-2010, 136 convocações, 2 gols

fabio cannavaro entre os melhores jogadores italianos de todos os tempos
Junto com Franz Beckenbauer e Matthias Sammer, Cannavaro permanece um dos 3 únicos zagueiros a conquistar o titulo de Melhor jogador do Ano da FIFA. Jogando em cada minuto de cada duelo, as performances de Cannavaro o valeram seu apelido “O Muro de Berlim”.

Paolo Rossi – 1977-1986, 48 convocações, 20 gols

Paolo Rossi entre os melhores jogadores italianos de todos os tempos
Tendo sido suspenso por seu papel alegado em um escândalo de aposta, Rossi retornou à ação a tempo para a Copa do Mundo de 1982. No entanto, sua inclusão causou controvérsia, com muitos jornalistas na época escrevendo de forma negativa sobre a condição em que ele estava. Para boa medida, Rossi venceu os prêmios de Chuteira e Bola de Ouro. Ele venceu 2 títulos de Série A com Juventus, assim como Cup Winners’ Cup em 1984.

Giacinto Facchetti – 1963-1977, 94 convocações, 3 gols

Giacinto Facchetti entre os melhores jogadores italianos de todos os tempos
Muitos se lembram de Facchetti como o homem que trouxe os jogadores ofensivos da defesa para se destacar no ataque surpresa. Ele foi um pioneiro de mente de ataque, que não tinha hesitação em se juntar ao ataque. Antes que ele fizesse seu avanço, os zagueiros eram muitas vezes instruídos a não atravessar a linha intermediária, mas Facchetti mudou as regras. Tão longe como a Itália se atenta, ele os liderou com sucesso no European Championships de 1968, enquanto também chegaram à final da Copa do Mundo de 1970 sob a administração dele.

Gianluigi Buffon – 1997-presente, 139 convocações, sem gols

Gianluigi Buffon entre os maiores goleiros de todos os tempos
Normalmente, um técnico vai escolher seu capitão na zaga ou no meio-campo para que possa ver o jogo se desdobrando em frente deles, mas também que possua a capacidade de fazer um impacto direto nos procedimentos.

No entanto, tais qualidades de liderança de Buffon se sobressaiu, por isso foi grande destaque como capitão da Juventus e Itália. Em 2001, Juve contratou com uma taxa de recorde mundial de 32.6 milhões de libras na época por um goleiro, se posicionando entre os mais caros goleiros do mundo. Assim, a Juventus levou o jogador de 36 anos de idade de Turin de Parma, o qual ele tinha ajudado a vencer UEFA Cup e Coppa Italia 2 anos antes.

Luigi Riva – 1965-1974, 42 convocações, 35 gols

Luigi Riva entre os melhores jogadores italianos de todos os tempos
Quando se considera a qualidade de atacantes que a Itália produziu pelos anos, é inegável que nenhum tenha marcado mais gols em nível internacional do que o Riva. Apesar de ser arruinado por uma sucessão de ferimentos graves, ele era ainda capaz de ajudar o clube Cagliari ao título de Série A em 1970. E permanece o único triunfo de liga do clube italiano e em homenagem aos serviços prestados por dele, recentemente o clube aposentou a camisa número 11 que Riva usou com tal distinção.

Franco Baresi – 1982-1994, 82 convocações, 2 gols

Franco Baresi entre os melhores jogadores italianos de todos os tempos
Como um jogador, não há muito que Baresi não venceu. O homem de um clube levantou o título de Série A com AC Milan em 6 ocasiões separadas, assim como Liga dos Campeões 3 vezes. Ele foi uma parte do lado Milan que desmantelou Barcelona de Johan Cruyff em 1994. Baresi é considerado a mais alta estima em San Siro, tanto que sua camisa número 6 foi aposentada. E mais, em 1999, ele foi votado como o Jogador do Século do clube.

Dino Zoff – 1968-1983, 112 convocações, sem gols

Dino Zoff entre os melhores jogadores italianos de todos os tempos
Apenas 24 anos antes que Buffon fechasse o gol da Itália, levando a vencer a Copa do Mundo, Zoff estava fazendo a mesma coisa. Ele permanece o jogador mais velho a ter já vencido a competição. Zoff também detém o recorde de tempo mais longo em torneios internacionais, 1.142 minutos, sem conceder um gol entre 1972 e 1974. Um grande jogador, digno de estar entre os melhores goleiros de todos os tempos.

Roberto Baggio – 1988-2004, 56 convocações, 27 gols

Roberto Baggio entre os maiores meia-atacantes da historia do futebol
Empatado com Alessandro Del Piero, Baggio é o quarto maior artilheiro da Itália de todos os tempos, 5 dos quais vieram durante o torneio nos Estados Unidos. O centro-avante também marcou o gol do torneio contra Checoslováquia 4 anos antes, que foi desde então eleito pela FIFA como o sétimo gol mais bonito da história das Copas do Mundo. Em nível de clube, o vencedor da Bola de Ouro de 1993, foi transferido de Fiorentina para Juventus em 1990 por uma taxa recorde. É, sem duvida, um dos maiores meia-atacantes que o mundo já viu.

Paolo Maldini – 1988-2002, 126 convocações, 7 gols

Paolo Maldini entre os melhores jogadores italianos de todos os tempos
É uma pena, um grande jogador como Maldini não ter sido campeão mundial com sua seleção. Ele passou mais da metade de seus 16 anos com Azzurra como capitão, mas ele foi incapaz de guiá-los ao sucesso.

Porém, os troféus foram muito mais fáceis de vir para Maldini em nível de clube. Ele passou sua carreira inteira jogando com AC Milan, onde ele construiu uma lista de honras tão longa quanto seu braço. 7 títulos de Série A, 5 Ligas dos campeões, uma Coppa Italia, um Mundial de Clubes e 5 Super Copas da UEFA, muitos dos quais ele levantou como capitão.

Giuseppe Meazza – 1930-1939, 53 convocações, 33 gols

Giuseppe Meazza entre os melhores jogadores italianos de todos os tempos
Meazza começou sua carreira internacional em 1930, nesse ano também conquistou sua braçadeira de capitão na estréia contra Suíça. O centro-avante marcou 2 vezes e liderou a Itália para a conquista da Copa do Mundo em 1934, e se consagrou como um dos melhores jogadores italianos de todos os tempos conquistando 4 anos mais tarde outra Copa do Mundo (França,1938). Sua contribuição naquela ocasião incluiu marcar o gol de vitória contra o Brasil na semi-final. Meazza permanece o segundo maior artilheiro da Itália de todos os tempos.

 

Mais Vistos