Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 terremotos mais mortais da história

Top 10 terremotos mais mortais da história

Os terremotos são apenas uma das amostras de como o poder assustador, devastador da natureza pode ser. Esses terremotos que compõem os anais da história, são listados de acordo com a magnitude e fatalidades deles ao invés do dano de propriedade total. Veja na lista como esses eventos, literalmente, abalaram o mundo e causaram quantidades incalculáveis de dano.

10°

Messina – 1908

messina entre os terremotos mais mortais da historia
Em 1908, o terremoto e tsunami Messina atingiu a Sicília e Calábria, sul da Itália, provocando a morte de aproximadamente 123.000 pessoas. Às 5:20 am no dia 28 de dezembro, o terremoto atingiu a cidade de Messina e durou em torno de um minuto.
O terremoto mediu 7.1 e seus efeitos criaram um tsunami de 12 m de altura que golpeou as costas próximas e promoveu a destruição. A cidade foi basicamente destruída e mais de 90% dos edifícios desmoronaram ao chão.
E pela reconstrução extensa nos anos seguintes, muitos moradores ou se estabeleceram em outro lugar na Itália ou foram forçados a emigrar para América, eventualmente chegando à Nova York.

Ardabil/Dvin – 893

ardabil entre os terremotos mais mortais da historia
E pela leitura errada da palavra árabe Dvin como Ardabil, acreditam que estes 2 terremotos foram originalmente ocorrências separadas, mas provavelmente foram o mesmo terremoto ocorrido em 893.
Houve muita confusão sobre o local e data dos eventos e em um ponto, o terremoto foi considerado ter acontecido na Índia. Acredita-se que o terremoto ocorreu no dia 28 de dezembro, 893, em torno da meia noite. E destruiu completamente a cidade de Dvin na Armênia, causando ao menos 150.000 vítimas.

Damghan – 856

Damghan entre os terremotos mais mortais da historia
O terremoto Damghan atingiu o atual Irã em 856 com uma magnitude por volta de 7.9. A onda de choque levou a força por quase 350 km. As cidades de Ahevanu, Asta, Tash, Bastam e Shahrud, junto com todas as aldeias contendo, tomaram danos graves e foram arrastadas completamente.
E junto com isto, a antiga capital de Partia foi também destruída. O total de morte pelo terremoto é relatado como 200.000, com cerca de um quarto destas mortes sendo somente de Damghan.

Haiti – 2010

haiti entre os terremotos mais mortais da historia
Mais recente, o terremoto de Haiti em 2010, atingiu aproximadamente 25 km a oeste da capital no dia 12 de janeiro. Um adicional de 52 tremores secundários de medição ao menos de 4.5 seguiu, afetando cerca de 3 milhões de pessoas e matando mais de 160.000.

Aleppo – 1138

aleppo entre os terremotos mais mortais da historia

O terremoto Aleppo na Síria do Norte ocorreu em 1138. A cidade em si está localizada em uma série de falhas geológicas ao longo da parte norte da Abertura do Mar Morto.
E a catástrofe de Aleppo marcou o primeiro de vários terremotos que atingiram a região durante outubro de 1138 até maio de 1159.
Tendo sido precedido por um terremoto menor um dia antes em 10 de outubro, os tremores seguidos de 20 de outubro até a manhã de 3 novembro destruíram quase tudo . Embora o número exato de vítimas e morte causadas não tenha sido registrado fielmente, as estimativas tomam este número para norte de 230.000.

Oceano Índico – 2004

oceano indico entre os terremotos mais mortais da historia
Ocorrido em 26 de dezembro de 2004, este terremoto submarino provocou uma série de tsunamis devastadores ao longo das regiões costeiras do Oceano Índico. As ondas atingiram mais de 30 m de altura e atingiram a Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia.
Com uma magnitude atingindo tão alto quanto 9.3, não é apenas um dos terremotos mais mortais e maiores, mas também ocupa primeiro lugar por ter a mais longa duração em cerca de 10 minutos. Fez o planeta inteiro a vibrar, provocou tremores em regiões distantes, como o Alasca.
Apesar de um atraso de várias horas entre o terremoto e subseqüentes tsunamis, quase todas as vítimas foram tomadas de surpresa, pois não havia sistemas de alerta de tsunami em vigor em todo o Oceano Índico. Como resultados mais de 230.000 pessoas morreram em 14 países.

Antioquia – 526

antioquia entre os terremotos mais mortais da historia
O terremoto de Antioquia atingiu o que é agora a Síria e Turquia no Império Bizantino. A magnitude estimada é em torno de 7.0, seguido por 18 meses de tremores secundários. O número de morte é estimado a ser cerca de 250.000.

Tangshan – 1976

Tangshan entre os terremotos mais mortais da historia
Também conhecido como Grande Terremoto de Tangshan, este desastre atingiu no dia 28 de julho de 1976, impactando uma cidade industrial de 1 milhão de habitantes na China.
Medindo 7.8, o terremoto atingiu na madrugada e durou em torno de 16 segundos. Seguido por um tremor 16 horas mais tarde, o número de mortos relatado foi de 255.000 com um adicional de 164.000 de feridos.

Haiyuan – 1920

Haiyuan entre os terremotos mais mortais da historia
No dia 16 de dezembro de 1920, as 8 pm, o terremoto Haiyuan atingiu a província de Gansu, China. Embora a magnitude não possa ser confirmada, acredita-se ter sido entre 7.8 e 8.5. Menores terremotos continuaram por ao menos 3 anos. Dano e morte ocorreram em todas as 7 províncias. Embora o total de vítimas seja desconhecido, variam entre 240.000 e 275.000.

Shaanxi – 1556

Shaanxi  entre os maiores terremotos da historia
O terremoto Shaanxi atingiu na manhã de 23 de janeiro, 1556. Mais de 95 condados em toda a China foram afetados e é estimado que até 60% da população morreu.
As estimativas modernas dão a magnitude do terremoto como em torno de 8.0, com tremores secundários ocorrendo muito freqüentemente por cerca de metade de um ano. Como o terremoto impactou, deslizamentos gigantescos atingiram a região e deixaram poucos sobreviventes, somando ao número de mortos enorme de 830.000.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Ban Gioc – Detian Falls entre as cachoeiras mais bonitas do mundo

Top 10 cachoeiras mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais bonitas do mundo. As cachoeiras são …

3 Comentários

  1. raimundo nonato da silva

    e sou homem mas pobre do mundo mas eu tenho deus no coracora e vc .eu preciso sua ajuda .que mim ajuda deus dará mais ,em via mesajem pelo meu e-mel

  2. Os novos terremotos do Nepal

  3. Esqueceu o Terremoto de Sendai, que aconteceu em 2011 no Japão e gerou o vazamento na usina nuclear de Fukushima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *