Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 sintomas mais comuns na gravidez

Top 10 sintomas mais comuns na gravidez

O momento da gravidez é muito importante para a mulher e os sintomas que podem indicar a gestação facilitam a constatação de que há bebê pelo caminho. É interessante perceber que é muito raro alguma mulher grávida não apresentar sequer um sintoma.
Há variações entre os casos de ocorrência e persistência desses sinais, dependendo da mulher. Alguns deles são considerados mais comuns, como a urinação constante, enjôo e sonolência, como exemplos a citar e observar com o tempo. Confira os sintomas mais comuns na gravidez:

10°

Enjôo Alimentar

Enjoo
O hormônio produzido na gravidez, gonadotropina coriônica humana, o hCG, é responsável por náusea, porque tem ação de retardo com a digestão. No geral, esses enjôos acontecem pela manhã, pelo início da gravidez, podendo prolongar até a décima sexta semana.
E o acompanhamento médico, independente da gravidez, é fundamental para qualquer mulher cuidar da saúde e, se for o caso, da gestação com o tratamento adequado.

Alteração do Humor

alteracao de humor
A ocorrência do desequilíbrio hormonal nas grávidas pode gerar efeito depressivo. E outros fatores, como ansiedade e medo, são riscos para atingir as gestantes. O sintoma acontece por crises de choro, e alterações do humor, e são mais comuns pelas 12 primeiras semanas da gravidez, com tendência de diminuir pela adaptação aos hormônios.

Urinação Freqüente

urinacao frequente
Há dois tipos de motivos para esse sintoma comum. No começo da gestação, a urinação por mais vezes ocorre por alterações de hormônio no organismo.
Quando acontece o crescimento do bebê com compressão dos órgãos, e útero maior, há menor capacidade da bexiga, sendo o a ocorrência do sintoma explicada. E esse fato normalmente acontece no primeiro mês e também no último trimestre.

Náusea

nausea
O motivo da náusea pela gestação não é tão esclarecido, mas pode ter relação com a formação da placenta. O que é mais aceito, é o estímulo da gonadotrofina coriônica nos ovários para produção de estrogênio, hormônio responsável pelo enjôo.
A náusea pode levar aos vômitos, situação muito desagradável. E a ocorrência é comum a partir da quarta semana da gravidez, sendo mais intensa até a nona semana. No geral, há diminuição desse sintoma a partir da vigésima semana.

Atraso da Menstruação

atraso na mestruacao sintomas mais comuns na gravidez

O atraso menstrual ou até mesmo desaparecimento da menstruação, indica que o organismo interrompeu o ciclo menstrual para preparação do útero que abrigará o feto. Isso acontece logo no primeiro mês, naturalmente.

Temperatura Alta do Corpo

Temperatura alta do corpo pode indicar gravidez
Com a temperatura basal do corpo é possível observar o ciclo menstrual e também a ovulação. Com a fecundação, e confirmação da gravidez, a progesterona aumenta e também a temperatura corporal. Esse sintoma é aparente no começo da gestação.

Mamas Inchadas

Mamas inchadas gravidez
Produzir leite é natural com relação aos hormônios da gestação. Assim, é comum a mulher sentir dores e também inchaço pelos seios. E o estímulo para que a mulher inicie a produção do leite é responsável para o sintoma surgir no primeiro mês da gravidez.

Sensação de Fadiga

fadiga sintomas mais comuns na gravidez
E novamente, os hormônios são os causadores da sensação de fadiga, que pode ser um sintoma da gestação. São muitas mudanças pelo começo da gravidez que acontecem e são grandes responsáveis pela sensação incômoda desse cansaço.
Pelo final do período, as noites que não são descansadas adequadamente e o próprio peso da barriga da mulher são inimigos nesse momento. O sintoma ocorre com cansaço enorme pelo dia, e também sonolência. Essa sensação de cansaço pode ter início pelas primeiras semanas e voltar depois da trigésima semana.

Muito Sono

muito sono sintomas mais comuns na gravidez
E a sensação da sonolência isolada, pode também ser um dos sintomas mais comuns da gestação da mulher. Esse sintoma tem causa no aumento da progesterona, fato natural pela gestação. Essa vontade excessiva por dormir em certo período, ocorre pelo primeiro trimestre para as grávidas.

Mudanças no olfato e paladar

olfato alterado e um dos sintomas de gravidez
A modificação que acontece com hormônios tem ação sobre os sentidos das grávidas. Em relação ao olfato, alguns aromas se transformam em sensação de intolerância para a mulher.
E com o paladar, pode haver aversão rápida a certo alimento ou apreciação por algo que antes a mulher não desejava. É natural que essas mudanças nos sentidos da grávida, surjam pelas primeiras semanas. São detalhes importantes que podem indicar bebê a caminho.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

batatas entre os alimentos que você não vai acreditar que causam cancêr

Top 10 alimentos que você não vai acreditar que causam câncer

Qualquer alimento modificado por produtos químicos ou cultivados com produtos químicos pode ter uma reação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *