Ínicio » Comportamento » Top 10 razões pelas quais as pessoas mentem

Top 10 razões pelas quais as pessoas mentem

A invenção da mentira provavelmente data de volta à invenção da própria comunicação. E pode ser afirmado que mentir é, na realidade, uma necessidade básica para existência social. Uma mentira pode servir para vários propósitos. Nesta seleção estão as 10 razões pelas quais as pessoas mentem.
A expressão “mentira tem perna curta” tem origem no famoso pintor Henri de Toulouse-Lautrec, dono das tais pernas curtas. No fim do século XIX, Lautrec era popular por histórias generosas que dizia acerca de si. É falado que o talento dele para mentira era tão gigante como a vocação artística.
O pintor apresentava um defeito físico que impedia as pernas dele tivesse o desenvolvimento aguardado, então apareceu tal expressão que é utilizada até hoje.

10°

Para agradar

para agradar entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
Para manter a afabilidade de qualquer situação social, as pessoas têm que mentir. As perguntas como “Como eu estou?”, “Eu estou ficando gorda?” ou “Você gostou do meu presente?”, são questões limitadas a buscar mentiras.
Uma curiosidade sobre a mentira, é que no dia primeiro de abril de 1848, a primeira edição do jornal “A Mentira” teve lançamento, em Pernambuco. E a manchete era mentirosa e polêmica, “Morre Dom Pedro II”, sendo a primeira brincadeira do Dia da Mentira realizada pela imprensa do Brasil.

Para livrar a própria cara

livrar a propria cara entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
As pessoas têm que aceitar que há determinadas verdades sobre todos que são melhores se mantidas escondidas. É muito mais fácil simplesmente mentir do que dividir verdades sobre si mesmo. A razão de livrar a própria cara é nona posição nesta seleção, das 10 razões pelas quais as pessoas mentem.

Para evitar favores

evitar favores entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
A percentagem de pessoas que estão sempre em prontidão para ajudar é muito baixa. A maioria da população simplesmente mentiria ao invés de realmente ser útil para alguém mais.

Para evitar conversas longas

evitar conversas entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
Em algum momento a verdade pode convidar para um longo discurso de conselhos desnecessários, mais perguntas ou críticas. A crise do tempo é universal para todas as pessoas e algumas não têm outra opção a não ser mentir para evitar conversas longas.

Para se vangloriar

se vangloriar entre as razoes pelas quais as pessoas mentem

Embora estas mentiras sejam mais ou menos inofensivas, são muito comuns. Algumas pessoas têm esta necessidade de se sentir melhor sobre si mesmas que tentam ser suficientes ao pintar um retrato melhor de si na frente dos outros.
Em relação à mentira, existem aquelas que as pessoas sempre acreditaram, mas que não correspondem à realidade. Por exemplo, os camaleões não alteram de cor para própria camuflagem.
Na realidade, estes animais curiosos alteram a coloração para comunicação. Uma cor pode representar mudanças de humor, demarcação de território, agressividade, e atitude de acasalamento.

Para ter benefícios

obter beneficios entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
Não é nenhum segredo que todos mentem um pouco em uma entrevista ou para conseguir uma entrevista de emprego. A atração de outras coisas e benefícios mundanos podem também levar as pessoas a mentir. A razão de ter benefícios é quinta posição nesta seleção, das 10 razões pelas quais as pessoas mentem.
É mais uma mentira que as pessoas sempre acreditam, mas que não caracteriza a realidade é em relação aos dedos enrugados. Mesmo os afortunados queficam o dia todo na piscina pelo calor têm os dedos enrugados, e não há relação com a absorção de água pela pele, porém com resposta do sistema nervoso autônomo do indivíduo.
Os cientistas acreditam que esta é herança dos ancestrais primatas, que possuíam dedos e pés enrugados em lugares úmidos para apresentarem melhor aderência, evitando escorregões.
Mais uma mentira acreditada é sobre os mosquitos, pois vivem mais de 1 dia. Para os que estão acostumados com noção de que mosquitos vivem somente 24 horas, um mesmo inseto pode viver por até 30 dias.

Para escapar de punição

escapar de punicoes entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
Este ponto não precisa de explicação, pois todos mentiram para os professores na escola para evitar punição. As pessoas mentem para seus superiores, pais ou cônjuge para evitar qualquer tipo de punição ou pena.

Para ser aceito

ser aceito entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
As necessidades sociais das pessoas muitas vezes fazem com que as mesmas mintam. E muitas sucumbem a igualar a pressão e fabricam mentiras sobre si, apenas para se ajustar melhor.

Para provar algo

provar algo  entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
Algumas pessoas inflexíveis podem facilmente recorrer à mentira apenas para provar algo. Esta classe inflexível de pessoas pode também ficar bastante criativa quando se trata de mentir. A razão de provar algo é segunda posição nesta seleção, das 10 razões pelas quais as pessoas mentem.

Para influenciar

influenciar entre as razoes pelas quais as pessoas mentem
As mentiras podem ser uma parte pequena dos grandes esquemas de pessoas coniventes. As pessoas podem se firmar muito elaboradas com mentiras para mudar a opinião de alguém.
A mentira é tão comum que algumas pessoas até mentem apenas por mentir. E as razões por mentir são tão vastas como é a imaginação humana. A razão de influenciar é posição líder nesta seleção, das 10 razões pelas quais as pessoas mentem.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

evitar contato entre os sinais que mostram uma pessoa culpada

Top 10 sinais que mostram uma pessoa culpada

O mundo de hoje é um ambiente onde a mentira se torna um modo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *